Guaratiba

A imagem acima reproduz a capa do livro de Paulo Berger editado em 1965 e baseado na edição do historiador Noronha Santos Apontamentos para o indicador do DF publicada em 1900 descrevendo as 21 freguesias existentes na época . A Freguesia de Guaratiba é de 1755.

O Correio de Guaratiba no Império

 

O quadro acima foi reproduzido da página Correio Rural do Império. Ele apresenta as agencias constantes nos roteiros de malas da região entre 1854 e 1889. Em Guaratiba, apresenta as dez agencias de “P” até “W”. Note que algumas, como por exemplo a Ilha, constam nos roteiros de malas desde 1853 embora a agencia tenha sido oficialmente criada somente por volta de 1866. É aliás a mais antiga do bairro. Uma curiosidade de Guaratiba é que todas as suas agencias foram criadas no Império. As relacionadas com datas mais recentes são apenas renomeações das antigas.

O mapa de 1920 apresentado a seguir registra em vermelho as divisas dos distritos policiais, que são aproximadamente os mesmos da freguesia em 1900. Ele permite posicionar com alguma precisão as agencias citadas em seu território. Vale ressaltar que nessa época a localidade de Sepetiba (“W”) fazia parte de Santa Cruz mas atualmente está em Guaratiba e portanto será incluída nesta página. Em roxo, as principais estradas de rodagem que também eram utilizadas pelas linhas postais.

 

Guaratiba (do tupi lugar de muitos guarás, pássaros, ou garças) fica no extremo sul do município encravado entre a serra da Grota Funda, o maciço da Pedra Branca e a Baía de Sepetiba. De origem rural, a sua localização pouco acessível lhe trouxe um desenvolvimento tardio. A ligação rodoviária com o Recreio dos Bandeirantes, por exemplo, é bastante recente. No entanto, a julgar pelas muitas agências postais, quase todas do tempo do Império, houve vários núcleos isolados de  colonização. Entre eles:

  • ILHA DE GUARATIBA: é a região que fica na saída do atual túnel da Grota Funda. O curioso é que não se trata de uma ilha, diz a lenda que o proprietário das terras chamava-se William e era conhecido como “Uília de Guaratiba”. A mais antiga agencia é de 1866: o “Ponto da Ilha”. Também ficavam nas proximidades: a “Grota Funda”, de 1877; “Morgado”, de 1879, na estrada do Morgado (que atravessa a serra em direção a Vargem Grande).
  • GUARATIBA ou MATRIZ DE GUARATIBA: no século XVIII a organização Matriz de São Salvador do Mundo da Freguesia de Guaratiba (filiada à Ação Social Arquidiocesana), recebeu em doação do fidalgo Dom Fradique de Quevedo Rondon uma parte das suas terras e, posteriormente, as arrendou aos posseiros. A agência postal “Matriz” é de 1869.
  • BARRA DE GUARATIBA: região na entrada do canal, em frente à Restinga de Marambaia, e nas encostas do Morro da Espia. A agência “Barra de Guaratiba” é de 1883. Do outro lado do morro, a praia de Grumari, cujo acesso foi por muito tempo feito por Guaratiba. A agência “Crumarim” é de 1887.
  • PEDRA DE GUARATIBA: nome derivado da Fazenda da Pedra, dedicada à pesca. É região de diversos restaurantes especializados em frutos do mar. A agência postal “Povoado da Pedra” é de 1869 (“Pedra de Guaratiba”, de ca.1937, é o nome da única agência ainda em atividade na região).

O Serviço de Transporte Rural Campo Grande/Guaratiba (1897-1968)

As linhas de bondes, ou  “tramways” como eram referidas na época, foram importantes facilitadores do desenvolvimento da região no final do século XIX. Elas estão apresentadas no mapa de 1920 em linhas verdes tracejadas paralelas às estradas em roxo. Não estão muito visíveis, a menos que se amplie o mapa ao clicar sobre ele.

Histórico

Em 8 de janeiro de 1897, a Companhia Carris Urbanos, que detinha a exclusividade na construção e operação de uma linha de bonde de tração animal entre Campo Grande e Barra de Guaratiba, transfere a concessão para Sebastião Paes Leme, que entregou o primeiro trecho de linha em 1911, ligando a Estação de Campo Grande à localidade de Santa Clara. Em 10 de junho de 1912 Pais Leme transferiu a operação ao industrial Antonio Fernandes dos Santos. Nessa data, o sistema de bonde de tração animal contava com 8,700 Km de linhas.

Em 3 de janeiro de 1916, foram iniciados os trabalhos de construção e eletrificação das linhas de Pedra de Guaratiba e Ilha. No dia 17 de maio de 1917, a Companhia de Bondes Elétricos de Campo Grande a Guaratiba adquire doze bondes usados da Companhia Jardim Botânico, inaugurando o sistema de bondes elétricos ligando a estação ferroviária de Campo Grande a Pedra de Guaratiba.

Linhas: Campo Grande – Monteiro Imagem 1 (5,1km); Monteiro-Pedra – Imagem 2 (13,3km); Monteiro-Ilha Imagem 3 (14,3km) e Campo Grande-Rio da Prata (5,4 km).


Quadro completo das agencias de Guaratiba

 

 

O Wikimapia atual permite visualizar o atual mapa de Guaratiba e região, abrangendo a localidade de Sepetiba.


Imagens


GUARATIBA


MRJ 365 – Ilha (Ponto da Ilha) (1866-1885)

MRJ 365A – Sepetibinha (1867-1882) sem imagens

MRJ 366 – Mato Alto (1867-1920)

MRJ 367 – Guaratiba ou Matriz de Guaratiba (1869-1940)

MRJ 368 – Grota Funda (1877-1950)

MRJ 368A – Rio das Piabas (1891-1944) sem imagens

MRJ 369 – Morgado (1879-1889) sem imagens

MRJ 370 – Barra de Guaratiba (1883-1948)

MRJ 371 – Campo do Colegio (1887-1907) sem imagens

MRJ 372 – Crumarim (1887-1940) sem imagens

MRJ 374 – Pedra ou Ponto da Pedra (1869-1930)

MRJ 375 – Arraial da Pedra (1930-1940) sem imagens

MRJ 376 – Pedra de Guaratiba (1940-  )

MRJ 376A – Magarça (1894-1963)

O local de Magarça está assinalado no mapa do topo da página um pouco acima de Matto Alto (letra Q).

 


SEPETIBA


Sepetiba originalmente tinha uma ligação mais forte com Santa Cruz, pois se diz que a família real costumava veranear na região. Em 1882 a Cia. Ferro Carril recebeu licença para construir uma ligação de tramway Santa Cruz a Sepetiba, o que Malta retrata em 1910.

Hoje a localidade se desenvolveu bastante e faz parte do bairro de Guaratiba, razão pela qual eu a comento aqui.

MRJ 377 – Sepetiba (1880-1907)

MRJ 378 – AC Sepetiba (1930-2013)

 


Ver tambem os bairros vizinhos de Campo Grande, Jacarepagua e Santa Cruz que formaram juntos a zona oeste.

 


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Um comentário em “Guaratiba

  1. MARLINO
    marlinosantos@yahoo.com.br
    187.15.220.152
    Meu caro amigo Paulo,

    Pensei bastante na sua proposta de incluir a foto do carimbo de P. PEDRA como pertencente à agência localizada em Guaratiba. Retornando ao velho mestre Reinhold Koester, verifiquei que em ambas as hipóteses por ele sugeridas ele mesmo declarou não conhecer o carimbo, seja o de Guaratiba ou o de São Gonçalo. A única maneira de se comprovar – com exatidão – seria através de uma carta completa, que dirimisse toda e qualquer dúvida. Seja como for, acho bastante improvável que algum dia venha a se encontrar uma carta desse tipo. Assim, deixo a seu critério colocar o tal carimbo onde julgar mais conveniente. Da minha parte eu vou seguir a orientação de se tratar mesmo do lugar existente em Guaratiba… pelo menos até prova em contrário.
    Um forte abraço,
    Marlino

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