Catete, Praça Duque de Caxias e Largo do Machado

O nome do bairro deriva do rio Catete, que corria paralelo à rua, por sua vez construída seguindo o Caminho do Catete, utilizado pelos índios Tamoios habitantes da região. Em tupi, significa “mata imensa”.

Nessa rua está localizado o Palácio do Catete, sede do governo federal do Brasil de 1897 até 1960 e que  hoje abriga o Museu da República. A proximidade ao poder fez do Catete uma região nobre, com inúmeros sobrados e palacetes infelizmente hoje muito mal preservados. Com a mudança da capital federal o bairro perdeu muito de sua importância, encontrando-se hoje muito descaracterizado.

No mapa abaixo, de 1910, aponto os locais das agencias da praça e da rua do Catete.

Bairro do Catete 1910

O principal logradouro do bairro é o Largo do Machado que, diz a lenda, era assim conhecido por um grande machado de madeira que anunciava um açouque local. Com a inauguração – pelo jovem D. Pedro II – da Igreja Nossa Senhora da Gloria em 1843 o local passa a ser conhecido como Praça da Glória. Ela pode ser vista ao fundo na imagem abaixo (não confundir com a capela homônima no Outeiro da Gloria). Seu nome foi mudado em 1869 para Praça Duque de Caxias em homenagem ao heroi da Guerra do Paraguai. Mais tarde, em 1899, um monumento a Duque de Caxias foi nela inaugurado com a presença dos presidentes do Brasil e Argentina. Com a transferencia do monumento em 1953 para a av. Presidente Vargas, no mesmo local foi erigido pela Arquidiocese a estátua da Santa (imagem abaixo); a praça retomaria então o nome original de Largo do Machado.

Em 1868 foi instalada na praça uma agência postal, a “agencia B”, integrante da primeira rede de agencias urbanas da cidade. Nos primeiros anos da Republica fez parte da estrutura de apoio ao Correio Central com a chamada “agencia D”. Mais tarde foi também a sede da Sucursal no.2  que funcionou de 1902 até 1948, com um breve intervalo em 1932 que esteve renomeada Sucursal do Catete (ver MRJ129 e a história das sucursais do Distrito Federal no menu específico). As agencias da Rua do Catete, tambem são bem antigas e onde se localizava o Palacio do Catete.

Carimbos do Catete
Praça da Gloria (MRJ #120),
Sucursal nº2 Praça Duque de Caxias (MRJ #123)

carimbos-mecanicos-propagandisticoscar0032-prop-sucursal-no2

APT Praça Duque de Caxias (MRJ #124)

Carimbos do Largo do Machado (MRJ #125)

Carimbos da Rua do Catete

A Sucursal “Catete” foi o nome adotado pela sucursal nº2 por um breve periodo em 1932/3. O carimbo é bem raro.

ACF Catete (MRJ #130)

 

© 2012-2017 www.agenciaspostais.com.br – atualizado em dezembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *