Os carimbos mecânicos aparecem por volta da virada do século XX como uma solução tecnológica para aumentar a eficiência das operações de obliteração nas agencias do correio. Como no restante do site, o foco neste capítulo será sua utilização nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A seguir apresento os três principais tipos:
- CARIMBOS MECÂNICOS OBLITERADORES: utilizados como uma alternativa ao processo de obliteração manual, principalmente nas agencias com grande volume de correspondência. É composto por um carimbo datador circular mais uma flâmula obliteradora que pode conter letras identificadoras. A flâmula pode ainda ser continua, intercalada por datadores, caso em que é conhecido por carimbo de rolo.
- CARIMBOS MECÂNICOS PROPAGANDÍSTICOS: tipo similar ao anterior. A flâmula contem uma mensagem, normalmente propagandística.
- FRANQUIAS MECÂNICAS: esse tipo é um avanço na automação do processo postal. Aqui, o próprio carimbo substitui também o selo postal (a franquia) imprimindo o valor do porte conjuntamente com um carimbo datador semelhante aos anteriores. É amplamente utilizado atualmente.
Nos três tipos, o carimbo datador traz a data e local onde foi postada a correspondência. Os tipos serão apresentados com detalhes e imagens nos sub-itens do menu ao lado.
© 2016-2020 www.agenciaspostais.com.br