Botafogo

Do ponto de vista da história postal, Botafogo foi sem dúvida o mais importante bairro da zona sul. São cinco as agências – incluindo uma sucursal – que aí funcionaram no final do século XIX e início do XX e que estão indicadas no mapa de 1910 acima. Entre elas, agencias que faziam parte da rede de agencias urbanas do império (“F”), depois da primeira rede da república (“C”) e também da rede de sucursais (Succ.nº1).  

Sua localização é belíssima, entre as montanhas e o mar, com vista para o Corcovado e o Pão de Açúcar, como se vê na imagem da enseada de Botafogo.

Botafogo é o bairro onde nasceu o BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS. O clube de remo foi fundado em 1º de julho de 1894 com o nome Club de Regatas Botafogo. Em 1942 fundiu-se com o Botafogo Football Club, fundado em 12 de agosto de 1904 no mesmo bairro. Seu escudo, conhecido por “Estrela Solitária”, representa a Estrela d’Alva, que iluminava o céu das madrugadas de treino das regatas. 

 


Quadro de Agencias Postais


Agrupei as agencias de Botafogo segundo um critério cronológico que me pareceu mais adequado do ponto de vista histórico.

O Correio Urbano Imperial (*)

O Decreto Imperial de 1865 abordava a regulamentação do Serviço de Correio Urbano na cidade do Rio de Janeiro. Assim, entre 1868 e 1877 foi implantada uma rede de 25 agencias identificadas por letras de A a Z. A de Botafogo foi criada em 1º de dezembro de 1868 na rua de São Clemente e recebeu a letra “F”. O assunto está explorado em detalhes no menu Correio Urbano no Imperio.

A rua São Clemente era um dos endereços mais elegantes da cidade, onde se construíram diversos casarões como esse acima (foto do Museu Histórico Nacional) que ainda está preservado.

MRJ 63 – São Clemente, agencia urbana “F” (1868-1882)

(*) parágrafo atualizado em dezembro de 2023

***

O correio urbano na Republica (*)

No alvorecer da República, com base em um projeto ministerial no ocaso do Império, uma nova rede de Agencias Urbanas foi implantada pelo Diretor Geral dos Correios ao assinar a Portaria de 28 de janeiro de 1890 que criava oito Agências Urbanas que auxiliariam o serviço postal no perímetro urbano da cidade do Rio. As “agências de letras” foram identificadas de “A” a “H”, cabendo a Botafogo a letra “C”.

Foi sediada “no fim da praia de Botafogo” esquina com a rua da Passagem (essa rua, que originalmente se chamava “Caminho de Copacabana”, era a rota de ligação entre os dois bairros). Por volta de 1898 a agencia passa a ser referida, inclusive na legenda dos carimbos, por “Praia da Botafogo” sendo transferida em 05.12.1902 “para as proximidades da Praça do Matadouro” (conforme o BP) onde recebeu o nome de “Praça da Bandeira” (veja MRJ 493).

A rede de agencias de letras foi ampliada posteriormente para 12. Veja matéria completa no menu “Correio Urbano na Republica e Sucursais“.

MRJ 64 – Agencia Urbana “C” na Praia de Botafogo (1890-1902)

(*) parágrafo atualizado em dezembro de 2023

***

MRJ 66 – Sucursal nº1 – Botafogo (1902-1941)

Esta sucursal veio a substituir a antiga agencia “Praia de Botafogo” descrita no parágrafo anterior. Ela fazia parte de um projeto implementado pelo DGC através da Portaria 33 de 27 de janeiro de 1901, conforme nota no Relatório Postal de 1903, que autorizou a criação de uma rede de seis sucursais, posteriormente ampliada, como se pode ver na matéria completa no menu “Correio Urbano na Republica e Sucursais“.

Os primeiros carimbos da sucursal estão organizados pelas distribuições ao longo do dia. A portaria previa quatro distribuições diárias mas, pela análise dos carimbos, notamos que pelo menos a partir de 1906 foi implantada também uma quinta.

Tipos “Distribuição”

A peça a seguir é muito interessante. Trata-se de um bilhete postado em Niterói em dezembro de 1913 onde recebeu o carimbo relativamente comum de posta urbana da Administração do RJ e a legenda inferior da Agencia Central (4a.S. 2A.P. URBANA) . Endereçado a Botafogo, foi recebido pela respectiva Sucursal.

O interesse está no carimbo de recepção no mesmo dia que traz legenda superior SUCC. de BOTAFOGO, orelhas 4A. D. e legenda inferior 5 H.T. – D. FEDERAL o que é inédito por grafar um horário. O outro carimbo avulso apresentado é de 1914 mas infelizmente não permite comparar a distribuição nem o horário por estar incompleto.

De qualquer forma, permite supor que o sistema de distribuições ainda estava em funcionamento na sucursal nos primeiros anos da década de 1910.

***

Tipos “Malas”

Também prevista no regulamentação está a obrigação de enviar malas durante o expediente para o correio central. No caso, tenho carimbos somente da 2a. e da 4a. malas.

***

Tipos Collecta

A próxima página trata dos carimbos “Collecta” cujos quatro “districtos” em que está dividida a área estão também previstos desde o primeiro projeto da rede. Consegui exemplares de três deles. Trata-se também de um carimbo totalmente original.

 

***

Por volta de 1914, aparentemente o modelo de distribuição apresentado acima foi abandonado com a introdução do carimbo “tipo 5h”. Trata-se de um modelo  denominado “barra dupla” com 27mm de diâmetro  e do qual existem diversas variações como se pode ver no menu Carimbologia.

O tipo 5h faz parte de um desenho cujo datador tem 13 dígitos assim distribuídos: DD.RRR.AA.-DC. A particularidade está em apresentar pela primeira vez dois “dígitos de controle” (DC) com os quais se poderia especificar até 99 variantes (por exemplo, turmas, horários, funcionários). Ele foi utilizado de 1914 a 1926.

No caso de Botafogo, apresento diversos exemplares para que se possa analisar as possíveis variantes. Eu observei que somente os numerais 2, 4 e 5 foram utilizados nos DC. Coincidência, ou seriam eles indicadores das distribuições?

MRJ 66 – T 5h – Suc. Botafogo

 

***

A partir de 1927 e atém o fim da sucursal os carimbos passam a trazer simplesmente  indicações de dois turnos, “manhã e “tarde” em diversos posicionamentos. Vale ressaltar o carimbo tipo T6 do qual tenho um único exemplar cuja legenda superior não está infelizmente completa.

 

***

CARIMBOS MECÂNICOS

A Sucursal nº1 utilizou em 1931 os carimbos mecânicos propagandísticos então em voga. Tenho registro do tipo 13 que diz “Visit this Capital (…)”. Em selos isolados, tenho registro em várias emissões da série vovó.

***

Os exemplares de serviço da sucursal não acrescentam informação à sua história. Uma curiosidade é o carimbo do vale postal de 1918, um exótico inédito.

 


O conceito de rede de sucursais foi abandonado por volta de 1941, e a sucursal deu lugar a uma nova agencia regular que retomou o nome “Botafogo” e que permanece ativa até hoje.

MRJ 67 – AC Botafogo (1941 – )

Carimbos mecânicos


Parte 2 – Outras agencias próprias dos Correios entre 1910 e 1930


Falamos até aqui da agencia principal do bairro, que foi inaugurada com a agencia de letras do império, depois com a segunda rede de letras na república seguida pela sucursal que teve continuidade com AC Botafogo – ainda ativa.

Durante o período de operação da Sucursal (1902-1940), algumas agencias foram em paralelo criadas no bairro, mas todas com histórias mal documentadas e, como veremos,  com raros carimbos conhecidos. Entre as seis agencias que vou apresentar só possuo duas imagens de carimbos, sendo um deles uma reprodução da internet. Vamos a elas.

MRJ 68 – Rua Real Grandeza (1910 – 1911)

Não possuo imagens. Tenho notícias da nomeação de agente no DOU de 12.11.1910 e mudança de nome para Rua Marquês de Abrantes em 05.06.1911 (imagem do BP)

Mas de fato essa rua fica no Flamengo onde está classificada como MRJ 329. Portanto, não seria uma renomeação, mas uma transferência.

*

MRJ 69 – Botafogo (ND – 1912)

Só a conheço pela nota do BP de 4 outubro de 1912 reproduzida acima que nos informa a criação de agencia Rua S. João Batista como nova denominação da “Botafogo”. Portanto, existiu uma Botafogo da qual não conheço a criação, tampouco localização, mas que registro aqui sob o numero MRJ 69.

O pior é que a reprodução que dela possuo traz um carimbo com essa legenda mas datado 29.10.1912, ou seja, alguns dias após seu fechamento. Não sei onde o consegui, mas quem sabe um dia consiga rever essa peça.

*

MRJ 70 – Rua São João Batista (04.10.1912 – 16.02.1920)

Trata-se de importante rua do bairro, que liga a rua Voluntários da Pátria ao portão principal do cemitério homônimo. A agencia é a que foi apresentada em nota do BP anteriormente. O único carimbo que possuo está utilizado sobre selo de premio em vale postal dessa agencia.

Como nos informa o BP, a importante agencia (de 2a. classe) foi suprimida em 16.02.1920; sem mais detalhes.

**

MRJ 71 – Botafogo (1920-1930)

Desta segunda agencia Botafogo (depois da MRJ 69) também não consegui informação oficial de criação. Adotei 16.02.1920, como possível sucessora da agencia S. João Batista (MRJ 70) fechada nessa data. Isso se confirma com o fragmento de 01.06.1920 na coleção. Trata-se de um carimbo tipo barra-dupla idêntico ao utilizado na sucursal na mesma época (MRJ 66).

A partir daí não tenho nenhum registro até 1929 quando o DOU nos informa que está sendo negociado contrato de aluguel “para a agencia de Botafogo”. Talvez sem sucesso, já que a agencia já não consta no GP 1931.

A registrar que ambas as ‘botafogo’ foram criadas na vigência da sucursal Botafogo. Não entendi a razão para criar confusão com nomes. Duas vezes.

 

***

MRJ 72 – Rua da Passagem (1911-1931)

A agencia Rua da Passagem foi criada em 1911 como 2a. classe, portanto uma agencia importante (BP). Apesar disso, só possuo carimbo sobre selo de franquia em vale postal. Foi suprimida em 1931; o BP não traz detalhes, mas eles aparecerão no comunicado de criação da MRJ 73 a seguir.

*

MRJ 73 – Rua São Clemente (06.09.1932 -12.11.1933)

Com a criação do DCT em 1931 ocorreram várias fusões entre agencias postais e estações telegráficas. Este é o caso da agencia Rua São Clemente, criada com a fusão da AP Rua da Passagem com a ET São Clemente em 1932 (BP). Teve vida efêmera e seu fechamento consta na imprensa. Em tão pouco tempo é um achado conseguir um bom documento como esse vale postal de 8 de outubro de 1932 ainda mais com um raro carimbo T7 com ano grafado em três digitos.

 


Agencias contemporâneas próprias dos Correios a partir dos anos 1970


Por mais de 40 anos (1933 a 1976) o bairro teve uma única agencia, a sucursal que deu lugar depois à AC Botafogo.

A primeira novidade foi a agencia da Av. Nações Unidas cuja data só conheço através de carimbo em fragmento. Esta funciona até hoje. Além dela, os Correios abriram as agencias Centro Empresarial e Capemi nos anos 1980 que fecharam com o advento das franqueadas no inicio dos 1990.

MRJ 74 – Avenida Nações Unidas (1976 –  )

MRJ 75 – Centro Empresarial Rio (1984-1992)

MRJ 76 – Capemi (1983-2002)

 


As agencias franqueadas


A terceirização parcial dos serviços é mencionada pela primeira vez no Decreto-lei nº 509 de 20 de março de 1969 e reconfirmada em 1978, com a Lei 6.538 de 22 de junho. A partir do final de 1990 começa a implantação das ACS (agencias do correio satélites) que logo seriam substituídas pelas ACF (depois AGF) – agencias do correio franqueadas. Ver capitulo VI no menu Historia dos Correios.

MRJ 77 – ACF Casa das Franqueadoras (1992-1993)

MRJ 78 – ACF Rio Sul (1992-2012)

MRJ 78A – AGF Shopping Rio Sul (2012 –  )

MRJ 79 – ACF Estação Botafogo (1993-1996)

MRJ 79A – AGF Paulino Fernandes (2012-2022)

MRJ 80 – ACF Mena Barreto (1996-2012)

MRJ 80A – ACF São Clemente (1993-1996)

MRJ 80B – AGC Nuclen (2000-2002)

MRJ 80C – ACF General Polidoro (2002)

Das duas últimas ainda não possuo imagens.

 

 


©2012-2023 agenciaspostais.com.br (atualizado em agosto de 2023)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *