Engenho de Dentro

 

 

Parte da antiga Freguesia do Engenho Novo mostrada na ilustração superior, a região abrigou centenas de engenhos de açúcar nos séculos XVII e XVIII e muitos deles deixaram seus nomes em bairros do Rio. Nesta página, abordarei o Engenho de Dentro e o bairro vizinho do Encantado e cobrirei o Meier em uma página separada.


ENGENHO DE DENTRO


No Engenho de Dentro, um importante fator de desenvolvimento foi a inauguração da estação Engenho de Dentro da EF Dom Pedro II em 1871.

Matéria no Diario do Rio de Janeiro, ed. 8 de julho de 1874 (Hemeroteca da BN)

Em 9 de julho de 1874 foi criada a agencia “na estação Engenho de Dentro”, conforme se lê na nota acima.  A estação era também referida por Officinas por existir um grande centro de manutenção ferroviária ao lado da estação. A própria agencia chegou a ser mencionada assim, por exemplo no GP de 1880, levantando a possibilidade de ter sido esse seu nome original. Isso não me parece razoável, pois a agencia servia ao público que não frequentava a oficina.

Mas há carimbos sobre emissão de 1866 e, segundo Koester, carimbos até 1888. Já do Engenho de Dentro, só os possuo a partir de setembro de 1898 data em que, coincidentemente, o Relatório dos Correios de 1898 nos informa “a inauguração de novos serviços” na agencia. Assim, decidi manter as duas denominações no site.

ERJ 315 – Officinas (1874-1898)

ERJ 316 – Engenho de Dentro (1898-1934)

***

Uma parte dos galpões da oficina foi preservada e é hoje a sede do Museu do Trem, onde pode ser vista a “Baroneza” – a primeira locomotiva da pioneira E F Mauá.

Ao lado, foi construído para o PAN 2007 (e Olimpíadas em 2016) o estádio “Nilton Santos” popularmente conhecido por Engenhão, hoje arrendado ao Botafogo FC (ver agencia MRJ 320 homônima mais adiante).

Estação Engenho de Dentro em 2013

 A imagem acima é da estação em 2013 (O Globo em 14/07/2013). Segundo a matéria, esta é a quarta versão da estação. A primeira, de 1871, era um simples ponto de parada, substituído por um prédio em 1873. Aí viria a funcionar a primeira agência postal do bairro, inaugurada em 1874. O prédio foi totalmente remodelado em 1924 . A estação atual é de 1937, com cobertura e estrutura de ferro, como resultado de uma ampliação por ocasião da eletrificação da linha. É a única, além da Central, a preservar sua cobertura original. Vale conhecer e esticar no museu.

 

A Sucursal nº11

Após a criação do DCT pelo governo provisório em 1931, sete novas sucursais foram instaladas pelo Correio Central, sendo a nº11 em 25/04/1934 (BP) no Engenho de Dentro. Detalhes dessa história podem ser vistos no menu Sucursais do DF. Nessa matéria cito também a dificuldade em se estabelecer a data de fechamento das sucursais, que acabei por fixar em 1940.

No caso de Engenho de Dentro, pelas indicações de movimentação de pessoal no DOU, a sucursal poderia ter fechado em 31.12.1940, o que é corroborado pela nota acima, informando que, com toda pompa, “a nova sede da APT foi inaugurada na estação” em 22 de janeiro de 1942 (Jornal do Brasil ed.23). Mas como possuo carimbo “Engenho de Dentro” em abril de 1941, ela deve ter sido criada antes e funcionou ainda alguns meses na antiga sede da sucursal antes de receber suas instalações definitivas. Infelizmente, não pude confirmar no Boletim Postal, uma vez que me parece ele não circulou de 1940 a 1943.

No entanto, também encontrei carimbos da sucursal em 1941 e 1952. Haveria uma segunda agencia funcionado em paralelo nas antigas instalações da sucursal por mais algum tempo? Ela estava localizada na rua Engenho de Dentro nº 14 (atual Adolfo Bergamini, ou seja, não muito distante da estação). Por que motivo? Na imprensa, e no DOU, não há nenhuma menção à sucursal nesse período. Mistério.

A nova APT continua hoje em operação.

MRJ 317 – Sucursal nº 11 Engenho de Dentro (1934-1940)

MRJ 318 – APT Engenho de Dentro (1940 –   )

Carimbos de serviço

Carimbos mecanicos franqueadores

 

 


Outras agencias do Engenho de Dentro


AP José dos Reis, estação

Por volta de 1883 foi construída a EFRO – Estrada de Ferro Rio do Ouro, cujo traçado passava pelo bairro próximo às Officinas da EF Central do Brasil. As duas linhas estão assinaladas no mapa Pereira Reis de 1910 acima.

Como se vê no texto acima, extraído do site ferroviário TGVBR, foi construída uma linha de serviço entre elas, que ficou conhecida por Ramal das Officinas, partindo da estação José dos Reis da EFRO até o pátio das oficinas. A atual rua Henrique Scheid, pelo seu traçado, pode ter sido seu leito original.  Alíás, esse Scheid foi engenheiro da EFCB e existiu nessa linha uma estação com seu nome em Paracambi.

O nome da referida estação era o da vizinha rua José dos Reis que margeava as oficinas e que existe até hoje, embora coberta pela Linha Amarela. Tudo isso para chegar no nosso tema, a AP Jose dos Reis que existiu de 1890 a 1896, provavelmente na estação. Um século depois, uma franqueada homônima ACF, sucedida por uma AGF funciona desde 1996 e 2013 na mesma rua ao lado do estádio do Engenhão.

MRJ 320 – Jose dos Reis, estação (1890-1896)

MRJ 320A – ACF Jose dos Reis (1996-2013)

MRJ 320B – AGF Engenhão (2013  – ) não tenho imagens

 


ENCANTADO


O bairro deve seu nome a uma lenda que fala de desaparecimento “como por encanto” de pessoas que atravessavam o Rio Faria. A lenda tem várias versões, mas o rio aparece na maioria delas. Atualmente o bairro é atravessado pela linha amarela e quase desaparecido entre seus vizinhos Engenho de Dentro e Piedade. Lá morou a cantora Aracy de Almeida.

A estação Encantado da EF Dom Pedro II foi inaugurada em 15 de abril de 1889 e desativada nos anos 1970. A agência postal foi criada em 1890, mas as informações disponíveis sugerem que ela não foi instalada na estação, mas nas proximidades, com várias mudanças de endereço (uma nota muito sugestiva dizia “em frente à cancela da estação”. Hoje há um pontilhão sob a linha na rua Manoel Vitorino, na altura da Praça dos Garis, que poderia ser o antigo local de cruzamento da linha.

A carta-bilhete de 1897 que abre as imagens de carimbo tem um duplo interesse: é endereçada à Estação do Encantado EFCB e possui no verso carimbo de recepção da agencia “Encantado” (mas sem mencionar “estação”).

MRJ 321 – Encantado (1890-1931)

Com a política de franqueamento, surgiram as ACF e sua sucessora AGF:

MRJ 321A – ACF Encantado (1996-2013)

MRJ 321B – AGF Amaro Cavalcante (2013 –  )

MRJ 321C – ACF Jatel  (2000-2003) não possuo imagens

 


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