INTRODUÇÃO AO CORREIO SUBURBANO
Vimos no menu “Correio Urbano” (clique para consultar) a implantação das primeiras linhas do correio urbano na Corte, com a definição do perímetro urbano que a grosso modo, é a área que compreende as freguesias entre as do Engenho Novo e a Gávea, ambas em amarelo no mapa acima.
O Correio Suburbano e também o Correio Rural, que veremos no próximo menu são extensões das linhas de correio para além daquela região, que é também referida por “Freguesias de Fóra da Cidade” como se vê no titulo da seção do Almanaque Laemmert – publicação que servirá de guia para este artigo. Serão referidas por “Freguesias Suburbanas” no AL a partir de 1874.
Oito freguesias estão listadas nesse almanaque, que tomarei a liberdade de dividir em dois grupos, as Suburbanas e as Rurais. A ilustração ao alto (*) permite visualizar bem as freguesias sobre as quais irei falar.
(*) De fato, trata-se da capa da edição lançada em 1965 por Paulo Berger tendo como base o texto original de Noronha Santos impressa em 1900.
O assunto será desdobrado em dois menus:
Correio Suburbano no Império
- Senhor Bom Jesus do Monte da Ilha de Paquetá
- São Thiago de Inhaúma
- Nossa Senhora da Ajuda da Ilha do Governador
- Nossa Senhora da Apresentação de Irajá
Correio Rural no Império
- Nossa Senhora do Desterro do Campo Grande
- São Salvador de Guaratiba
- Nossa Senhora do Loreto de Jacarepaguá
- Curato de Santa Cruz
CORREIO SUBURBANO NO IMPÉRIO
Diferentemente do processo implantado no Correio Urbano que, como vimos, baseava-se em redes de caixas de correio e agencias urbanas para atender as áreas mais densamente habitadas, aqui o processo foi decorrente da construção de ferrovias cujo objetivo era ligar a corte com o interior do estado e as demais províncias.
Agencias do correio foram sendo criadas à medida que, em volta dessas estações, se desenvolviam povoados. Abaixo, o mapa postal de 1888 (BN, com anotações do autor)
No mapa, a linha inferior mais espessa é a Estrada de Ferro D.Pedro II, trecho construído entre 1858 e 1859. A segunda, que passa por Inhaúma e pela Pavuna, é a EF Rio d’Ouro construída em 1883 e a terceira, que passa por Irajá e Merity é a Linha do Norte construída em 1886.
Os números em vermelho que adicionei ao mapa mostram as agencias, descritas na tabela abaixo. No mapa original pode-se ver as “bandeirinhas” que identificam agencias e suas respectivas classes pelo numero de listas.
A planilha abaixo foi extraída do menu ferroviário e contempla as agencias postais citadas no mapa postal de 1888 que estão localizadas junto às linhas (tipo A significa instalada no mesmo prédio e B nas vizinhanças)
Comentários e curiosidades sobre algumas agencias
[1] Ilha de Paquetá possui a mais antiga agencia do município neutro, um ano mais antiga que a do Curato de Santa Cruz.
[11] Ilha do Governador, outra agencia insular, tem no bairro do Zumbi sua mais antiga agencia, local servido por rota marítima de malas.
[2] Cascadura é de 1862, provavelmente a mais antiga agencia ferroviária do país, criada poucos anos depois da estação ser inaugurada em 1858 no primeiro trecho entregue da EFDPII (a EF Mauá é ainda mais antiga, mas não teve agencias em estação nesse período). Cascadura foi também a estação final da linha que atendia os subúrbios da cidade naquela época, onde as composições eram giradas para retornar para o centro. Daí partia também o “tramway” Cascadura-Jacarepaguá. passando por Campinho, tradicional ponto de parada das tropas. Vale ver a página no bairro Campinho.
[3] São Francisco Xavier foi estação de pelo menos duas ferrovias e até hoje é dos metropolitanos da Supervia. Pela sua posição geográfica pode-se discutir se ela é suburbana, mas faz parte das estações que desbravaram os subúrbios.
[4] Engenho Novo de modo semelhante à anterior é sede de freguesia que possuiu agencias no perímetro urbano. Mas esta ferroviária faz sentido estar nesta relação.
[5] Deodoro, antiga Sapopemba, estação da EFDPII, é importante entroncamento ferroviário de onde sairá o Ramal de Santa Cruz em 1878 e, mais tarde na república, o ramal de Honório Gurgel que faz ligação com a Linha Auxiliar. Sua agencia é de 1865.
[8] Irajá foi sede da imensa e mais antiga freguesia da região, criada em 1644, como se nota pelo mapa no topo da página.
[9] Campinho
“No cruzamento da Estrada Real de Santa Cruz (que são, atualmente, a Estrada Intendente Magalhães e a Rua Ernani Cardoso) com a Estrada de Jacarepaguá (atual Rua Cândido Benício) e a Estrada de Irajá (atual Rua Domingos Lopes), havia um local onde os viajantes descansavam, próximo a um campo onde havia uma feira de gado – o “Campinho”. No século XVIII, foi aberta uma hospedaria que Tiradentes frequentava, quando vinha ao Rio de Janeiro”
Essa posição logística privilegiada tornou o lugar importante ponto de passagem das linhas do correio para a Zona Oeste. Aliás, importância não só logística como estratégica, uma vez que no local foi construído em 1822 o Forte de Nossa Senhora da Glória do Campinho (hoje em ruínas). Veja também [2] Cascadura.
[10] Engenho de Dentro é também conhecida por Oficinas, já que era ligada às instalações de manutenção dos trens.
[14] Inhaúma não é exatamente uma agencia do Império, já que foi criada em 1895. No entanto, deve ser incluída pela sua posição estratégica como rotas de malas desde 1879. É também sede da Freguesia de mesmo nome, criada em 1743, ano em que se desmembrou da de Irajá.
O tema das agencias “nas freguesias de fora” continua no menu a seguir:
Correio Rural no Império. Clique para ver.
© 2016-2022 agenciaspostais.com.br (reestruturado em 2022)