Tijuca

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

Originalmente, Tijuca era conhecida como a região que ia da atual Praça Saens Peña até a Barra (não por acaso, “da Tijuca”). Tanto que seu nome, de origem tupi, significa “água podre”, designando as lagoas da baixada da Barra. Seu expressivo crescimento demográfico acabou por incorporar outros bairros, como por exemplo o Andaraí Pequeno e mais tarde, tambem o Andaraí Pequeno.

É consenso que o bairro originou-se em torno da “Fábrica das Chitas” (que aliás é uma corruptela de chintz, palavra inglesa que designa um tecido barato de algodão estampado e engomado). O local conhecido como Largo das Chitas fica hoje a Praça Saens Peña.

A história postal confirma essa origem, tanto que as primeiras agencias instaladas ficavam no entorno: a agencia “L” à rua do Engenho Velho (hoje Haddock Lobo) e a agencia “J” à rua do Andaraí (hoje Conde de Bonfim), ambas parte da rede de agencias urbanas fora do Correio Central criada no Imperio.

No inicio da republica foi criada uma nova rede de agencias auxiliares do correio central, tambem nominadas por letras. São parte dessa rede as agencias “H” na rua Desembargador Isidro (logo renomeada Fábrica das Chitas) e a agencia “L” (por coincidencia mesma denominação do Imperio), esta na Raiz da Serra da Tijuca. Mais tarde, em 1932, aí seria instalada a Sucursal nº5. Mais detalhes sobre as sucursais do DF estão no menu específico.

Carimbos do bairro da Tijuca e Sucursal

© 2012-2017 wwww.agenciaspostais.com.br (atualizado em dezembro de  2017)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *