Linha 18 Melhoramentos ou Linha Auxiliar

Linha 18 – E. F. Melhoramentos, depois Linha Auxiliar

Ao final do século XIX, o congestionamento da linha do Centro no trecho da serra motivou o projeto de uma linha alternativa até Paraíba do Sul. Essa foi a origem da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil em 1890, cujo traçado atenderia também a demanda de Miguel Pereira e Paty do Alferes.  A assembleia de instalação teve lugar em 17 de maio de 1890, sendo um de seus incorporadores o engº Paulo de Frontin.

A linha teve início na estação Mangueira em 2 de fevereiro de 1892, cuja famosa escola de samba até hoje celebra o “Estação Primeira” em seu nome. Seu traçado no trecho da Serra, obra de Paulo de Frontin, foi objeto do bem-humorado comentário do Ministro da Viação: “a Central tem mais obras de arte, mas a Melhoramentos tem mais arte”. O trecho até Paraíba do Sul foi inaugurado em1898.

Em 1902 seria inaugurada  a nova estação inicial de Alfredo Maia mais próxima ao centro. A linha seria incorporada pela Central em 1903 sendo renomeada “Linha Auxiliar”.

Correio Ambulante

Não tenho conhecimento da carimbos ambulantes nessa linha.

Agencias Ferroviarias

“Agencia ferroviária” é o termo usado pelos filatelistas para designar agencias postais instaladas em estações ou próximas a elas.  Oficialmente o nome não existe, já que são agencias regulares dos Correios administradas por um agente postal subordinado à mesma estrutura das demais agencias fixas. O fato de constar “Estação” ou “Est.” nos carimbos é simplesmente um indicador de sua localização. Listar essas agencias nesta página tem objetivo de apoio aos colecionadores (entre os quais me incluo). No entanto, a exemplo das agencias regulares, cada uma delas tem sua história e imagens dos carimbos nos seus respectivos municípios.

 


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