Central do RJ

 

O CORREIO CENTRAL no período PÓS-SECÇÕES

Nota-se nos anos 1950 o paulatino abandono da estrutura em seções, com as operações cada vez mais centralizadas na 4a.S Há pouca informação oficial, mas sem dúvida a proximidade da mudança da Capital Federal para Brasília vem afetando os movimentos organizacionais. Vejamos o que dizem os Guias Postais mais recentes (o de 1948 não traz o verbete):

O Guia Postal de 1957 (com data de capa 1958) registra o verbete RIO DE JANEIRO DCT – Df – cap, sede do DCT – sede da DR-Df – PT

A seguir o Guia Postal de 1963 registra, ainda com menor clareza: Rio de Janeiro – Gb – cap, sede da DR-Gb. Note que o Correio do Rio era agora uma repartição estadual com a criação do Estado da Guanabara em abril de 1960.

Resumindo, nada leva a crer que existiu uma agencia postal central antes da criação da agencia APT Central do Rio de Janeiro em 1962.

Agencia CENTRAL DO RIO DE JANEIRO (30/11/1962 – )

Conforme a matéria abaixo, que cita uma declaração do chefe da agencia: esta foi criada em 30 de novembro de 1962, “centralizando os serviços existente no saguão” (do edifício dos Correios na rua 1º de Março) (Diario de Noticias, ed. 8 de junho de 63, imagem da hemeroteca da BN).

Vale também mencionar o revelador carimbo no rodapé da pg.10 da publicação Indicador de Zonas do Correio do Estado da Guanabara, publicada em 1963, informando  que a 4a.Seção foi renomeada Agencia Central “em ato posterior à confecção deste Guia” (imagem abaixo). O fato é que, paulatinamente, os carimbos utilizados pelo correio central passam a ser os legendados simplesmente  Central como veremos a seguir.


OS CARIMBOS

vou apresenta-los em 2 partes:

  1. Carimbos com legenda “Central” sobre os quais falamos acima
  2. Carimbos com legenda “Rio de Janeiro” que também foram gerenciados pelo Correio Central. Sobre esses, há um estudo específico que está no menu Estudos de Carimbologia

***

PARTE 1 – Carimbos Central do Rio de Janeiro

Nota de carimbologia: A primeira imagem mostra um carimbo sobre quadra circulado em 1966. Sua legenda superior é Rio de Janeiro, que não era usada desde 1940. O tipo é oT11, sendo 1966 a data mais recente de desse tipo. É portanto estranho e fora de contexto. Pena não estar sobre envelope.

Note-se que os primeiros carimbos tem legenda Central + turmas de coleta. Faz sentido, pois assim eram os anteriores da 4a. secção.

Agencia Central, carimbos de serviço (expressos, registrados e aéreos)

 


PARTE 2 – carimbos Rio de Janeiro


© 2016-2021 agenciaspostais.com.br (rev maio 2021)