Um bairro recente
O mapa Mattos de 1910 nos permite avaliar o bairro nessa época. Destaquei no mapa o título dos bairros Botafogo, Laranjeiras e Catete para revelar que o bairro Flamengo praticamente não existia, embora a praia que lhe deu o nome já fosse bem frequentada.
Mas nesse ínterim, o Flamengo ganhou seu cartão-postal – o Parque do Flamengo. Projetado por Burle Marx e construído durante o governo Carlos Lacerda no então Estado da Guanabara, foi entregue à população nas comemorações do IV centenário da cidade em 1965.
Apesar disso, suas principais atrações estão em bairros vizinhos. Por exemplo, a marina que se vê na imagem está no bairro da Glória, como indica o nome. A igreja e o Museu de Arte Moderna também. O Palácio Guanabara, residência da princesa Isabel desde 1865, está em Laranjeiras, assim como a bela sede do clube Fluminense. O Palácio do Catete, no bairro homônimo. Ou seja, faltou ao Flamengo um símbolo.
Aposto que se pensou no clube. Nascido Clube de Regatas Flamengo, representava o esporte mais popular da época. Segundo a Wikipedia, nasceu em 1895 de um grupo de jovens remadores que se reunia no tradicional Café Lamas, na época no Largo do Machado, bairro do Catete. O futebol começou em 1902. Sua primeira sede foi construída em 1933 em terreno na lagoa Rodrigo de Freitas, onde está até hoje. Conhecida como sede da Gávea, está na verdade no atual bairro do Leblon.
A orla do bairro guarda no entanto alguns prédios marcantes e tombados, lembranças de uma época entre 1930 e 1950 em que era o bairro residencial por excelência. Dois deles, projetos em art-déco do arquiteto francês Henri Sajous, são os conhecidos Biarritz e Tabor Loreto, com imagens abaixo.
Embora sem o diferencial arquitetônico da fachada, vale mencionar o Edifício Select. Nesse prédio dos anos 1950, os apartamentos de frente dos seis primeiros andares possuem uma exclusividade talvez única na cidade: seus proprietários têm garagem exclusiva no seu andar e seus automóveis sobem por um elevador especial.
***
Falei pouco de agencias e seus carimbos, nosso tema, mas por falta de assunto. São só duas agencias e que não existem mais. Possuo poucos exemplares.
Quadro de agencias
A primeira agencia postal que aparece, a MRJ 329, veio transferida da Real Grandeza em Botafogo e “renomeada” Marques de Abrantes na atual divisa entre os bairros. O critério que adotei, de creditar as agencias ao bairro atual, permite classificá-la no Flamengo, como anotei no mapa. Não teve entretanto vida longa.
O Marquês de Abrantes foi ministro do império e sua residência ficava em frente à praia. O caminho foi aterrado e macadamizado a pedido do Imperador para que pudesse tomar seu banhos de mar à porta do solar dos Abrantes [1].
MRJ 329 – Marquês de Abrantes (1911-1939)
Na era das agencias franqueadas, o bairro recebeu uma agencia com seu nome e localizada na rua Paissandu, um ícone do bairro, mas que não teve sucessora ao ser fechada obedecendo à lei das ACF.
MRJ 334 – ACF Flamengo (1992-2012)
Notas
[1] Historia das ruas do Rio, Brasil Gerson. Bem-Te-Vi Produções Literárias 2013.
© 2012-2023 agenciaspostais.com.br atualizado em setembro de 2023