Agências Mineiras

Z - agencias mineiras DR-ES

O Boletim Postal de 1943 publica a Portaria 649 de 5 de agosto de 1943 que transfere a subordinação de agencias de MG às DRs de Campanha, Diamantina, Juiz de Fora e Uberada, assim como à DR Espírito Santo.

As agencias transferidas para a DR-ES situavam-se em municípios próximos à divisa com o Espírito Santo. Baseado nas informações que levantei, preparei o mapa acima destacando em laranja a região impactada.

Não encontrei documento oficial que informasse a data que essa subordinação teria terminado. O documento mais recente que encontrei que ainda as conserva subordinadas ao ES é um relatório dos Correios da DR-ES que cobre o período de governo do Presidente Castello Branco (1964-1967). Abaixo, as imagens. Note que o relatório cita nominalmente obras em 4 agências em território mineiro.

DR-ES 1DR-ES 2

O Guia Postal de 1971 as apresenta em MG, embora isso não deixe claro a sua subordinação. O carimbo mais recente que conheço é de 1971, conforme reprodução do livro de Victor Petrucci que gentilmente me cedeu a imagem.

Mantena DR-ES

 

Quadro das agencias

Segue abaixo a relação das agências, seu numero de classificação EES e as datas em que foram transferidas para o ES. Elas estão organizadas na ordem alfabética dos municípios a que pertencem. A última coluna refere-se à data presumida em que elas retornaram à administração mineira.

 

 

Imagens dos municípios na coleção

Aimorés

Alvarenga, ex-Floresta

Conselheiro Pena

Cuparaquê

Itanhomi

Mantena

Resplendor

Tumiritinga, ex- Cachoeirinha

 

 


© 2015-2022 www.agencias postais.com.br (atualizado em junho de 2022)

5 pensou em “Agências Mineiras

  1. Olá Paulo

    Pode incluir também Alegre com DR-ES, conforme consta na p. 83 do meu livro CARIMBOS POSTAIS BRASILEIROS PERÍODO REPUBLICANO. Estou enviando o desenho do carimbo por e-mail. Muito bom este seu levantamento.

    Victor Petrucci

  2. Paulo uma outra observação. Em 1971 Mantena ainda usava um carimbo indicando DR-ES.

    Abraço

    Victor

  3. Parabéns pelo excelente trabalho. Gostaria de saber se consta o Carimbo da Agência Filatélica de Uberlândia-MG!??

  4. Obrigado. Esclareço que este trabalho é dedicado à história postal do Rio de Janeiro e do Espirito Santo. Por uma medida organizacional, os Correios, por algum tempo, colocaram alguns municípios de MG subordinados à DR-ES. São (somente) essas agencias que estão registradas no site. Abrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.