T13 – Algarismos grandes com orelhas

(Padrão Nacional BR-09) 

Esse tipo é considerado o primeiro a usar BRASIL na legenda inferior. Analisando os exemplares que possuo, posso confirmar essa tese com um exemplar que circulou no mês de abril de 1940 pela 2ª Secção do DF. Mas há que levar em conta que o tipo [11] também disputa essa primazia com um exemplar da agencia do Jardim Botânico circulado em dezembro do mesmo ano. Os dois tipos são muito semelhantes exceto pelos datadores. Tenho em torno de 100 exemplares de cada um deles.

Amplamente usado no DF e nas grandes cidades do interior do estado, bem como em todo território nacional. Prima pela consistência do layout e apresenta poucas variedades. Mas há dois subtipos bem característicos que vale destacar:

O primeiro [13a] traz a legenda superior enigmática “PORTº MAQ FRANQº ” que traduzi, após ouvir alguns colegas, como “porteado por máquina de franqueamento”. Uma informação aparentemente desnecessária. Tenho exemplares de quatro agencias APT de bairros do município do Rio, uma das quais apresento abaixo.

Nota: segundo o dicionário Aurélio, embora o substantivo seja “franquia” o verbo é “franquear”.

Outro curioso subtipo [13P] circulou em 1941-42 em algumas agências do DF. O layout tem uma coroa externa (43 x 32 mm) com uma mensagem publicitária do governo federal incentivando a compra de ações da CSN.

Nota: o presidente Getúlio Vargas assinou em 9 de abril de 1941 o decreto de criação da Companhia Siderúrgica Nacional.

Como exemplo do T[13] básico selecionei três exemplares circulados no Correio Central, na agência Av. Rio Branco e no interior do estado. A exemplo do T[11], nota-se pequenas variações sobre os espaçadores de “BRASIL”, como as estrelas, por exemplo. Mas nenhuma lógica que justificasse um subtipo. 

***

Imagem de envelope com o subtipo [13a] (F/V)

***

O tipo [13P] tem uma história particular, sem paralelo com nenhum outro. Vou resumir o texto do livro “Contribuição ao estudo dos Carimbos” de 1941, autoria de Nino Códa:

Esse carimbo circulou a partir do dia 1º de maio de 1941 com o lançamento da subscrição publica dos títulos da CSN. A DR dos Correios se aliou às comemorações dotando algumas agencias do DF com esse carimbo alusivo.

São conhecidas as seguintes agencias (em negrito as que tenho na coleção): Avenida Rio Branco, Botafogo, Cascadura, Copacabana, Estácio, Jardim Botânico, Meyer, Ministério da Guerra, Ministério da Marinha e Ministério do Trabalho, (Largo da) Lapa, Laranjeiras, Penha, Praça da Bandeira, Praça Duque de Caxias, Praça Mauá,  Praça 15 de Novembro, Riachuelo, Rua Buenos Aires, São Cristóvão. No Correio Central as 2a. e 7a. Secções e o Serviço Aéreo.

As imagens do T[13P] permitem observar a grande consistência no layout, em que somente o nome das agencias é alterado. Exemplos:

 


©2013-2023 www.agenciaspostais.com.br – dezembro de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *