Lapa

Mapa do Centro Para Site - JPEG

 

 


LAPA

Por não ser oficialmente um bairro, mas parte do centro, os limites da Lapa são imprecisos e não oficiais. Conhecido como o berço da boemia carioca, também é famoso pela arquitetura, a começar pelo Aqueduto da Carioca, sua principal referência geográfica. O aqueduto foi construído em 1723 com o objetivo de levar a água do Rio Carioca para o Morro de Santo Antônio, no Centro. Desativado, desde 1896 serve como via para a linha de bondes que liga o centro da cidade ao bairro de Santa Teresa (vide). A imponente construção em estilo romano tem 17,6 metros de altura, 270 metros de extensão e 42 arcos.

Lampadario da LapaO Largo da Lapa, tradicional centro geográfico da região (veja abaixo mapa de 1910), foi renomeado em 2007 Largo da Lapa Geraldo Pereira pela mania homenageadora da Câmara de Vereadores do Rio, muitas vezes apagando a história da cidade. Seu maior símbolo é o Lampadário Monumental instalado no seu centro, obra de Rodolfo Bernardelli, lá instalado em 1905 por ocasião da abertura da av. Mem de Sá (imagem ao lado).

Vale apresentar um mapa de 1906 da região, onde se vê ao centro o Largo da Lapa. Nesse mapa, pode-se observar a proximidade do mar, e a  Praia da Lapa.

1910 Largo da Lapa

Cito o site de Celso Serqueira (http:mapas.tk): “Fronteiro ao Passeio Público, esquina com a atual avenida Beira-Mar, funcionava o edifício Cais da Lapa, posteriormente denominado Syllogeo Brasileiro. Lá funcionavam a Academia Brasileira de Letras, a Academia de Medicina, o Instituto dos Advogados do Brasil e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. O prédio foi demolido para dar lugar, em 1972, a um edifício de 13 andares onde apenas o IHGB permanece. Em tempo: silogeu significa academia literária ou científica“. Reproduzo também o mapa abaixo (Carlos Aenishanslin – 1915).

Syllogeo

Do ponto de vista postal, a Lapa tem uma longa história. Em meados da década de 1860 o Correio Central decidiu criar uma rede de agencias e caixas urbanas, descentralizando pela primeira vez o serviço postal da região urbana do município. Nomeadas segundo as letras do alfabeto, coube ao Largo da Lapa a agencia “C”, criada em 1868 e que funcionou até 1882. Uma nova rede foi montada no inicio da republica para auxiliar o Correio Central. Novamente com denominação por letras, coube a esta a letra “B”. Ver detalhes no menu “Sucursais do DF”.

As Agencias Urbanas e Sucursais

O Decreto Imperial de 1865 abordava a regulamentação do Serviço de Correio Urbano na cidade do Rio de Janeiro. Assim, entre 1868 e 1877 foi implantada uma rede de 25 agencias identificadas por letras de A a Z. À Lapa caberia a “C”.

    • Agencia “C” em 01/12/1868 no Largo da Lapa (MRJ 188)

A rede deixou de funcionar por volta de 1880. Mais detalhes no menu “Correio Urbano“.

* * *

No alvorecer da República, uma nova rede de Agencias Urbanas foi criada em 30 de dezembro de 1889, embora seu escopo fosse diferente da rede do Império. Agora o objetivo era descentralizar algumas responsabilidades do Correio Central. Foram implantadas inicialmente 8 agencias (letras A a H) e 4 mais tarde (letras I a L).  Elas receberam identificação por letras, à semelhança das anteriores do Império. À Lapa caberia a “B”.

    • Agencia “B” em 30/01/1890 no Largo da Lapa (MRJ 188A). Com o fim da rede, em 1898 ela seria sucedida pela agencia Largo da Lapa que funcionaria até a instalação da sucursal que veremos adiante.

* * *

A terceira rede, agora já com o adequado nome de “Sucursais” foi criada por portaria de 27 de janeiro de 1901; inicialmente a rede de seis sucursais foi expandida com mais oito em 1934. Lapa receberia a de nº 9 (MRJ 191) que operou até ca.1940 quando foi criada a “AC Lapa” (MRJ 192).

Vale a leitura da matéria “História das Sucursais do DF“.

Vale também destacar os carimbos mecânicos propagandísticos que circularam entre 1931 e 1941 nas agencias da Lapa. Digo agencias – no plural – porque nesse período a agencia em funcionamento utilizou três nomes diferentes, sendo uma sucursal (veja tabela de agencias acima) e o carimbo mecânico permaneceu com nome fixo – LAPA.

Carimbos “de Letras”

Largo da Lapa

Sucursal Lapa

Carimbos propagandísticos: um único tipo de carimbo, nº15, circulou de 1933 a 1941. Diferentemente de similares utilizados por outras sucursais, estes não trazem “suc.” junto à Lapa. Mas o intervalo de datas se encaixam à sucursal.

 

AC Lapa

Franquias mecânicas de AC Lapa

Vale destacar dois carimbos obliteradores da AC Lapa, um de 1947 e outro de 1979 do tipo “H”. Depois seguem os carimbos de serviço

As imagens dos 50 anos de vida da AC Lapa que vimos nos mostra a variedade e o volume de correspondência da agencia. No entanto, ela fechou ca.1992 e não foi substituída (seria o fechamento da Mesbla?). As mais próximas são as da Gloria, na rua da Lapa, a partir de 1992.

 


© 2012-2021 www.agenciaspostais.com.br (atualizado maio de 2021)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *