2ª Secção

2ª SECÇÃO (1884 – 1958)

Império (1880-1889)

O decreto imperial de 1865 pela primeira vez apresenta uma estrutura organizacional em quatro seções. Nele, coube à 2ª Seção a responsabilidade pela tesouraria e pelo serviço de registro. Carimbos de registro são conhecidos a partir de 1880. Por volta de 1873 a tesouraria é incorporada à 1ª Seção e são atribuídas à 2ª as atividades operacionais de coleta e distribuição da correspondência. Com isso, carimbos aparecem por volta de 1884, circulando até 1889, pois o decreto de 1888 manteve as mesmas atribuições. Curiosamente, nenhum tipo do império circulou na República, o que explica o motivo de nesta seção não haver registro do tipo de transição que se verá nas demais seções do império.

República, primeira fase (1891-1894)

Da mesma forma, o primeiro decreto da Republica de 1890 também não altera essas atribuições. Mas logo a seguir uma série original da Republica com a legenda “Capital Federal” circulou de 1891 até 1895, desaparecendo depois por quase 20 anos.  A interrupção é provavelmente devida ao Decreto de 1894 que introduz um novo regulamento postal; nele, o numero de seções é ampliado para oito e a 2ª Seção passa a responder por atividades administrativas.

República, segunda fase (1914-1945)

Os próximos carimbos da 2ª. Seção só aparecem vinte anos depois, após a publicação de novo Decreto, em 1909. Nele, as atribuições da seção voltariam a ser operacionais – a recepção e distribuição da correspondência ordinária. Os primeiros que aparecem em 1914 são os originais “Barras Duplas” (tipo BD), utilizados em três distribuições diárias. Prolíficos, circularam até aproximadamente 1929.

Observação: veja abaixo o subtitulo “Carimbos mecânicos obliteradores”, pois eles aparecem em 1910, antes dos regulares, logo após o decreto mencionado, sendo os primeiros desse tipo circulados no Brasil.

O decreto seguinte tem o nº 14.722 de 1921 e inclui um novo Regulamento. Embora não traga mudanças expressivas à 2ª. Seção, pode ser a origem do aparecimento dos carimbos circulares que chamei de “Regulares” (tipo 4b). Eles aparecem em quatro turmas entre 1925 e 1927. São bastante difíceis de encontrar.

O grupo seguinte de regulares tem dimensões maiores (tipo 10) e circularam amplamente em quatro turmas e, em seguida, em três períodos. São encontrados de 1930 a 1945.

Tipos especiais e de serviço

  • Expressos: a 2ª Seção utilizou carimbos para serviço expresso de 1928 a 1958 (Obs.: a partir dessa data a responsabilidade pelo serviço passa para a 4ª Secção);
  • Aéreo: carimbos do serviço aéreo são bastante comuns entre 1930 e 1932. Lembro que a Portaria de 1933 cria a 9ª Secção com a atribuição do serviço aéreo.
  • Assinantes: regulares circulados entre 1928 e 1940; mecânicos propagandísticos entre 1940 e 1942;
  • Posta Restante: tenho um único exemplar de 1944.

Carimbos mecânicos obliteradores (1910-1947)

Os carimbos mecânico foram largamente utilizados pea 2a. secção. Pode ser observado pelas imagens abaixo que a quantidade de tipos rivaliza com a dos carimbos regulares.

Como já mencionado acima na segunda fase da Republica, o regulamento de 1909 volta a trazer responsabilidades operacionais à 2a. secção. Dessa forma, já em 1910, começam a aparecer os carimbos mecânicos obliteradores, sendo a 2a.secção uma das precursoras no seu uso (ver o menu carimbos mecanicos para maiores detalhes sobre a historia desse tipo de carimbo).

Carimbos mecanicos propagandísticos (1926-1955)

Esse tipo particular de carimbo obliterador trazia mensagens publicitárias acopladas ao carimbo datador. a 2a.secção foi uma das primeiras a utilizá-lo no Brasil e provavelmente a que fez o uso mais extensivo, com uma série de tipos utilizados até 1955, ou seja, mais tarde que os carimbos regulares (ver o menu carimbos mecanicos para maiores detalhes sobre a historia desse tipo de carimbo).

TABELA DE TIPOS DA 2A. SECÇÃO

Na tabela abaixo, apresento os tipos de carimbos, os periodos em que foram utilizados e a sequencia cronologica em que as imagens serão apresentadas.

2a-seccao-1 2A SECÇÃO 1A 2A SECÇÃO 2 2A SECÇÃO 3 2A SECÇÃO 4 2A SECÇÃO 5

IMAGENS DE CARIMBOS DA 2A. SECÇÃO 

2A. SECÇÃO IMPERIO – REGULARES E REGISTRADOS

CRJ0011 2A SEC IMP CRJ0012 2A SEC IMP

CRJ0013 2A SEC REG

2A. SECÇÃO – TIPOS “CAPITAL FEDERAL”

CRJ0014 2A SEC FED CRJ0015 2A SEC FED

2A. SECÇÃO – TIPO “BARRAS DUPLAS”

CRJ0016 2A SEC BD CRJ0017 2A SEC BD CRJ0018 2A SEC BD CRJ0019 2A SEC BD CRJ0020 2A SEC BD

2ª SECÇÃO – REGULARES

CRJ0021 2A SEC REG CRJ0022 2A SEC REG CRJ0023 2A SEC REG

 2ª SECÇÃO – SERVIÇO EXPRESSO

CRJ0024 2A SEC EXP CRJ0025 2A SEC EXP CRJ0026 2A SEC EXP CRJ0027 2A SEC EXP CRJ0028 2A SEC EXP

2ª SECÇÃO – AÉREO, CONFERÊNCIA, ASSINANTES & POSTA RESTANTE

CRJ0029 2A SEC AER CONF ASS RESTcarimbos-mecanicos-obliteradorescar0003-obl-2a-seccar0008-obl-2a-seccar0004-obl-2a-seccar0005-obl-2a-seccar0007-obl-2a-seccarimbos-mecanicos-propagandisticoscar0015-prop-2a-seccar0017-prop-2a-seccar0018-prop-2a-seccar0019-prop-2a-seccar0020-prop-2a-seccar0023-prop-2a-seccar0026-prop-2a-seccar0047-prop-2a-seccar0048-prop-2a-seccar0049-prop-2a-seccar0050-prop-2a-seccar0053-prop-2a-seccar0054-prop-2a-seccar0055-prop-assinantescar0056-prop-2a-seccar0058-prop-2a-sec

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Uma ideia sobre “2ª Secção

  1. Caro Paulo
    Vivendo e aprendendo. Uma curiosidade interessante que aprendi apenas agora. Até hoje eu sempre tive como certo que as indicações 1a. D, 2a. D, 3a. D e 4a. D se referissem a Diretorias quando na verdade indicam as quatro distribuições diárias que existiam em grandes agências do Rio de Janeiro às 9, 11, 15 e 18 horas. Com o passar dos tempos houve a substituição da 1a. D e 2a. D pela expressão MANHÃ, a 3a. D por TARDE e a 4a. D por NOITE. Realmente, por que existiriam tantas diretorias?

    Abraço carimbológico

    Victor Petrucci

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