Campo Grande

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

A ilustração acima  é usada em todos os bairros deste trabalho para posiciona-los dentro do município. Já o mapa mais detalhado (de 1920) abaixo eu emprestei do artigo Correio Rural do Império que está no menu Correio Central. Ele abrange toda a zona oeste do município e, se não mostra os limites entre os atuais bairros, permite localizar as agencias de Campo Grande, conforme mostra a tabela a seguir. Note que, como o referido artigo tratava do período imperial, as agencias mais recentes não estão representadas. Quem sabe um dia eu o complete.

Bairro de larga extensão territorial na zona oeste do município e com grande população, Campo Grande tem origem rural, com a cultura do açúcar e do café. Desmembrada da Freguesia de Irajá em 1673, a Freguesia de Campo Grande e sua matriz a Paróquia de Nossa Senhora do Desterro do século XVIII, foi a origem do núcleo urbano . A estação do Ramal de Santa Cruz da E F D. Pedro II foi inaugurada em 1878 e a agência postal é de 1867.


Agencias Postais de Campo Grande


Carimbos da agencia Campo Grande (MRJ 101)

Outras agencias do bairro de Campo Grande

Ponto da Caroba às vezes é referido por “Porto”. Acredito que Ponto é mais correto.

O carimbo de Palmares tem uma legenda curiosa e rara: (M. N.) – município neutro. Só conheço outra na vizinha Inhoaíba (classificada no bairro de mesmo nome.

Ambos têm imagens reproduzidas do trabalho de Koester.


© 2012-2021 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em abril de 2021)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *