Tijuca

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

Originalmente, Tijuca era conhecida como a região que ia da atual Praça Saens Peña até a Barra (não por acaso, “da Tijuca”). Tanto que seu nome, de origem tupi, significa “água podre”, designando as lagoas da baixada da Barra. Seu expressivo crescimento demográfico acabou por incorporar outros bairros, como por exemplo o Andaraí Pequeno e mais tarde, tambem o Andaraí.

É consenso que o bairro originou-se em torno da “Fábrica das Chitas” (chita é uma corruptela de chintz, palavra inglesa que designa um tecido barato de algodão estampado e engomado). No local conhecido como Largo das Chitas fica hoje a Praça Saens Peña.

A história postal confirma essa origem, tanto que as primeiras agencias instaladas ficavam no entorno: a agencia “L” à rua do Engenho Velho (hoje Haddock Lobo) e a agencia “J” à rua do Andaraí (hoje Conde de Bonfim), ambas parte da rede de agencias urbanas de apoio ao Correio Central criada no Império.

No inicio da republica foi criada uma nova rede de agencias auxiliares do correio central, também nominadas por letras. São parte dessa rede as agencias “H” na rua Desembargador Isidro (logo renomeada Fábrica das Chitas) e a agencia “L” (a mesma denominação do Império) na Raiz da Serra da Tijuca. Mais tarde, em 1932, aí seria instalada a Sucursal nº5. Mais detalhes sobre as sucursais do DF estão no menu História Postal.

Tabela das agencias

 

Sucursal Nº5 – Tijuca

Como se pode ver na matéria “sucursais do DF” no menu História Postal, as datas de criação das sucursais foram oficialmente estabelecidas, mas há um grande silêncio sobre sua extinção – que teria ocorrido por volta de 1940. No caso específico da Tijuca, o primeiro documento no DOU a mencionar a APT Tijuca, sua aparente sucessora, está na edição de setembro de 1941. Em outra fonte, uma nota no Diario Carioca de fevereiro desse ano, informa os horários de funcionamento no Carnaval da “agencia da Tijuca”; no entanto, a imprecisão no uso dos termos ‘agencia’ e ‘sucursal’ pela imprensa deixa dúvidas.

Mas eu queria mesmo é comentar sobre o carimbo que abre a AC Tijuca, que é datado de 1936. Nessa data, a sucursal Tijuca ainda funcionava, como atestam vários carimbos.  Mas por outro lado, a legenda “TIJUCA (CORREIO)” – única que conheço a usar parênteses – gera dúvidas; pior ainda por conhecer carimbo idêntico datado de 1959. Deixo-os na MRJ por incapacidade em decidir.


Carimbos do bairro da Tijuca e Sucursal

© 2012-2018 wwww.agenciaspostais.com.br (atualizado em dezembro de  2018)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *