Zeppelin

ZEPPELIN

A Luftschiffbau Zeppelin foi fundada na Alemanha em 1908. Os zepelins fizeram os seus primeiros voos comerciais em 1910, pela Deutsche Luftschiffahrts-AG (DELAG), a primeira companhia aérea do mundo em serviço comercial. Em decorrência dos termos do Tratado de Versalhes após a guerra, suas operações foram suspensas até 1926.

Com a construção das aeronaves Graf Zeppelin e Hindenburg iniciaram-se os voos para os EUA e Brasil. Em 25 de maio de 1930 acontece o primeiro pouso no Rio de Janeiro do dirigível Graf Zeppelin, vindo do Recife. Há uma emissão postal de selos nessa data em comemoração a essa viagem, e outra em 16 de agosto de 1931, com uma sobretaxa “zeppelin” sobre emissões anteriores. Um hangar original da época está preservado na Base Aérea de Santa Cruz no Rio de Janeiro, que dizem ser o único no mundo fora da Alemanha.

 

Em Recife utilizou-se um carimbo grafado Graf Zeppelin e Syndicato Condor om grande dimensão (44x20mm. No entanto, não conheço carimbos semelhantes usados no Rio de Janeiro. Existem sim alguns carimbos comemorativos aplicados nos envelopes que utilizaram esse transporte, com desenhos diferentes para cada voo. Eles fogem um pouco do escopo deste trabalho, mas abaixo apresento alguns exemplos:

 

O carimbo “Rio de Janeiro – Recife” foi utilizado no 8º voo Rio-Recife de 1932. O envelope, postado no recife em 12.10.1932 pagou franquia de $200 mais taxa aérea de $750.

Aposto na frente ou no verso dos envelopes, o carimbo “Serviço Aereo Transoceanico – Brasil -Europa” circulou de 1934 a 1936. O envelope, postado em 24.10.1935 recolheu franquia aérea de 4$200 de acordo com tabela de tarifas de 1934.

A Agencia Postal da Feira de Amostras de 1934 apresentou envelopes “Zeppelin” em várias cores, cada uma comemorando uma das viagens, como se vê abaixo.


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