Agencia Postal Telegrafica Ambulante (1951-1952)
Matéria do jornal A Noite de 19 de outubro de 1951
- Inaugurado em 20 de dezembro de 1951 (A Noite 19/12/1951)
- Inaugurado o serviço em Niterói (Jornal do Commercio, 23/12/1951)
- Não funcionará no Carnaval de 1952 a Agencia Postal Telegrafica Ambulante (Jornal do Commercio 24/02/1952)
- Os registros de aparelhos de radio poderão ser feitos também nas Agencias Postal Telegraficas Ambulantes (Diario da Noite 23/03/1952)
Foi tudo o que consegui apurar. Aparentemente, o serviço não vingou. Por outro lado, como se lê na nota acima, a correspondência assim coletada “será depositada na agencia mais próxima” e com isso depreendo que não haverá um carimbo próprio do serviço.
***
Agencias Postais Móveis (1971-1978)
Com o objetivo de expandir a rede de agencias à disposição do público, os Correios lançaram experimentalmente um novo serviço: as agencias postais móveis que, montadas em trailers, ofereceriam serviços básicos. A matéria publicada na imprensa no dia 26 de agosto de 1971 traz as informações sobre o início do serviço no Estado da Guanabara:
Segundo a matéria os primeiros beneficiados foram os bairros do Leme (onde o trailer estacionou de manhã) e de Laranjeiras (à tarde). Há registros fotográficos nos dois locais (as imagens são do blog Saudades do Rio). A primeira é no Leme e a segunda na praça Ben Gurion em Laranjeiras.
As imagens dos dois locais identificados já revelam a precariedade e a falta de padronização do sistema. Os trailers são diferentes, a identificação não é padronizada, etc.
As últimas duas imagens reforçam o comentário sobre a falta de padronização do sistema. A primeira parece ser de um prédio publico no Rio, pelo calçamento em ondas e a imagem do escudo do Botafogo na banca de jornais. O trailer é similar ao apresentado acima embora a legenda deste traz Agencia Postal “Volante”. A segunda (O Globo 1971) traz a mesma identificação GB-04 mas a porta do trailer já tem outro formato. A identificação pode ser resumida em APM-GB-01. Ou seja, Agencia Postal Móvel da DR-GB – Diretoria Regional da Guanabara e o numero do veículo.
Outras referencias na imprensa indicam a presença de agencias no centro e em muitos bairros do estado.
Outros estados
Também há referencias à sua presença no Estado do Rio, que na época era um estado independente e portanto o serviço seria subordinado à DR-RJ: em S. João do Meriti e em Niterói (em quatro locais; Pendotiba, Engenhoca, Tribobó e Ponta d’Areia). Cita-se também que experimentalmente seria implantado nas cidades de S.Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Goiânia.
Época de funcionamento
Talvez pelo seu caráter experimental, não encontrei registros oficiais. Como vimos, o serviço foi inaugurado em 1971. Há notícias na imprensa até 1978, principalmente na época do Natal quando em 1975 divulgou-se a existência de 15 agencias.
Carimbos
Os únicos que conheço são os apresentados pelo colega Marcio Javaroni: um carimbo da DR-RPO com data de 28 de outubro de 1974, com legenda Agencia Postal Movel, e outro de São João de Meriti de 22 de abril de 1973 cujas imagens reproduzo a seguir.
***
Uma nota na imprensa carioca de junho de 1972 cita a experiência de um cliente que se dirigiu à APM no Estácio que alegou “estar sem selos e sem carga na sua máquina de franquear”. Portanto, abre-se a possibilidade da existência de carimbos mecânicos.
Por Paulo Novaes, 2019
© 2019-2021 agenciaspostais.com.br (rev. 10/ 2022)