Praça Maua

Mapa do Centro Para Site - JPEG

 

O novo porto da cidade foi construído entre 1904 e 1910 e representou um grande avanço para o comércio e indústria. Junto à praça se encontra a Estação Terminal de Museu do AmanhãPassageiros do porto, um curioso e pequeno edifício com uma torre em estilo
medievalista com belos vitrais no interior. No centro da praça está a estátua do Barão de Mauá, inaugurada em 1910. O projeto Porto Maravilha da Prefeitura prevê profundas intervenções na região; na Praça Mauá, no antigo pier foi inaugurado o “Museu da Amanhã”, obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

Carimbos da Praça Mauá

Carimbos mecânicos

Carimbologia: pode-se estranhar o envelope que abre essa página. Ele possui dois carimbos. Um franqueador tipo 4 com legenda “Rio de Janeiro” e um circular sobre ele da agencia Praça Mauá. Quando pesquisei o assunto eu concluí que, nesse casos, uma máquina franqueadora “genérica” da Central foi instalada na sede da Bayer, à rua Dom Gerardo, bem próxima à agencia. Posteriormente, a correspondência era encaminhada à agencia para ser carimbada e enviada à central. É portanto como se fosse um posto de serviço remoto dessa agência. Ver estudo a respeito no menu Carimbologia.

Carimbos de serviço

 


PRAINHA (MRJ 219A) 

Prainha era o antigo local da Praça Mauá, ao final da rua da Prainha como se vê nesse mapa que apresenta a região antes da construção da Av. Rio Branco e das obras do Cais do Porto que teriam profundo impacto na área.

Veja também a agencia Praça Municipal na Gamboa, que também se vê na imagem.

Prainha, em mapa de 1902

Carimbos da Prainha

Lamentavelmente não possuo carimbo originais da Prainha e assim sou obrigado a apresentar reproduções dos colegas E.S. e R.K. para ilustrar a agencia.


AGENCIA POSTAL TRIAGEM RODOVIÁRIA

AP Triagem Rodoviária, situada à rua Sacadura Cabral, próxima à Praça Mauá (Conforme nota do Diário Carioca de 26/9/64, que diz estar em pleno funcionamento essa agencia, que cuida das malas para cidades que deixaram de ser servidas por EF).

Não lhe conheço carimbos.


© 2012-2021 www.agenciaspostais.com.br – maio 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *