Engenho de Dentro

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

A região abrigou centenas de engenhos de açúcar nos séculos XVII e XVIII e muitos deles deixaram seus nomes em bairros do Rio, tais como o Engenho Velho, o Engenho Novo, o Engenho da Rainha e o Engenho de Dentro (vários tiveram agências postais com o nome do bairro).

No caso do Engenho de Dentro, um importante fator de desenvolvimento foi a inauguração da estação da E F Dom Pedro II em 1871. A estação era também conhecida por Officinas, centro de manutenção ferroviário localizado ao lado da estação. Pairam dúvidas sobre a existência de duas agencias, mas o comunicado oficial me parece que claramente a denomina “Engenho de Dentro”.

Diario do Rio de Janeiro, edição de 8 de julho de 1874 (fonte: Hemeroteca da B.N.)

Uma parte dos galpões da oficina foi preservada e é hoje a sede do Museu do Trem, onde pode ser vista a “Baroneza” – a primeira locomotiva da pioneira E F Mauá.

Ao lado, foi construído para o PAN 2007 (e Olimpíadas em 2016) o estádio “Nilton Santos” popularmente conhecido por Engenhão, hoje arrendado ao Botafogo FC.

Estação Engenho de Dentro em 2013

 A imagem acima é da estação em 2013 (O Globo em 14/07/2013). Segundo a matéria, esta é a quarta versão da estação. A primeira, de 1871, era um simples ponto de parada, substituído por um prédio em 1873. Aí viria a funcionar a primeira agência postal do bairro, inaugurada em 1874. O prédio foi totalmente remodelado em 1924 . A estação atual é de 1937, com cobertura e estrutura de ferro, como resultado de uma ampliação por ocasião da eletrificação da linha. É a única, além da Central, a preservar sua cobertura original. Vale conhecer e esticar no museu.

 

Historias e Curiosidades

A Sucursal nº11

Parte da rede de sucursais implementada de 1902 a 1934 pelo Correio Central, a nº11 marca a importância do bairro naquela época. Detalhes dessa história podem ser vistas neste site na matéria do menu Historia Postal. Nessa matéria está também apresentada a dificuldade em se estabelecer a data de fechamento da sucursal. Em princípio, essa orientação seria para 1940, mas em várias observamos um certo período em que ambos os carimbos são encontrados. No caso de Engenho de Dentro, temos carimbos da agencia postal já em 1941 mas também continuamos encontrando carimbos da sucursal até 1952. Na planilha, adotei 1940 como data de “suspensão” e 1952 da “fechamento”.

Carimbos do bairro de Engenho de Dentro


© 2012-2021 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em abril de 2021)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *