Comendador Levy Gasparian

 

 

MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN

povoado de Serraria remonta ao final do século XIX no município de Paraíba do Sul. Em 1938 a região passa a ser subordinada ao município de Três Rios. Em 18 de janeiro de 1955 é criado o distrito de Serraria, subordinado a Três Rios. Renomeado Comendador Levy Gasparian em 1963. Em 23 de dezembro de 1991 o distrito é emancipado formando o município de Comendador Levy Gasparian e instalado em 01.01.1993.

Afonso Arinos é seu unico distrito.

 

AGÊNCIAS POSTAIS


REDE FERROVIÁRIA

Agências mineiras subordinadas temporariamente à DR-RJ

A divisa norte do  município com o estado de Minas Gerais é o rio Paraibuna. A  E.F. Dom Pedro II vinha de Três Rios em 1874 margeando o rio e cruzando-o frequentemente. Várias de suas estações foram construídas à margem esquerda, em território mineiro, mas ficaram em sua criação subordinadas à DR-RJ. Estão nesse caso as agencias das estações de Serraria, Espirito Santo (atual Sobragi),  Cedofeita, Retiro e Bemfica.  Ao longo do tempo elas foram passando para a administração mineira – as respectivas datas de transferência estão indicadas na coluna “fechada” na tabela acima.

Agências fluminenses subordinadas temporariamente à DR-MG

O caso inverso também ocorreu no período de 1948 a 1963, com subordinação de agências de Levy Gasparian à DR-JFA, com sede em Juiz de Fora. Estão nesse caso as agências de Afonso Arinos e Monte Serrat, assim como outras em municípios limítrofes tais como Sapucaia e Três Rios.

A tabela abaixo lista as estações no município e suas respectivas agencias. Mais detalhes sobre os dados podem ser encontrados no menu “Agencias Ferroviárias”.

 


FATOS, HISTÓRIAS E IMAGENS SOBRE AS AGÊNCIAS


Local 1 no mapa

ERJ 369 – Comendador Levy Gasparian (1976- )

O Comendador Levy Gasparian, um visionário de origem armênia, adquiriu nos anos 1950 uma fazenda em Serraria. Nesse local construiu uma indústria têxtil, o Lanifício Alto da Boa Vista. Empreendedor, ele trouxe vários melhoramentos para a localidade e teve importante participação política. Em sua homenagem o distrito, e posteriormente o município, receberam o seu nome. Gasparian faleceu em 1972 e o lanifício fechou em 1997.


Local 2 no mapa

ERJ 370 – Barra Longa, estação (1912-1941)
ERJ 371 – Afonso Arinos (1941-2000)
ERJ 371A – AGC Afonso Arinos (2000- )

Única estação à margem direita nesse trecho foi Barra Longa que foi inaugurada mais tarde em território fluminense, já no século XX;  posteriormente renomeada Afonso Arinos.


Paraibuna e Mont Serrat Locais 3 e 4 no mapa


ERJ 372 – Registro de Paraibuna (1840-1868)
ERJ 373 – Paraibuna, estação (1875-1886)
ERJ 374 – Monte Serrat (1886-1969)

No início de século XVIII foi construído o “Caminho Novo” [1] ligando a região das minas à Corte e facilitando o transporte do ouro lá extraído. Várias localidades se desenvolveram na região, destacando-se Santo Antonio de Paraibuna que em 1853 seria elevada à cidade e, em 1865, renomeada Juiz de Fora.

O nome Paraibuna designava toda a região, inclusive o rio que fazia a divisa RJ/MG. À margem esquerda desse rio seria instalado o Registro de Paraibuna, local em que seria criada em 26.03.1840 a agencia homônima [3]. Essa agencia seria a 36ª pré-filatelica no estado do Rio.

Na margem fronteira estava a povoação de Monte Serrat – daí o nome alternativo de Registro da Ponte do Paraibuna ou Passagem do Parahibuna. As duas margens eram interligadas pela ponte inaugurada em 1825.

Os ‘registros’ imperiais eram um equivalente à alfândega ou postos de fiscalização tributária. O local pode ser visto na imagem abaixo (fonte: Wikimapia 2018, com minhas anotações em vermelho).

com-levy-gasparian-registro-paraibuna

A última informação que possuo da agência no Registro [2] é de uma licitação de malas publicada na imprensa com assinatura da 3a. secção do Correio Central em 27.05.1868. Em 28.09.1874 a EF D.Pedro II inauguraria a estação de Paraibuna, onde seria criada em 1875 uma agencia postal, que presumo tenha sido transferida do Registro vizinho.

Monte Serrat

Na margem direita do rio, já desde o início do século XVIII, um núcleo populacional se organizava sob a invocação de Nossa Senhora de Monte Serrat. Com o progresso, conseguiriam em 1884 o predicativo de Freguesia e também em 06.11.1886 a transferência para sua sede da agencia da estação, que seria renomeada Monte Serrat. Curiosamente, seus carimbos manteriam a legenda “EST” (estação) até pelo menos 1928. Ver comentários na Linha 1, est. 1.91 anexo 1

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Nota [1] a história do Caminho Novo está detalhada no menu História Postal, Vila da Estrela. Consulte aqui

Nota [2] como ilustração, apresento também uma carta (coleção do autor) selada no verso, postada em 11 de agosto de 1859 no Rio de Janeiro e endereçada a Albino de Cerqueira Leite no Regº do Parahibuna. Albino era de  família originária de Barbacena e um de seus irmãos, Pedro de Alcântara, foi presidente da Província de Minas Gerais entre 1864 e 1865. Importantes cafeicultores, possuíam fazendas em Simão Pereira e Matias Barbosa. Abaixo, detalhe do mapa de 1853 e fac-símile da carta.

Nota [3] a data é do colega Nova Monteiro. A imagem é do Relatório Ministerial do Império ano 1840 pag. 56 (Hemeroteca da BN)


Estações mineiras na DR-RJ 

Locais 5, 6, 8, 9 e 10 no mapa ao alto da página e no mapa de 1890 abaixo

Ver quadro REDE FERROVIÁRIA no alto da pagina. As datas entre parênteses informam a criação e a transferência das agencias para a administração mineira.

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A estação de Serraria, sem data. Foto Preserve (estacoesferroviarias.com.br)

ERJ 375 – Serraria (1861-1891)

 

ERJ 376 – Espirito Santo (1875-1881)

Estação de Sobragy, antiga Espirito Santo (estacoesferroviarias.com.br)

 

ERJ 377 – Cedofeita (1876 – 1881)

Do site estacoesferroviarias.com.br: A estação, ainda a original, de Cedofeita em 1935 (Foto Eurico Pedroso Filho – acervo Maria Cristina de Gusmão Lobo Pedroso).

Nota sobre a criação da agencia Cedofeita na estação (O Globo de 21.01.1876)

Peça posterior à mudança de subordinação da agencia:

Cedofeita respondeu à DR-RJ de 1876 a 1881. O envelope acima é de 1907 e foi postado na agencia de Cedofeita, já subordinada à Minas, como se lê na legenda inferior. A carta seguiu pela EFCB até Montserrat (esta no Rio de Janeiro) que presumo fosse o ponto mais próximo à referida fazenda, o que me levou a pesquisar a família Cerqueira Leite, proprietários de terras na zona da mata mineira próximas a Juiz de Fora.

Pedro de Alcântara Cerqueira Leite nasceu em 1807 em fazenda próxima a São João Nepomuceno, onde seu pai, o Capitão José Cerqueira Leite, possuía muitas terras – entre as quais a fazenda Cabuhy (ou Cabuí, no envelope nomeada Cambuhy). Pedro chegou a ser agraciado em 1881 com o título de Barão de São João Nepomuceno.

O destinatário da carta foi seu irmão, Coronel Albino Cerqueira Leite, na fazenda Cabuí. Ele era genro do senador Manuel de Melo e Souza, 1° Barão do Pontal e ex-presidente da província de Minas Gerais (1831-33).

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ERJ 377A – Retiro (1877-1881)

Estação de Retiro em 1915 (Foto do Álbum de Juiz de Fora, de Albino Esteves, cf. site estacoesferroviarias.com.br)

A agencia na Estação de Retiro foi criada no mesmo ato de Bemfica em 1877 (cf. nota do Globo apresentada no estudo a seguir). No entanto, o GP de 1880 a lista em MG. Assim, não há elementos suficientes para supor que ela tenha respondido à DR-RJ como Bemfica. Entretanto, o pesquisador Paula Sobrinho informou em seu livro sua criação em 15/07/1881 o que nos permite supor um período entre 1877 e 1881 em que tenha ficado subordinada à DR/RJ.

(não possuo imagens de carimbos)

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ERJ 377B – Bemfica (1877-1881)

Estação de Benfica em 1921 (Acervo Jorge A. Ferreira) cf estacoesferroviarias.com.br

Carimbo “Estação Bemfica” (PA 1237)

Inicialmente eu havia relacionado essa agencia na estação Benfica na EF Rio d’Ouro no bairro homônimo do Rio de Janeiro. Posteriormente surgiram informações que colocaram em dúvida a localização – o que me levou a pesquisar o tema com mais profundidade, resultando no estudo apresentado a seguir no anexo 1. A conclusão é que a agencia está na EFCB em Minas Gerais, tendo no entanto sido subordinada por alguns anos à DR-RJ.

 

 


Anexo 1

ESTUDO: ESTAÇÃO DE BEMFICA

Resumo: este estudo conclui que a agencia criada em 1877 com o nome a que se refere o carimbo PA 1237 pertence a Minas Gerais. No entanto, a exemplo das estações vizinhas, ela ficaria subordinada à DR-RJ até 1881. De fato, Paula Sobrinho em seu livro de agencias mineiras a lista com DCA em 15.07.1881

Carimbo “Estação Bemfica” (PA 1237)

A agencia Estação de Bemfica é um bom exemplo das controvérsias que permeiam a história postal. Neste caso, a que local se refere o carimbo PA 1237, que aparece sobre emissão de 1876? Imagem acima (ver tb nota 4)

O assunto se alongará, pois pesquisei três hipóteses:

  1. Na EF Rio D’Ouro, bairro de Benfica no Município Neutro;
  2. Na EF D. Pedro II, Linha do Centro em Minas Gerais;
  3. Em Minas Gerais, porém com subordinação temporária à DR-RJ.

 


Hipótese 1 – Estação da EF Rio D’Ouro, no bairro de Benfica no Município Neutro


Alguns colegas, entre os quais R. Koester, atribuem o carimbo a este local, talvez sob influência do Guia Postal de 1880 que no seu verbete 324 reza “Estação de Bemfica, Rio de Janeiro” (imagem).

Para validar esta hipótese, é preciso estudar separadamente os dois vocábulos englobados no verbete do GP e comprovar a existência da estação e da agencia postal nessa data.

1.1. A estação

A Estrada de Ferro Rio D’Ouro foi projetada para transportar material para as obras da adutora nos mananciais da Serra do Tinguá. O trecho inicial entre a Ponta do Caju até a represa do rio D’Ouro foi concluído em 1877. As obras da adutora, apesar de incompletas, foram inauguradas em 12.05.1880 com a presença do Imperador.

Aviso do M.A. publicado no J. do Commercio no dia 10/1/83

No entanto, o serviço de passageiros só foi autorizado, mesmo assim provisoriamente, por aviso do Ministério da Agricultura de 03.01.1883 e sendo inaugurado em 15 de janeiro.

O ato de inauguração não teve nenhuma repercussão na imprensa, nem publicação de comunicado oficial da EFRD ou do M.A. A primeira informação que dispomos é uma tabela de horários publicada na Gazeta de Noticias em 18 de novembro de 1881 com as estações existentes na linha, inclusive a de Bemfica, para um evento em Pilares em data próxima.

 

Temos também uma tabela publicada pelo Almanak Laemmert de 1883, que reproduzo abaixo. Pelos horários, nota-se que é uma linha de serviço e não de passageiros. Nesta, curiosamente, surge a estação de Praia Pequena, mas não a de Venda Grande.

Dessas tabelas, extraímos a informação que a parada Bemfica ficava na rua do Jockey Club. Coloco a ressalva que pode ser uma parada temporária, somente para a tal festa. Assim, no mapa Maschek/Laemmert de 1900 (imagem abaixo) circulei em azul os locais das estações da EF Rio D’ouro na rua Bella de S. João e na rua Jockey Club, e adicionei mais à esquerda ao alto o presumido local da agencia postal “Bemfica”, no nº56 da rua de mesmo nome, sobre a qual falarei mais adiante.

Note-se ainda que o mesmo GP de 1880 no seu Anexo A (Chorographia) descreve como “Estação de Bemfica” somente o verbete de Minas (imagem).

***

1.2 A agencia postal

O regulamento constante no Decreto 3443 de 1865, em seu artigo 21, traz novamente a intenção de implantar um Correio Urbano (*). Uma das iniciativas foi implantar entre 1868 e 1877 uma rede de 25 agencias urbanas identificadas por letras de A a Z. Entre essas, a agencia “Q”, criada em 1869 na Rua de Bemfica, 56 (fonte Almanak Laemmert 1880 – imagem abaixo).

Assinalei esse endereço no mapa Maschek/Laemmert cuja imagem está logo acima. Presumo que o número 56 da rua Bemfica não é  o mesmo local na rua Jockey Club onde se aponta a parada Bemfica.

(*) Para informação detalhada sobre o serviço urbano, consultar o menu Correio Urbano.

Conclusões sobre a hipótese 1

A estação, ou parada, no bairro de Benfica ficava numa ferrovia de serviço que foi autorizada para passageiros somente em 1883.

Quanto à agencia “Q”, foi criada em 1869 como parte de uma rede urbana sem relação com a ferrovia que seria construída anos depois. No início dos anos 1880, essa rede estava sendo desativada e a próxima agencia no bairro foi criada somente em 1915 (Largo de Benfica). Concluindo, acho pouco provável que essa estação-agencia seja aquela a que o verbete do GP 1880 se refere.

 

Hipótese 2 – Na EF D. Pedro II, Linha do Centro em Minas Gerais


A estação Bemfica foi construída na Linha do Centro da EF D. Pedro II, no município de Juiz de Fora em Minas Gerais. A linha tem expressão nacional e a estação foi inaugurada em 2 de janeiro de 1877. Sua agencia postal criada logo a seguir em 23 de fevereiro de 1877 (imagem de O Globo de 23.02.1877).

As pesquisas na imprensa sobre “Estação Bemfica” entre 1875 e 1880 citam unicamente esta estação em Minas Gerais.

É, portanto, forte candidata. Tem contra ela tão-somente não constar do GP 1880, nem no trabalho de R. Koester – que atribui a ela 17 de julho de 1881 como data de criação (como também Paula Sobrinho). Essas datas a deixariam fora do GP de 1880.

No entanto, é importante esclarecer que J.F. Paula Sobrinho normalmente aponta em seu livro como data de criação aquela em que as agencias são registradas na DR-MG. Como veremos na hipótese 3, se uma agencia tiver sido criada com subordinação à DR-RJ ela só será registrada por JFPS após a transferência de diretoria.

Para desempatar, reproduzo a “Tabella das Agencias do Correio do Imperio” aprovada por aviso do Ministerio da Agricultura em 24.11.1884 e publicada em 1885, onde se lê: Bemfica, Estação: DCA 1877 (imagem).

Conclusões sobre a hipótese 2

As datas de criação da agencia e da estação em Juiz de Fora são compatíveis e portanto a colocam como forte candidata. Mas existe uma terceira hipótese que talvez seja ainda mais adequada.

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Hipótese 3 – Em Minas Gerais, porém com subordinação temporária à DR-RJ


Esta hipótese parte do princípio de que a hipótese 2 está correta e a estação de Bemfica, bem como sua agencia postal, estejam localizadas na Linha do Centro e no município de Juiz de Fora MG. O mapa Canabrava abaixo mostra a localização das estações nesse município (imagem cortesia do filatelista Marcio Protzner de Minas Gerais).

Esta hipótese sustenta que, apesar de ter sido criada no território de Minas, a agencia esteve subordinada temporariamente à DR-RJ. Isso é bastante comum nessa linha uma vez que quatro outras estações vizinhas em território mineiro também estiveram subordinadas à DR-RJ. Veja resumo no quadro abaixo, onde DCA/RJ é a data de criação e DCA/MG indica as datas em que as agencias passaram a se reportar à MG.


Conclusão final

Na minha opinião, a hipótese 3 é a que possui maior aderência com os documentos apresentados. Dessa forma, o carimbo PA 1237 Bemfica refere-se à estação em Minas Gerais cuja agência ficou subordinada temporariamente à DR/RJ. Vale ainda dizer que nesta hipótese o GP 1880 está totalmente correto ao apontá-la no RJ, a quem afinal a agencia esteve subordinada nessa época.

Falta-nos contudo o documento principal: uma carta com o carimbo e a clara identificação do local do remetente. Quem sabe aparece?


Notas e informações

Nota 1 – Agencia “Estação de Retiro”. Como vimos, esta agencia foi criada no mesmo ato em 1877. No entanto, o GP de 1880 a lista em MG. Assim, não há elementos suficientes para supor que ela tenha respondido à DR-RJ como Bemfica, embora Paula Sobrinho a tenha criado somente em 15/07/1881 o que indicaria um período entre 1877 e 1881 subordinada à DR/RJ. Decidi apresentá-la na lista do RJ, com data de transferência não conhecida.

 

Nota 2 – O segundo carimbo que RK apresenta em 1887 seria da estação Bemfica já subordinada à DR-MG

Nota 3 – Bibliografia

“A Água do Rio” por Jose de Santa Ritta / Synergia Editora – RJ 2009
“A Formação das EF no Rio de Janeiro” por Helio Rodriguez / Memoria do Trem – RJ 2004
“História Postal de Minas Gerais” por Jose Francisco de Paula Sobrinho.
Hemeroteca da Biblioteca Nacional Rio de Janeiro

Nota 4 – Carimbos

Segue a imagem que constava da coleção no bairro de Benfica anteriormente à suspeição da sua localização.

 

 


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4 pensou em “Comendador Levy Gasparian

  1. Gosto de memorizar e me situar no mapa já que sou ciclista e vivo pedalando para diversos municípios… E as histórias de emancipação dos municípios e seus documentos são interessantíssimas! Parabéns por essa coleta de informações.

  2. Caro expedicionário, obrigado pelos comentários. Também já fui ciclista, pedalei muito minha Trek. Depois me aposentei…
    Conto com suas andanças para me mandar boas histórias para incluir no site. Abraços

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