Ministerio da Educação e da Fazenda

Mapa do Centro Para Site - JPEG

 


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (agencia temporária)

Trata-se de fato da agencia postal temporária instalada no primeiro piso do edifício do então Ministério da Educação e Saúde no centro do Rio durante os10 dias da II Exposição Indigenista Interamericana em abril de 1951.

Marco da arquitetura moderna

O edifício Gustavo Capanema é considerado um marco da arquitetura moderna brasileira tendo sido projetado por uma equipe composta por Lucio Costa, Carlos Leão, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos e Jorge Machado Moreira com a consultoria do arquiteto franco-suíço Le Corbusier. O projeto procura seguir as recomendações de Le Corbusier para o que ele considerava uma “nova arquitetura”: seu bloco principal está suspenso sobre pilotis, possui estrutura livre de paredes e divisórias internas e está vedado por cortinas de vidro. Inaugurado em 1947, foi um dos primeiros edifícios do mundo a fazer uso do brise-soleil.  (texto baseado na Wikipedia, foto de Oscar Liberal/IPHAN).


MINISTÉRIO DA FAZENDA

Situado na Av. Presidente Antonio Carlos e inaugurado em 1943, o prédio do Ministério da Fazenda tem projeto arquitetônico com os ares majestosos do período final da ditadura Vargas. O Ministério o ocupou por apenas 18 anos até a transferência do governo para Brasília e hoje é a sede da Receita Federal. Abaixo, folhinha filatélica no qual é retratado como “Palácio”, com direito a um fictício espelho d’água.

MINISTERIO DA fAZENDA

Ministerio da Fazenda (foto O Globo)

Carimbos do Ministério da Fazenda

 

Carimbos mecânicos e de serviço


ACF MINISTERIO DA FAZENDA

© 2012-2021 www.agenciaspostais.com.br – maio de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *