A letra “D” não se mostra muito popular em nomear agencias. Só conheço três, sendo a mais conhecida sendo a agencia Dom Pedro II (MRJ 165) que é um dos nomes adotados pela agencia da Estação Central da EFCB, onde está classificada.
MRJ 170 – Dia das Classes Armadas, agencia temporaria (1940)
O evento teve ampla cobertura pela imprensa. Acima um fac-simile de matéria publicada no dia 21 de dezembro pelo Diario Carioca na página juvenil. Tomei a liberdade de editar a matéria rejuntando os trechos mais ligados ao nosso tema.
Transcrevo também uma nota de Nino Códa em seu livro de carimbos: “Na agencia instalada no recinto da XIII Feira Internacional de Amostras, para comemorar o Dia das Classes Armadas” foi utilizado em 21.12.1940 um carimbo especial de cor ultramar.
Com relação ao novo selo homenageando o decênio, tratei do assunto na agencia temporária “Exposição Filatélica Decênio do Governo Getúlio Vargas” listada na letra “E” do centro, MRJ 175B.
Tenho reservas quanto à peça mostrada a seguir, pois a agencia é na verdade da Feira de Amostras e não uma agência temporária instalada especialmente para o evento. Mas funciona como tal. Temos boa documentação e se trata de uma carta circulada, com carimbo “Aymores” de recepção no verso, assim resolvi apresentá-la.
MRJ 171 – Dom Manuel (1991-1996)
Da agência ACS Dom Manuel (MRJ 171) da qual tenho registro por curto tempo, em nota na imprensa em 1991 e no GP 1992. Não aparece no GP de 1996. Dela não tenho nem ao menos uma imagem.
***
Mas, aproveitando o espaço de haver poucas agencias nessa letra, vou me alongar em sua descrição, principalmente porque ela foi uma ACS (agencia de correio satélite), ou seja, uma das primeiras agencias franqueadas dos Correios no município.
O menu “História dos Correios” em seu Capítulo VI descreve os primeiros passos no processo de terceirização dos serviços postais – do qual selecionei o trecho abaixo:
O sistema de franqueamento da ECT foi anunciado em outubro de 1990, através de um programa denominado ACS – Agencia de Correio Satélite., conforme matérias na imprensa. Segundo entrevista do diretor regional da ECT no Rio, a empresa estaria “cadastrando e fechando os termos de compromisso” com os interessados em operar uma agencia postal denominada ACS – Agencia de Correio Satélite. Diz ele também que o que motivou a empresa a implantar o franchising foi “o sucesso dos postos avançados terceirizados que comercializam selos”.
***
Uma matéria no O Fluminense de 20 de abril de 1991 nos traz novas luzes sobre o tema, ao reportar o processo de implantação das cinco primeiras ACS no município, entre as quais a ACS Dom Manuel na PGE – Procuradoria Geral do Estado.
Com a mudança da PGE, o icônico edifício da rua Dom Manuel 25 é atualmente sede da EMERJ – Escola de Magistratura do ERJ, como se vê na imagem Google Maps:
© 2012-2023 agenciaspostais.com.br rev. agosto 2023