Agências Mineiras

Z - agencias mineiras DR-ES

O Boletim Postal de 1943 publica a Portaria 649 de 5 de agosto de 1943 que transfere a subordinação de agencias de MG às DRs de Campanha, Diamantina, Juiz de Fora e Uberada, assim como à DR-ES.

As agencias transferidas para a DR-ES situavam-se em municípios próximos à divisa com o Espírito Santo. Baseado nas informações que levantei, preparei o mapa acima mostrando a região impactada com destaque em laranja

Não encontrei documento oficial que informasse a data que esse reporte teria terminado. O documento mais recente que encontrei que ainda as conserva subordinadas ao ES é um relatório dos Correios da DR-ES que cobre o período de governo do Presidente Castello Branco (1964-1967). Abaixo, as imagens. Note que o relatório cita nominalmente obras em 4 agências em território mineiro.

DR-ES 1DR-ES 2

O Guia Postal de 1971 as apresenta em MG, embora isso não deixe claro a sua subordinação. O carimbo mais recente que conheço é de 1971, conforme reprodução do livro de Victor Petrucci que gentilmente me cedeu a imagem.

Mantena DR-ES

Segue abaixo a relação das agências, seu numero #EES e datas de criação, organizadas pelos municípios a que pertencem.

mineiras-1 mineiras-2

Carimbos das Agencias Mineiras

ees0051-agencias-mineiras ees0052-agencias-mineiras ees0053-agencias-mineiras
© 2015-2016 www.agencias postais.com.br (atualizado em outubro de 2016)

3 ideias sobre “Agências Mineiras

  1. Olá Paulo

    Pode incluir também Alegre com DR-ES, conforme consta na p. 83 do meu livro CARIMBOS POSTAIS BRASILEIROS PERÍODO REPUBLICANO. Estou enviando o desenho do carimbo por e-mail. Muito bom este seu levantamento.

    Victor Petrucci

  2. Paulo uma outra observação. Em 1971 Mantena ainda usava um carimbo indicando DR-ES.

    Abraço

    Victor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *