Humaitá

 

Humaitá é uma extensão natural do bairro de Botafogo em direção à Lagoa. Seu nome é uma homenagem à batalha de Humaitá na guerra do Paraguai. A localização da agência postal “Rua Humaitá”, na rua de mesmo nome, está mostrada no mapa de 1910 acima. 

O centro do bairro é considerado o Largo dos Leões (onde morava a família Leão), na esquina da rua Humaitá com a rua Conde de Irajá, que é a divisa com Botafogo. Comparando-se os dois mapas, com um século de distância, nota-se o brutal crescimento, principalmente pela encosta do Corcovado.

 

MRJ 379 – Rua Humaitá (1897-1931)

Carimbos de serviço

***

Com o fechamento da agencia, o bairro ficaria por 60 anos sem agencia própria, até o advento do processo de franqueamento, com agencias de 1992 a 2012, data em que caducou a licença de operação das ACF. Os irmãos Reis tiveram tradição como distribuidores de publicações.

MRJ 379A – ACF Irmãos Reis (1992-1996)

MRJ 380 – ACF Humaita (1996-2012)

 

***

Normalmente não aloco os centros de distribuição nos bairros em que estão instalados, mas abri exceção neste caso pelo tamanho da instalação, na avenida principal,  em comparação com a extensão do bairro. Na fachada lê-se: Correios Unidade Operacional.

MRJ 1036 – CDD Humaita (1995 –  )

Imagens no menu Unidades Operacionais


© 2012-2023 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em outubro de 2023)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *