Santa Maria de Jetiba

SANTA MARIA DE JETIBA TN

SANTA MARIA DE JETIBÁ

Sua origem está entrelaçada com o município de Santa Leopoldina, do qual foi emancipado em 6 de maio de 1986 com o nome de Santa Maria do Jetibá.

Após sua chegada ao Brasil, no ano de 1873, a maioria dos Pomeranos se estabeleceu nas regiões ainda hoje denominadas de Luxemburgo e Jequitibá, na Colônia de Santa Leopoldina. Na década seguinte, parte desses imigrantes se dirigiu para a região de Santa Maria de Jetibá. Eram, principalmente pomeranos, mas também da Alemanha, de Luxemburgo e da Holanda, que iniciavam, assim, uma segunda etapa do processo de imigração . Ainda segundo o site do município, Santa Maria é o município mais pomerano do Brasil.

Como curiosidade, a região da Pomerânia (“Terra Junto ao Mar”) situa-se ao norte da Europa, na costa do mar Báltico. Com história conturbada, registrou grande ciclo emigratório. Mais recentemente fazia parte do reino da Prússia sendo ocupada pela União Soviética após a segunda guerra. Hoje está dividida entre a Alemanha e a Polônia (a maior parte). Fala-se o pomerano, um dialeto do alemão.

Origens políticas: o distrito de Jequitiba foi criado em 17 de setembro de 1888, renomeado Jetibá em 31/12/1943 e emancipado em 1986, como dito acima. Hoje se compõe de dois distritos: Santa Maria de Jetibá e Garrafão.

SANTA MARIA DE JETIBA

Carimbos de  Santa Maria de Jetiba

ees0031-santa-maria-de-jetiba

© 2015-2106 www.agencias postais.com.br (atualizado em outubro de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *