Ambas as ferrovias foram concebidas com projetos ambiciosos mas irrealizados.
- A linha 4 – EF Itapemirim – fazia parte de um projeto de ligar a a região de Carangola em MG a um porto de mar, no caso Barra de Itapemirim próximo a foz do rio homônimo. Isso em conexão com a Linha 3, Ramal Sul do ES. Acontece que a construção da linha 1 de Vitório até Cachoeiro abrui a altenativa de fazer essa ligação com um porto maior, no caso Vitória.
- A Linha 6 – EF do Litoral – era um projeto de ligar Vitória a Ponte de Itabapoana com uma linha paralela ao litoral. Sintomaticamente, o ramal partiria de Paineiras que era sede de uma importante usina alcooleira inaugurada em 1911 mas já em dificuldades nos anos 1930 quando a linha de 12 km até Rio Novo foi inaugurada. Completamente extemporânea, durou pouco tempo.
Disso tudo não sabemos quase nada; as datas são todas aproximadas. A única construção importante que restou foram as oficinas ferroviárias localizadas em Barra, atualmente com outros usos.
***
Correio Ambulante
Não tenho conhecimento da existência desse serviço nessas linhas.
***
Agencias Ferroviárias
Agência Ferroviária é a denominação que utilizei para uma agencia postal instalada dentro, ou próxima a uma estação ferroviária. Elas se subordinam à estrutura regular dos Correios.
- A lista das estações nas tabelas só apresenta as que tiveram agencias ferroviárias.
- As linhas acompanham a sequência das estações na linha. Se a estação tiver sido renomeada ao longo do tempo, esses nomes serão apresentados cronologicamente.
A tabela de horários que encontrei na internet datada de 1941 informa que até essa data a estação de Itapemirim ainda se chamava Branardino Campos
Imagens e detalhes sobre as agencias no respectivo menu Municipios ES
© 2015-2024 agenciaspostais.com.br (rev. abril de 2024)