Central do Brasil e Estação Dom Pedro II

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ESTAÇÃO CENTRAL DA ESTRADA DE FERRO DOM PEDRO II (ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL)

Em 9 de fevereiro de 1855, o Governo Imperial firmou contrato com o engenheiro inglês Edward Price para a construção da primeira seção de uma estrada de ferro que visava promover, a partir do Município da Corte, uma completa integração do território brasileiro sobre trilhos. Em 29 de março de 1858, foi inaugurada a seção que ligava a Estação Aclamação (ou Estação Campo da Aclamação, mais tarde Estação Central) à Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu (atual Queimados), num total de 48,21 km. Quando da Proclamação da República, em 1889, a Estrada de Ferro D. Pedro II teve seu nome alterado para Estrada de Ferro Central do Brasil (mudança oficializada a 22 de novembro desse ano).

Em meados da década de 1860 o Correio Central decidiu criar uma rede de agencias e caixas urbanas, descentralizando pela primeira vez o serviço postal da região urbana do municipio. Nomeadas segundo as letras do alfabeto, coube à Estação Central a agencia “N”, criada em 1869. Ao ser desmantelada essa rede em 1881, continuou a funcionar até o final do Imperio com o nome da estação, até ser renomeada Central do Brasil ao invé de Pedro II. Picuinhas da republica. Alem disso, uma nova rede foi montada para auxiliar o Correio Central. Novamente com denominação por letras, coube a esta a letra “I”. Ver detalhes no menu “Sucursais do DF”.

Carimbos da Estação Central da EF D. Pedro II (1870-1889)

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