São Cristovão

Bairro de São cristovão 1910

Em 1810, pouco depois da chegada da família real ao Rio, Dom João VI decidiu adotar o Paço da Quinta da Boa Vista como sua residência oficial. Como natural decorrência, as famílias mais próximas à corte começaram a erguer suas casas na região, cuja infra-estrutura recebeu muitos investimentos.  Dom Pedro II nasceu e cresceu no bairro, que, com seu incentivo, recebeu vários melhoramentos inéditos no país, tais como a primeira central telefônica (que o ligava à Fazenda Imperial em Santa Cruz), iluminação pública e mesmo um observatório astronômico, o Observatório Nacional, que ainda lá está. Com a proclamação da república, o bairro perdeu sua importância e o antigo Paço foi transformado no Museu Nacional. Uma ocupação desordenada por indústrias e pequeno comércio causou degradação e o início da decadência do bairro.

Um capítulo à parte merece a história postal. São Cristóvão é provavelmente o bairro com o maior número de agências postais do tempo do império. As pioneiras foram criadas em 1869 (agencia “R” na rua são luis gonzaga) e em 1871 (agencia “U” na Rua da Feira, atual Figueira de Melo). Ambas compunham a rede de agencias urbanas, as primeiras estabelecidas fora do Correio Central.

Na república, a rede de agencias urbanas auxiliares, tambem nominadas por letras, teve também duas agencias em São Cristóvão, de letras “F” e “K” ambas de 1890. São Cristóvão foi também a sede de uma das primeiras sucursais, a de no.3 (para mais detalhes sobre as sucursais, veja menu específico). O mapa acima é de 1910. Marquei a localização aproximada das agências dessa época; essas letras aparecem na planilha abaixo, ao lado de cada uma.

Carimbos do bairro de São Cristóvão

SUCURSAL DE SÃO CRISTOVÃO

AC SÃO CRISTOVÃO

Agencias do bairro de São Cristóvão

carimbos-mecanicos-propagandisticos

CAR0033 – sucursal nº3 (São Cristovão)

© 2012-2018 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em dezembro de 2018)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *