4ª Secção

INTRODUÇÃO HISTÓRICA

A Quarta Secção tem origem no Regulamento anexo ao Decreto 3.443 de 1865, o primeiro que divide o trabalho em secções, com atribuições e responsabilidades definidas. Transcrevo alguns trechos do documento original :

Decreto nº 3.443, de 12 de Abril de 1865
Approva o Regulamento para o serviço dos correios do Imperio.
CAPITULO II
Divisão do trabalho
Art. 5º A Directoria Geral dos Correios é dividida em cinco Secções:
• Secção central, sob a immediata direcção do Director Geral.
• Primeira Secção, da contabilidade, dirigida pelo Contador.
• Segunda Secção, da Thesouraria, tendo por chefe o Thesoureiro.
• Terceira Secção, da expedição das malas, dirigida por um primeiro official.
Quarta Secção, do recebimento da correspondencia, dirigida por um primeiro official.

Mais adiante, o Art. 10 detalha um pouco mais: A quarta Secção comprehende o recebimento da correspondencia postal, sua classificação e distribuição; e a fiscalisação do serviço dos carteiros.

A quarta recebeu inicialmente a mais importante atribuição operacional entre as quatro secções originais. Isso mudaria com o decreto 4743 de 1871 que elevou o nível da 2a. Secção e deu a ela novas atribuições operacionais em seu artigo 3º.

    Art. 3º – A 2ª secção da Directoria Geral dos Correios passa a ser regida por um 1º Official, ficando a seu cargo a distribuição da correspondencia e a fiscalização dos serviços dos carteiros.

Como veremos, nos anos 1880 passaremos a ver nos envelopes carimbos da 2aS e da 4aS registrando a recepção e expedição da correspondência.

Por outro lado, a quarta foi a mais longeva das seções, sem interrupções em seu funcionamento, dando origem no inicio dos anos 1960 à atual Agencia Central do Rio de Janeiro.

***

4a. SECÇÃO E SEUS CARIMBOS

 

 

Parte I – Império (1880-1889)

A apresentação das imagens segue ordem cronológica e está separada por tipos. Muitas imagens foram postadas diretamente de arquivos digitais obtidos dos colegas e intercaladas com as peças em folhas dos álbuns da minha coleção. A melhor estimativa de formato dos carimbos consta das etiquetas explicativas ao lado das peças. As imagens sem identificação são do acervo K.L.

a) Carimbos primitivos (1880-1887)

Há dois subtipos que são diferenciados pela legenda inferior (4) e (4a)

Tipo CRJ 152 – legenda ( 4 ) – (1880-87)

 

Tipo CRJ 153 – legenda (4A.) – (1882-1887)

O bilhete postal foi postado em Porto Alegre (pelo texto no verso) com destino a Paris. Note-se que o carimbo de recepção do trânsito no Rio é da 4aS e o da expedição internacional é da 3aS (está aplicado no verso, na mesma data).

Nas três cartas abaixo, note-se a existência de dois carimbos, sendo o de recepção da 4aS e da posterior distribuição pela 2aS.

A Bilhete Postal a seguir foi postado em S. Paulo, com destino à Suíça. Note-se que o carimbo de recepção do trânsito no Rio é da 4aS e a expedição internacional é da 3aS. Similar portanto ao bilhete da coleção apresentado mais acima.

***

b) Carimbos tipo “urbano”

A exemplo da 1ª e 3ª. seções, também circulou em três turnos a partir de 1887 o “Tipo Urbano” da 1ª.Série. Sem alterações, circularam também na republica até 1890.

Note-se que as peças são “urbanas” ou seja, circularam na área urbana do município neutro. Apresentam dois carimbos, sendo o da 4a.S o de recepção e o da 2aS de expedição (cópias de bilhetes da col. PN apresentados na 2a. Secção).

Tipo CRJ 154.1 manhã (1887-1890)

 

Tipo CRJ 154.2 tarde (1887-1890)

Tipo CRJ 154.3 noite (1887-1889)

***

c) Carimbos regulares (1889-1890)

Aqui apresento a última série regular da 4aS no Império, exemplares que circularam também até o início de 1891 quando ficaram prontos os novos carimbos da república com legenda “Capital Federal” que apresentarei no próximo bloco.

Mas aqui existe uma aparente curiosidade. Circularam em 3 turnos, sendo que só o turno da tarde tem orelhas que indicam “1a.turma”. Preferi apresentá-los como dois tipos diferentes, ou seja, supondo que apareçam outros carimbos completando as turmas ou turnos, quem sabe?

Tipo 155.1 4a.S tarde (1889-1890)

Tipo 156 manhã e noite (1889-1891)

Note o fragmento do acervo K.L. datado de 16 de novembro de 1889, manhã horas de depois da proclamação da republica.


Parte II – Republica (1891 – 1960)

a) Tipos “Capital Federal” (1891-1894)

Após a proclamação, não demorou muito para ser publicado o Regulamento dos Correios da Republica dos Estados Unidos do Brazil, approvado pelo decreto n.368 A de 1 de maio de 1890. Transcrevo os principais trechos (meus grifos):

CAPITULO XI – CORREIO DA CAPITAL FEDERAL E ADMINISTRAÇÕES

    Art. 109. O Correio da Capital Federal será administrado pela Directoria Geral, e dividir-se-ha em quatro secções, denominadas: 1ª, de recebimento e expedição; 2ª, de distribuição; 3ª, de registro; 4ª, dos serviços ambulantes.

   Art. 113. A’ 4ª Secção compete: todo o serviço de prepare, expedição, recebimento e conferencia das malas transportadas pelos correios ambulantes dependentes do Correio da Capital Federal e pelas estradas de ferro do Estado do Rio de Janeiro (…)

    Art. 114. Haverá em cada capital de Estado, excepto na do Rio de Janeiro, uma administração de Correios.

O Relatório dos Serviços do Correio relativo ao ano de 1891 (apresentado pelo DGC em maio de 1892) mantém essas mesmas atribuições. Assim, faz sentido que as peças que possuo desse período são as que trafegaram por “estradas de ferro do Estado do rio de Janeiro”.

Sucessor do último tipo do Império (CRJ 156) que apresentei no bloco anterior, os carimbos, agora grafados Capital Federal, ao invés de Rio de Janeiro, mantiveram o mesmo layout e a mesma estrutura em turnos manhã, tarde e (provavelmente) noite.

CRJ 160.1 manhã

CRJ 160.1a – manhã (variante) – legenda inferior entre florões – mencionada no livro de Matrizes do MPT numero 114; não conheço exemplares circulados.

 

CRJ 160.2 tarde (1891-1894)

 

 

CRJ 160.2a – tarde (variante) (1892)

Variante com a legenda “Capital-Federal” unida por hífen.

CRJ 160.2b – tarde (variante) legenda inferior entre florões – mencionada no livro de Matrizes do MPT numero 113; não conheço exemplares circulados.

***

b) Regulares em quatro distribuições

O próximo decreto virá  em 1894 com um novo regulamento que contém grandes mudanças, a começar pela adição de mais quatro seções, elevando o total para oito e revendo todas as atribuições:

Decreto n. 1692-A de 10 de abril de 1894
Approva o regulamento dos Correios da Republica.
Art. 405. A Administração dos Correios do Districto Federal superintende tambem os correios do Estado do Rio de Janeiro e divide-se em oito secções, com as seguintes denominações:
(…)
4ª, recebimento e distribuição da correspondencia ordinaria;

A quarta recebe novamente praticamente toda a responsabilidade pelo tráfego de correspondência na entrada e saída. Com isso, um novo tipo de carimbo é introduzido, voltando a ter Rio de Janeiro na legenda principal e quatro distribuições na legenda inferior. Tipos largamente utilizados, embora por pouco tempo, como veremos.

Tipo CRJ 161 em 4 distribuições (1894-1897)

***

c) Regulares, 1a. Parte (1898-1908)

No entanto, o Decreto 2.230 de 10 de fevereiro de 1896 altera completamente suas atribuições, que passam a ser muito mais administrativas, descritas em seu artigo 300:

Art. 300. Cada uma das oito secções tem a seu cargo os seguintes serviços:
    (…)
§ 4º) A’ 4ª secção incumbe:
    1º – recepção, abertura e conferencia das malas do interior e exterior; manipulação da correspondencia ordinaria contida nessas malas e sua remessa ás outras secções;
    (…)
    8º – recepção, manipulação, distribuição, entrega, devolução e consumo das correspondencias cahidas em refugo nas repartições postaes do Districto Federal e do Estado do Rio de Janeiro.

Essas atribuições seriam mantidas nos regulamentos seguintes (1909, 1921 e 1933). Em decorrência observamos que, a partir de 1898, os carimbos dessa seção passam a ser bem mais escassos. Por serem suas atribuições de recepção, todas as peças mostram o uso dos carimbos da 4aS aplicados normalmente no verso da peça.

Há dois subtipos que se diferem pela legenda inferior ( 4ª ) ou ( 4ªS ) com layout similar aos do tempo do império.

  1. Carimbos com legenda ( 4A. )

Tipos CRJ 162 (anos 1890, datador em dois dígitos) (1898-1899)

 

Tipos CRJ 163 (anos 1900, datador em quatro dígitos) (1900-1908)

O primeiro bilhete foi postado na Bahia, portanto o carimbo frontal também é de recepção. Os dois últimos são variantes de formato facilmente distinguíveis com o formato do “T” de turma.

***

2. Carimbos com legenda ( 4A.S. ) 1904-1908

Tipos CRJ 164 (anos 1900, datador em quatro dígitos) (1904-1908)

***

d) Tipos Barras-Duplas (1910-1920)

O Decreto 7.653 de 11 de novembro de 1909 aprova novo Regulamento dos Correios. A 4a. Secção tem suas atribuições novamente alteradas:

Manipulação, nos carros-correios, das correspondencias ordinarias recebidas na hora da partida dos trens, preparo e entrega das malas destinadas ás localidades que, directamente ou por intermedio de outras, são servidas por estradas de ferro, na referida zona;

8º Recebimento e abertura das malas destinadas ao Districto Federal, conferencia, marcação e apartação das correspondencias contidas nessas malas;

Em decorrência, aparecem os carimbos “Barras Duplas” (tipo 5a), similares aos da 2ª e 3ª seções. Analisando as imagens abaixo, vemos que, de fato, as peças são de fato originadas ou destinadas a localidades servidas por correio ambulante que, nessa época, estava bastante ativo.

Tipos CRJ 165 – barras-duplas (1910-1920)

***

e) Regulares, 2a. Parte (1920-1941)

Subitamente em 1920 não circulam mais os barras-duplas e voltam timidamente os carimbos regulares de formato clássico interrompidos por volta de 1910. Não encontrei informação que justifique a mudança, nem mesmo no regulamento de 1921 publicado depois. Assunto em follow-up.

A primeira série traz 4a.S-TURNO na legenda inferior e não tem orelhas. A segunda idem, mas com orelha e formato um pouco maior. Em ambas me falta o turno da manhã. São muito escassos, o que dificulta o entendimento do histórico.

Tipo CRJ 166 (sem orelhas) (1920)

Tipo CRJ 166 (com orelhas) (1925-1926)

Uma terceira “série”, da qual possuo só um carimbo é a CRJ 168. Trata-se de um exemplar incompleto sobre selo datado de 1922 e com com orelhas e legenda inferior “TARDE”. Imagino que a legenda superior seja “..CÇÃO RIO” (como o exemplar seguinte).

Tipo CRJ 168 (1922)

**

O tipo seguinte possui um carimbo raro – o T6 na minha classificação de carimbologia. Eu o tenho na turma da tarde, mas presumo que me faltem as outras duas.

**

A série seguinte introduz os carimbos “grandes” com diâmetros por volta de 30mm e que será o padrão até o fim das “secções”.

Tipos CRJ 171 (1928-1936)

 

Tipos CRJ 172 (1937-1941)

A seta vermelha aponta para um par de letras “AJ” aplicado pela máquina Transorma de manipulação de correspondência descrita mais à frente em Expedição (CRJ 184).

***

f) Tipos 4A.Seção Coleta

Uma  forte alteração nas atribuições das seções ocorre por volta de 1942, quando a estrutura de seções foi praticamente abandonada no Correio Central e a 4a.Seção praticamente monopolizou o trânsito de correspondência com a legenda “Coleta”. Fora dessa seção, somente existem os carimbos do serviço de registro pela 5a.Seção [1].

Essa estrutura funcionou até 1962, como veremos mais adiante.

Notas

[1] alguns leitores mais atentos poderão encontrar algum carimbo obliterador ou propagandístico (principalmente da 2aS) em data posterior, mas são exceções ou reaproveitamento de maquinário sem uso. Também a 5a. seção além dos citados carimbos de registro apresentaram uma plêiade de esparsos carimbos de serviços a ela atribuídos pelo regulamento de 1946.

**

Tipo CRJ 175 (1942-1947) 

Legenda inferior Brasil-D. Federal e datador T12 em três linhas com tipos grandes. A série tem três turnos representados por Coleta M,T e N.

 

Tipo CRJ 176 (1948-1954)

Carimbos tipo T15 (lançado em 1947) com três turnos por extenso na legenda superior.

Esse tipo apresenta muitas variações de tipologia e formato, a maioria das quais desprezei como subtipo. Mas o CRJ 176.2 (tarde) tem uma variedade com BRASIL em tipos pequenos que achei curiosa o suficiente para registrar como tipo CRJ 176 2a.

 

Tipo CRJ 176 (1956-1962)

Também com carimbo T15, só o conheço com legenda “4A.S. COLETA M.” no turno da manhã.

 

Tipo CRJ 177 (1953-1961) 

Mantendo o carimbo T15, traz outra versão na legenda superior “4A.SEÇ.” Não o conheço no turno da noite.

 

Tipo CRJ 178 (1955-1962)

Agora o carimbo é o T16 (sem orelhas). As legendas superiores trazem os turnos por extenso.

***

Na abertura desse item f) Tipos 4A.Seção Coleta eu comentei que essa estrutura organizacional teria funcionado até 1962, ano em que foi oficialmente reconhecido o fim da estrutura por seções implantada em 1865 com a criação da nova Agência Central do Rio de Janeiro em 30 de novembro de 1962, centralizando todas as atribuições das antigas seções [2].

Ou seja, a 4a.Seção seria sucedida pela Central, como registra em 1963 a publicação  Indicador de Zonas do Correio do Estado da Guanabara:

[2] detalhes sobre o processo no menu Agencia Central do RJ

**

No entanto, apesar de no inicio de 1963 começarem a aparecer carimbos grafados “CENTRAL COLETA” e “CENTRAL EXPEDIÇÂO” também continuam a circular entre 1962 e 1968 carimbos com a antiga legenda  “4A.S COLETA” que apresentarei em seguida.

O mais curioso é que ambos possuem a mesma tipologia em negrito e legenda inferior DR-GB [2]

Tipo  CRJ 180 (1962-1968)

Esse é o tipo que descrevi acima e cujas imagens seguem, em três turnos

Nota [2]

Agencia Central do RJ (1962 – )

 


Tipos especiais e de serviço



Paquetes 

É o mais antigo serviço atribuído à 4a.Secção , embora não haja menção específica a essa atribuição em regulamentos postais.

Tipo CRJ 181 (1900-1907)

 

 


Caixa Postal

Tipo CRJ 182.2 (1944)


Expedição

Dentro do setor de expedição, era necessário agrupar a correspondência em área, ou roteiros. Tarefa normalmente feita manualmente, foi automatizada com uma máquina modelo “Transorma”.

Tipo CRJ 184.3 – Transorma (1943)

O carimbo Transorma merece um esclarecimento, de modo que adiciono uma nota publicada no jornal “A Noite” (RJ) de 28 de abril de 1940. As máquinas separavam a correspondência com a aplicação pelo operador de um código de 2 letras que indicavam seu destino. Esse código é impresso no envelope e portanto pode ser objeto de coleção já que identifica o local e a máquina usada. A imagem do envelope ilustra essa impressão (material cedido por Mario Xavier JR)

Máquinas Transorma foram instaladas nos correios centrais do Rio de Janeiro e de S. Paulo. O tema foi explorado em palestra proferida em 2011 por Mario Xavier Jr na serie SPP Conecta. Clique para assistir.


Conferência

Tipo CRJ 186 (1942)

Tipo CRJ 188 (1942-1949)

 


Serviço Expresso

O serviço expresso foi atribuição da 2aS até ca.1942, data em que deixaram de aparecer na minha coleção (*), o que indicaria sua transferência para a 4a.S, onde aparece em envelope de 1944 partir de 1944 apresentado a seguir. Não tenho conhecimento de documento oficial registrando essa mudança, mas a Portaria n.335 de 19 de março de 1946 publicada no Boletim Postal já a indica nesse setor.

A história do serviço expresso é objeto de matéria específica publicada por mim no menu História Postal. Clique para ser direcionado.

Tipo CRJ 190 (1944)

Como disse acima, é a peça mais antiga do serviço na 4aS. O “T” na legenda indica que poderá haver peças nos outros turnos.

Vale apresentar o verso do envelope onde foi colado o certificado de registro. Curiosamente, ele foi emitido no guichê do serviço aéreo – apesar de ser correspondência urbana.

(*) Lembro que 1942 é a data na qual os Correios praticamente extinguiram a estrutura de seções o que resultou num “monopólio” da 4a. seção (veja a introdução no item f) da apresentação dos carimbos regulares.

**

A partir de 1945 os carimbos deixam de mencionar a 4a.seçao e trazem somente “EXPRESSAS” na legenda superior.

Tipo CRJ 191 (1945-1948)

 

Tipo CRJ 192 (1945-1958)

Semelhante ao anterior, muda o tipo de carimbo para o T15 e as orelhas trazem 4 turmas ao invés dos três turnos do CRJ 191.

 

Tipo CRJ 193 (1953-1957)

O tipo de carimbo continua o T15, mas as orelhas agora trazem DR-DF e a indicação das quatro turmas é acrescentada na legenda superior.

 

Tipo CRJ 194 (1950-1958)

Aqui a indicação de 4 turmas é substituída pela de turnos. Não tenho exemplares do turno da noite (se existiu).

 

Tipo CRJ 195 (1958-1960)

Nesta última série de expressas na 4a.seção o carimbo é T16 e curiosamente volta a ser registrada 4A.S na legenda superior.


Assinantes

Tipo CRJ 198 (1961)

 


Carimbos mecânicos obliteradores


Embora tenha sido uma das precursoras a utilizar as máquinas obliteradoras, os mecânicos da 4a. seção são relativamente escassos.

Tipo CRJ 201 (1911)

Tipo CRJ 202 (1914-1915)

 

***

Tipo CRJ 203 (1946-1947)

Trata-se de um carimbo muito curioso com grafia antiga “Secção”, o que sugere que reutilizaram uma máquina antiga. O único outro carimbo T96 que conheço é o da 2a.Secção CRJ 103, no qual substituíram o 2a. por 4a.

Ei-lo:

 

Tipo CRJ 204 (1951-1956)

 

Tipo CRJ 205 (1962-1967)

 

Tipo CRJ 207 (1970)


Este é o último carimbo das antigas “Secções”. A sequencia da Agencia Central está no link abaixo.

 

Agencia Central do RJ (1962 – )


© 2012-2023 www.agenciaspostais.com.br – maio de 2023

2 pensou em “4ª Secção

  1. Caro Vilmar
    tenho alguns carimbos VPN do RJ. Estou preparando uma seção à parte para apresentá-los. Ah, gostaria muito de receber o envelope, obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *