Linha 6 Ramal de Macacos ou de Paracambi

LINHA 6 – RAMAL DE MACACOS OU RAMAL DE PARACAMBI

Saindo de Belém, chegou a Macacos (hoje Paracambi) em 1861. Na linha circulavam os trens “MA”Na época, a região de Paracambi se desenvolvia e demandava uma ligação melhor com a capital. Como exemplo, a construção de uma moderna indústria têxtil, A Cia. Brazil Industrial, inaugurada em 1871. A região, rica em recursos hídricos, foi determinante para o empreendimento.

Anexo tabela de horários no Ramal dos Macacos (Belem-Macacos)  publicada no Diario do RJ em 1871. A nomenclatura dos trens na época era MA impar para ida e MA par para volta.

 


Correio Ambulante

Não tenho informações sobre carimbos ambulantes nessa linha.


Agencias Ferroviárias [1]


Notas  e informações

[1] “Agencia ferroviária” é o termo usado pelos filatelistas para designar agencias postais instaladas em estações ou próximas a elas.  Oficialmente o nome não existe, já que são agencias regulares dos Correios administradas por um agente postal subordinado à mesma estrutura das demais agencias fixas. O fato de constar “Estação” ou “Est.” nos carimbos é simplesmente um indicador de sua localização. Listar essas agencias nesta página tem objetivo de apoio aos colecionadores (entre os quais me incluo). No entanto, a exemplo das agencias regulares, cada uma delas tem sua história descrita nos seus respectivos municípios.


©2014-2026 agenciaspostais.com.br (maio de 2026)