Linha 30 Ramal de S. Jose do Rio Preto

Linha 30 – Ramal de São Jose do Rio Preto

Em 1885 a EF Grão-Pará assinou o contrato para a extensão da linha de Petrópolis a São José do Rio Preto (que também fazia parte do projeto original). Os trechos Petrópolis-Areal e Areal-São José foram inaugurados em 1886, sendo São José do Rio Preto o ponto terminal.

Convencionou-se denominar as duas linhas que saem de Areal como “ramais”, o Ramal de São José do Rio Preto (linha 30) e o Ramal Areal-Três Rios (linha 31).


Correio ambulante: não tenho registro de carimbos.


Agencias Ferroviarias

Imagens dos carimbos das agencias estão apresentadas nos respectivos municípios.


HISTORIA e CURIOSIDADES


O texto abaixo foi extraído da página do município de SJV do Rio Preto.

O ramal é na verdade parte da linha tronco licitada originalmente. A ponta da linha acabou por ficar em São José do Rio Preto. Entretanto, aparentemente por razões topográficas, a linha chegou pela margem esquerda do rio, enquanto o centro da cidade estava na margem direita como se vê no mapa atual (wikimapia).

Com isso, os Correios precisaram licitar a condução de malas entre os dois locais, já que era necessário atravessar o rio, como se vê na imagem da Gazeta de Noticias ed. 06.11.1888.

O que nos induz a pensar que haveria agencias nos dois locais. Mas nesse caso a estação é simples ponto de trânsito e a agencia está no centro da cidade. O mesmo acontece com a estação que serve à sede do município do Carmo, onde o assunto “estações de trânsito” está mais detalhado. A estação é de 1886 e uma ponte de ferro para facilitar a comunicação rodoviária com o centro da cidade foi construída em 1906 (imagem do Google Street View).


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