Correio Ferroviário ES

CORREIO FERROVIÁRIO NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO

É comum na carimbologia que se agrupe em “correio ferroviário” tanto os carimbos referentes às estações ferroviárias quanto ao correio ambulante. Neste trabalho, porém, farei uma distinção entre os dois (a exemplo do que fiz no Rio de Janeiro):

  Correio Ambulante é o que funcionava dentro dos trens, utilizando carimbos próprios. Estes não possuíam identificação de localidades geográficas, mas das linhas a que serviam. Sua organização hierárquica era independente das agências fixas, tendo sido instituído em 1875 como um serviço autônomo subordinado à 3ª Secção do Correio Central.

visite > menu Correio Ambulante do ES

  Agências Ferroviárias são agências postais que estiveram instaladas dentro de estações ferroviárias e que utilizaram as linhas férreas como meio logístico para o intercâmbio de malas postais.

Essas agências têm uma relação muito maior com as agências postais tradicionais pois, além de servirem às estações , frequentemente serviam também às localidades que se desenvolviam à sua volta. Elas tinham subordinação à mesma estrutura hierárquica das agência tradicionais.

visite > menu Agências Ferroviárias do ES

A REDE FERROVIÁRIA DO ESTADO

A  numeração de 1 a 8 são a chave de catalogação das linhas de correio ambulante e da localização das agências ferroviárias. Os mapas que escolhi como base dão destaque às ferrovias, tais como elas existiam até a década de 1960. Mas nem todos os municípios estão identificados e muitas localidades tiveram seu nome alterado. Mais detalhes históricos podem ser pesquisados no menu “Municipios” e no menu “Tabela de Agências Ferroviárias”.

Mapa original Mapoteca IHGB (1945)

Mapa original mapoteca IHGB (1944)

Mapa original mapoteca IHGB 1935

Mapa original mapoteca IHGB 1935

LEGENDAS:

Linha 1. EF Leopoldina (EF Rio-Vitoria)
Linha 2. Ramal de Itabapoana
Linha 3. Ramal Sul do Espirito Santo
Linha 4. EF Itapemirim
Linha 5. Ramal do Castelo
Linha 6. EF do Litoral
Linha 7. EF São Mateus
Linha 8. EF Vitoria-Minas

© 2015 www.agenciaspostais.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *