Engenho de Dentro

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

A região abrigou centenas de engenhos de açúcar nos séculos XVII e XVIII e muitos deles deixaram seus nomes em bairros do Rio, tais como o Engenho Velho, o Engenho Novo, o Engenho da Rainha e o Engenho de Dentro (vários tiveram agências postais com o nome do bairro).

No caso do Engenho de Dentro, um importante fator de desenvolvimento foi a inauguração da estação da E F Dom Pedro II em 1871. A estação era também conhecida por Officinas, centro de manutenção ferroviário localizado ao lado da estação. Pairam dúvidas sobre a existência de duas agencias, mas o comunicado oficial me parece que claramente a denomina “Engenho de Dentro”.

Diario do Rio de Janeiro, edição de 8 de julho de 1874 (fonte: Hemeroteca da B.N.)

Uma parte dos galpões da oficina foi preservada e é hoje a sede do Museu do Trem, onde pode ser vista a “Baroneza” – a primeira locomotiva da pioneira E F Mauá.

Ao lado, foi construído para o PAN 2007 (e Olimpíadas em 2016) o estádio “Nilton Santos” popularmente conhecido por Engenhão, hoje arrendado ao Botafogo FC.

Estação Engenho de Dentro em 2013

 A imagem acima é da estação em 2013 (O Globo em 14/07/2013). Segundo a matéria, esta é a quarta versão da estação. A primeira, de 1871, era um simples ponto de parada, substituído por um prédio em 1873. Aí viria a funcionar a primeira agência postal do bairro, inaugurada em 1874. O prédio foi totalmente remodelado em 1924 . A estação atual é de 1937, com cobertura e estrutura de ferro, como resultado de uma ampliação por ocasião da eletrificação da linha. É a única, além da Central, a preservar sua cobertura original. Vale conhecer e esticar no museu.

Carimbos do bairro de Engenho de Dentro

© 2012-2018 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em dezembro de 2018)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *