Correio Ferroviário ES

CORREIO FERROVIÁRIO NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO

É comum na carimbologia agrupar em “correio ferroviário” tanto os carimbos referentes às estações ferroviárias quanto ao correio ambulante. Neste trabalho, porém, farei uma distinção entre os dois (a exemplo do que fiz no Rio de Janeiro):

  Correio Ambulante é o que funcionava dentro dos trens, com  carimbos próprios. Estes não eram identificados por localidades geográficas, mas pelas linhas a que serviam. Sua estrutura hierárquica era independente das agências fixas, tendo sido instituído em 1875 como um serviço autônomo subordinado à 3ª Secção do Correio Central. Detalhes no menu Correio Ambulante do ES

  Agências Ferroviárias são agências postais que estiveram instaladas dentro ou próximas a estações ferroviárias utilizando linhas férreas como meio logístico para o tráfego de malas postais. Respondem à mesma estrutura das agencias postais fixas, servindo às localidades a sua volta. Detalhes no menu Agências Ferroviárias do ES

A REDE FERROVIÁRIA DO ESTADO

A  numeração de 1 a 8 é simplesmente a que adotei para apresentar as estradas de ferro capixabas tal como existiam por volta da década de 1960. Os mapas que escolhi dão destaque ao traçado das ferrovias, embora não estejam atualizados politicamente.

LEGENDAS:

Linha 1. EF Leopoldina – Linha do Litoral ou EF Rio – Vitoria
Linha 2. Ramal de Itabapoana
Linha 3. Ramal Sul do Espirito Santo
Linha 4. EF Itapemirim
Linha 5. Ramal do Castelo
Linha 6. EF do Litoral
Linha 7. EF São Mateus
Linha 8. EF Vitoria – Minas Gerais (Diamantina)

Essas linhas serão individualmente apresentadas em subdivisões deste menu. Em cada uma serão descritas as rotas de ambulantes bem como as respectivas agencias ferroviárias.

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CONCEITOS (Cópia de capítulo semelhante no Rio de Janeiro)

O correio, em linhas gerais, pode ser classificado conforme o meio de transporte utilizado. Assim existe o correio terrestre, o marítimo, o fluvial e o aéreo, entre os mais conhecidos. Entre os terrestres, poderíamos ter ainda uma subdivisão entre o rodoviário e o ferroviário, este último sendo o objeto deste capítulo.

Correio Ferroviário é o que utiliza as estradas de ferro e suas estações como um sistema logístico de coleta, transporte e distribuição de objetos postais.

Agencia ferroviária é termo não-oficial utilizado por filatelistas temáticos. Trata-se de agencias postais instaladas nas estações ferroviárias ou nas suas proximidades e funcionam exatamente como uma agencia regular, ou seja, tem agentes postais próprios, as mesmas atribuições e responde à mesma estrutura organizacional das demais agencias fixas. A menção a ESTAÇÃO ou EST. nos carimbos simplesmente explicita sua localização.

Elas constituem nós das linhas do correio tanto para coleta quanto para a distribuição. É bom lembrar que existiu uma instrução interna dos Correios para que “sempre que possível’ seja criada uma agencia numa estação recém-inaugurada. A primeira agência ferroviária pode ser considerada a de Belém, criada em 1859 no atual município de Japeri (ERJ 566A) no primeiro trecho da E. F. D. Pedro II.

Correio ambulante é o constituído por postos de correio embarcados nos trens, por vezes em vagões especialmente construídos. O serviço era hierarquicamente independente da estrutura organizacional das agencias postais fixas. Seus carimbos trazem a menção a “ambulante” e à linha ferroviária (ou ao seu código) na qual estão embarcados. Mas não localidades.


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