Condor Syndikat

A Condor Syndikat foi fundada em 1924 em Berlim. Foi autorizada a operar no Brasil em caráter experimental pelo Ministério de Viação e Obras Públicas no aviso N 60/G em 26 de janeiro de 1927 para a Linha Costa Sul (Rio de Janeiro – Porto Alegre) e Linha da Lagoa (Porto Alegre – Rio Grande) [1]. O voo teste foi realizado no dia seguinte entre o Rio de Janeiro e Rio Grande. De fevereiro a maio realizou somente voos regionais da Linha da Lagoa no RS.

Em 17 de março o Ministério de Viação e Obras Públicas aprovou as “Primeiras Instruções para o Serviço Postal Aéreo”. Assim, as correspondências transportadas por via aérea passaram a ter o franqueamento dividido em duas partes: uma, a franquia postal com selos regulares dos Correios e outra, aplicada com carimbos-selos triangulares provisórios, relativa ao transporte aéreo. Esses carimbos triangulares seriam substituídos 8 de novembro de 1927 por selos da emissão particular “Syndicato Condor” (ver próximo bloco)

Em 20 de maio de 1924 foi inaugurada a Linha Costa Sul quando o hidroavião “Ypiranga” voa de Porto Alegre para o Rio de Janeiro. O segundo voo foi feito pelo hidroavião “Atlântico” no dia 1º de junho no mesmo trajeto. Ambas as aeronaves estavam, portanto, no Rio no começo de junho.

O primeiro voo norte-sul da linha, partindo do Rio de Janeiro com destino a Porto Alegre (com escalas em Santos, S. Francisco do Sul e Florianópolis foi feito com o hidroavião “Atlantico” em 3 de junho [2], com escalas em Santos, S. Francisco do Sul e Florianópolis. Tem especial interesse para este site pois o voo foi o primeiro originado no Rio de Janeiro e dele temos algumas imagens de cartas apresentadas abaixo com carimbo obliterador do Correio Aéreo Rio de Janeiro classificado neste site como tipo AER 02 (figuras 1 a 4).

Na Linha da Lagoa no RS, a partir de 18 de junho de 1927 a Varig substitui a Condor. O último voo da Condor Syndicat foi o Porto Alegre – Rio de Janeiro em 15 de outubro de 1927. As correspondências postadas em Porto Alegre também já trazem os carimbos triangulares da VARIG, empresa na qual a Condor tinha participação minoritária.

Nesse meio tempo, em 1º de julho de 1927 a Condor Syndikat alemã foi absorvida pela Lufthansa, mas sua operação no Brasil continuou independente até dezembro de 1927 quando foi fundado o Syndicato Condor Limitada.

As imagens foram selecionadas por apresentar várias franquias e carimbos com diferentes destinos e diversas datas.

Figura 1 – envelope para Curitiba, via São Francisco do Sul. Franquia postal de 1$000, sendo $200 a taxa de 1º porte e $800 de taxa expressa. Carimbo obliterador do Correio Aéreo Rio de Janeiro datado de 2 de junho de 1927 (tipo AER 2). Carimbo Condor-Sindikat triangular com taxa de 1$000 e carimbo circular datador Condor de 31/05/1927.

Figura 2 – envelope para Santos, mesma franquia e mesmo carimbo da Figura 1. Carimbo Condor triangular com taxa de 1$300 e circular Condor datado 01/06/1927.

Figura 3 – envelope para S. Francisco do Sul com franquia de 1$200 sendo $400 de tarifa de 2º porte e $800 de taxa expressa. Carimbo obliterador idem Figura 1. Carimbo Condor triangular com taxa de 1$500 e circular Condor datado 02/06/1927. Neste envelope, recebido já no dia 2, nota-se que o nome do hidroavião “Ypiranga” já está rasurado e substituído de última hora pelo “Atlantico”.

Figura 4 – envelope para Santos com franquia de 1$000 e carimbo obliterador do Correio Aéreo Rio de Janeiro datado de 3 de junho de 1927 (tipo AER 2). Carimbo Condor triangular com taxa de 1$300 e circular Condor também datado 03/06/1927.

 


Notas e informações

[1] Os dados são extraídos do opúsculo Condor Syndicat publicado por Orio Massari.

[2] Massari confirma o voo pelo hidroavião “Atlântico”, embora alguns envelopes registrem “Ypiranga”, provavelmente porque houve alguma indefinição por ambos os aviões estarem no Rio. Ele também confirma a data de 03/06 para o voo apesar de alguns carimbos datadores trazerem datas de 31/05 a 02/06, provavelmente as de recepção da correspondência.


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