Praça da Bandeira e Praça Seca

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

 

PRAÇA DA BANDEIRA

O Matadouro municipal foi criado em 1774 pelo vice-rei Marquês de Lavradio no Praia de Santa Luzia.  Com o posterior aterro e urbanização dessa região, o Matadouro foi então transferido em 1853 para o Aterrado de S. Cristóvão, local que acabou sendo conhecido por Praça do Matadouro. Com o desenvolvimento da região, o Matadouro foi mais uma vez realocado, desta vez sendo inaugurado em 1881 no subúrbio de Santa Cruz com a presença do Imperador. Era então servido por um sub-ramal da E F D. Pedro II. Com a Republica, a praça foi reurbanizada e no local em 19 de novembro de 1889 a bandeira nacional foi hasteada pela primeira vez. O bairro passou a adotar o nome da praça (baseado em textos da Wikipedia).

Sem contar a incerta “Boulevard do Imperador”, a primeira agencia postal da região foi a “Rua Mariz e Barros”. Ela foi criada com a transferência da agencia “Praia de Botafogo” em 25 de maio de 1902 quando da instalação da “Sucursal nº1” naquele logradouro. Não encontrei um registro formal dessa criação, mas os dados são fortemente baseados no Boletim Postal que informou que “a agencia Praia de Botafogo foi transferida em 25 de maio de 1902 para ‘as proximidades da Praça do Matadouro’ “. Por sua vez, o Relatório dos Correios de 1903 já trazia menção à “agencia de 3a. classe Rua Mariz e Barros“. Juntando os pontos… Infelizmente não lhe possuo carimbos.

Em 5 de dezembro de 1912, ela seria renomeada “AC Praça da Bandeira” (MRJ493), que funcionou até recentemente e cujos carimbos abrem as imagens.

Carimbos do bairro Praça da Bandeira

 

 


 

PRAÇA SECA

Na antiga estrada de Jacarepaguá (atual Cândido Benício) existia o Largo do Asseca, homenageando o Visconde de Asseca. Em seu lugar, na década de 1890, surgiu uma Praça denominada 25 de Outubro, mas popularmente continuou sendo chamada Praça Asseca, daí vindo o nome “Praça Seca” como é designado atualmente todo o bairro(extraído do portal GeoRio).

Carimbos do bairro de Praça Seca


© 2012-2021 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em maio de 2021)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *