Linha 44 – Ramal de Glicério ou Estrada de Ferro Central de Macaé.
Correio Ambulante
Tipo AMB 327 – Central de Macahe (1906)
Agencias Ferroviárias
A Estrada de Ferro Central de Macahe foi licenciada pelo Decreto N. 10.151 de dezembro de 1888 ligando Macaé a Conceição do Frade, acompanhando o Rio da Frade como mostra a linha vermelha do mapa Maslow de 1892.
A linha foi inaugurada até Glycerio em 7 de abril de 1891 e por aí parou – o que é curioso pois Frade era o destino final e o local mais importante da região já possuindo agencia postal desde 1881 (ver quadro abaixo). A interrupção dos trabalhos talvez fosse por dificuldades financeiras, visto que pelo Decreto N. 2896 de 9 de maio de 1898 ela foi adquirida pela Leopoldina Railway.
A Leopoldina conseguiria em 9 de maio de 1898 a supressão do restante da linha através do decreto N. 40819 de 30 de setembro de 1901 (fonte: Helio Suêvo).
Pelo visto, havia dificuldades técnicas nesse trajeto ou ainda conflito com outro projeto de conexão dessa ferrovia com a Linha do Cantagalo na estação da Leopoldina em Bom Jardim cruzando a serra de Macaé. As duas pontas estão circuladas em azul.
O Mapa de 1892 expandido mostra o possível traçado, no qual já havia um estrada de rodagem em linha cinza. O projeto não foi adiante.
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