Estação de Rialto ou Realto em Barra Mansa

Estação do Rialto em Barra Mansa (estudo)

Escopo

Há uma controvérsia sobre o nome da agência postal Rialto, uma vez que ele aparece grafado Realto nos seus primeiros carimbos.

A região

Para introduzir o tema, começo por apresentar a cidade de Bananal em S. Paulo. Sede de uma das áreas mais ricas do ciclo do café, Bananal foi fundada por João Barbosa de Camargo na sesmaria que recebeu em 1783. Seu rápido progresso a elevou a freguesia em 1811, vila em 1832 e município em 1849. Para dar uma ideia, sua vizinha Barra Mansa é só um pouco mais antiga, sendo município em 1832.

A região era pontilhada por grandes fazendas, sendo uma das mais importantes a fluminense Rialto, de propriedade de Candido Ribeiro Barbosa, agraciado com o título de barão em maio de 1883, pouco antes da inauguração da estação local [1]. Por sua iniciativa, sua fazenda havia recebido uma linha telefônica em 1882, permitindo sua ligação com Bananal [2].

A estrada de ferro

]A concessão para construção de um ramal ligando a EFDP2º à cidade de Bananal foi concedida em 1880 à Cia. Ramal Bananalense, sendo a diretoria empossada em 1882 e composta por fazendeiros da região. A inauguração do primeiro trecho entre a estação da Saudade e Rialto aconteceu em 8 de agosto de 1883 e o trecho final chegou à estação terminal em Bananal em 1º de janeiro de 1889 [3].

A estação do Rialto

Nota na imprensa nos informa que em 1882 foi demarcado o local da futura estação Rialto [4]. Assim como a fazenda, o nome da estação foi desde aquela época sempre grafado Rialto.

A agencia postal Realto ou Rialto?

Não encontrei informação oficial sobre a criação dessa agencia. Nota na Gazeta de Noticias reza que “por portaria de 19 de setembro de 1883 foi creada uma agencia de correio nas estações da Saudade e Rialto na EF ramal Bananalense” [5]. Uma segunda em 9.3.1884 reza que “foi nomeado (…) agente do correio da estação do Rialto (…)” [6]. Note-se que as notas se referem à “agencia do correio na estação de Rialto” deixando seu nome da agencia subentendido.

Chego finalmente ao foco deste artigo. Sabemos até aqui que a fazenda e a estação eram grafadas “Rialto”. Porém os primeiros carimbos da agencia grafam na legenda superior “Est. do Realto”. Conheço exemplares datados de 1887 e 1893(imagem)

Entretanto, o mapa postal da DGC de novembro de 1888 registra “Rialto” com a bandeirinha de agencia de 3ª. classe. Fica sempre a dúvida: estaria ele sinalizando o local ou o nome da agencia?

A partir de 1897 os carimbos são grafados Rialto (os poucos que conheço)

Conclusão

Nada de fato impede a hipótese de a tal portaria de 1883 dos Correios ter de fato grafado Realto e posteriormente corrigido o nome, mas poderia ser simplesmente um erro de ortografia da gráfica. Mas, em qualquer dessas hipóteses, por que os Correios demorariam tanto tempo para refazê-lo? Não haveria pressão por parte dos fazendeiros locais?

Verifiquei que não há menção ao vocábulo “realto” na internet.
Temos que aguardar a descoberta do texto original da portaria. Alguém a conhece?

Imagens dos carimbos na coleção

ERJ 88 – Estação do Rialto 

Difícil encontrar carimbos de Rialto. Os que apresento abaixo são todos reproduções, com exceção do mais recente. Fazem falta para tentar desvendar a história.

 

Notas
[1] Jornal do Commercio, ed. 6.5.1883

[2] O Globo, ed. 4.5.1882


[3] Livro A Formação das EF no RJ, Helio Suevo Rodriguez 2004
[4] Jornal do Commercio, ed. 31.10.1882
[5] Gazeta de Noticias, ed. 21.9.1883
[6] Gazeta de Noticias, ed. 9.3.1884

***

2023 por Paulo Novaes (versão nº2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *