Botafogo

Bairro de Botafogo 1910

Do ponto de vista da história postal, Botafogo é sem dúvida o mais importante bairro da zona sul. São cinco as agências – incluindo uma sucursal – que aí funcionaram no final do seculo XIX e início do XX e que estão indicadas no mapa de 1910 acima.

Um dos mais tradicionais bairros residenciais da cidade, sua primeira agência postal foi criada ainda no Império, na Rua São Clemente – via que abrigava palacetes, embaixadas e colégios tradicionais. A enseada de Botafogo banha também  o bairro da Urca, onde se localiza o Pão de Açúcar.

Botafogo é também o bairro de origem do BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS. O clube de remo foi fundado em 1º de julho de 1894 com o nome de Club de Regatas Botafogo. Mais tarde, em 1942,  fundiu-se com o Botafogo Football Club, clube fundado em 12 de agosto de 1904 no mesmo bairro. Seu escudo, conhecido como “Estrela Solitária” representa a Estrela D’Alva, presente no céu durante as madrugadas de treino das regatas.


Agencias Postais do bairro


Carimbos “Praia de Botafogo” (MRJ 65 e 65A)

O Decreto Imperial de 1865 abordava a regulamentação do Serviço de Correio Urbano na cidade do Rio de Janeiro. Assim, entre 1868 e 1877 foi implantada uma rede de 25 agencias identificadas por letras de A a Z. A de Botafogo foi criada em 1º de dezembro de 1868 na rua de São Clemente e recebeu a letra “F”. O assunto está explorado em detalhes no menu “Correio Urbano“.

***

No alvorecer da República, uma nova rede de Agencias Urbanas foi criada em 30 de dezembro de 1889, embora seu escopo fosse um pouco diverso da rede do Império. Agora o objetivo era descentralizar algumas responsabilidades do Correio Central.

Foram implantadas inicialmente 8 agencias (outras 4 mais tarde) que receberam identificação por letras cabendo a Botafogo a letra “C”. Foi situada na Praia de Botafogo esquina com a rua da Passagem. Essa rua, que inicialmente se chamava “Caminho de Copacabana”, era rota de ligação entre os dois bairros.  Foi sucedida em 1898 pela agencia “Praia da Botafogo”.

Vale a leitura da matéria “História das Sucursais do DF“.


Sucursal nº1 – Botafogo

Mencionei acima a matéria Sucursais do DF.  A nova rede foi criada pela portaria de 27 de janeiro de 1901 inicialmente com seis sucursais e Botafogo receberia a Sucursal nº 1, o que traduz a importância do bairro na época. Ver História das Sucursais do DF.

A de Botafogo foi inaugurada em 3 de março de 1902 na Praia de Botafogo. A agencia que funcionava no local (ver MRJ 65A acima) foi transferida em 25 de maio “para as proximidades da Praça do Matadouro” (fonte BP). O assunto é tratado com mais profundidade no menu “Praça da Bandeira”.

Botafogo, AP (1911? -1930?)

Confesso que ainda não consegui classificar esses dois exemplares, uma reprodução de 1912 e um barras duplas bem legível de 1920. Ainda estou pesquisando.

Botafogo, AC (1940 – )

Com o fechamento da Sucursal nº1 era de se esperar que uma nova agencia fosse substituí-la. De fato, uma nova agencia “Botafogo” aparece e continua ativa atualmente.

Carimbos de serviço

Carimbos mecânicos franqueadores

Carimbos do bairro de Botafogo

 


©2012-2021 agenciaspostais.com.br (atualizado abril 2021)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *