Vila Isabel

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

Todas as terras de Vila Isabel eram da Fazenda do Macaco que Dom Pedro I presenteou à sua segunda esposa, a Imperatriz D. Amélia de Beauharnais, Duquesa de Bragança, sendo frequentes os passeios do casal ao local. Com a volta de Dom Pedro a Portugal, a fazenda ficou abandonada. Em 1872, o Barão de Drummond a comprou e montou a “Companhia Arquitetônica de Villa Izabel”. Assim, em 1873, nascia o primeiro bairro planejado da cidade, o loteamento “Villa Izabel” – em homenagem à Princesa Isabel – com 13 ruas projetadas, uma grande avenida arborizada, o Boulevard 28 de Setembro (homenagem à data de promulgação da Lei do Ventre Livre), e uma praça central, a Sete de Março (atual Barão de Drummond). Nas proximidades, seria instalada a primeira agência postal, a “Rua Dona Elisa”, posteriormente renomeada “Rua Teodoro da Silva”. Vila Isabel recebeu também a instalação da Sucursal no.4 (ver mais à frente).

Em 1888 o Barão de Drummond (foto) inaugurou também o primeiro Jardim Zoológico do país. Mais tarde, para financiar as despesas de manutenção, ele criaria o famoso “jogo do bicho”. O zoo foi transferido em 1945 para a Quinta da Boa Vista; hoje é a Praça Recanto do Trovador. Vila Isabel abrigou também uma das fábricas mais antigas da Cidade, a Companhia de Fiação e Tecidos Confiança, desativada em 1964. Hoje, o prédio remanescente do conjunto fabril – onde está instalado o Supermercado Boulevard – e casas da vila operária no seu entorno fazem parte de Área de Proteção do Ambiente Cultural municipal. O bairro – cantado em sambas famosos em todo o Brasil – teve entre seus ilustres moradores Noel Rosa – grande compositor profundamente identificado com o espírito e o charme de Vila Isabel – João de Barro e Orestes Barbosa. Outra referência importante é Martinho da Vila, cuja história se confunde com a da tradicional Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, campeã do carnaval carioca de 1988.

A Vila foi berço de um dos maiores compositores brasileiros, Noel Rosa (1910-1937). Seu inesquecível samba em homenagem ao bairro é “Feitiço da Vila”. Ouçam

 


A Sucursal Vila Isabel

Ser o local de uma das primeiras sucursais, a nº4 da rede, criada em 7 de julho de 1902, revela a importância do bairro na virada do século. A história das sucursais está contada em detalhe no menu Historia Postal. Lá está explicada a adoção do ano de 1940 como data de fechamento da sucursal. No entanto, em algumas delas, como em Vila Isabel, encontra-se cartas que possuem carimbos posteriores a essa data, quando já funcionava a AC que a sucedeu. Por isso faço o registro de um exemplar de 1947; quem sabe um dia saberemos o porquê.


Carimbos da Sucursal nº4

Carimbos da AC Vila Isabel

Carimbos de outras agencias do bairro de Vila Isabel


© 2012-2021 www.agenciaspostais.com.br – abril de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *