Olaria

O nome do bairro deriva da olaria construída no bairro em 1821,  origem de várias outras cerâmicas. A Linha do Norte (futura Leopoldina) inaugurou a estação “Olaria” em 23 de outubro de 1886, trazendo importante impulso ao comércio local. 

Vale mencionar o Porto de Maria Angu, em que se chegava pela Estrada Maria Angu, entrando pela rua Pirangy e cruzando a ponte sobre o rio Timbo até o pier. O porto era servido pelo Ramal da Penha da EF Rio do Ouro, que o ligava à linha tronco em Vicente de Carvalho. O assunto está detalhado na página da Penha.

Na rua Bariri fica a sede do Olaria Atlético Clube fundado em 1915. Os elementos náuticos do seu escudo referem-se à praia que existiu no bairro, hoje aterrada.

Quadro de agencias

A agencia principal do bairro foi criada em 1913 (BP). De 1935 a 1938 foi renomeada Pedro Ernesto [1] retornando posteriormente ao nome anterior. Teve breve existência, sendo fechada em 1941. Com exceção da data original de criação, as demais datas que registro coincidem com os mandatos de agentes postais que colhi no DOU.

MRJ 456 – Olaria, estação (1913-1935)

MRJ 456A – Pedro Ernesto (1935-1938)

MRJ 457 – APT Olaria (1938-1941) destas duas não possuo imagens


AGENCIAS FRANQUEADAS


O bairro ficaria sem agencias por décadas até a aprovação pelos Correios do sistema de agencias franqueadas, uma das quais permanece ativa.

MRJ 458 – ACF Delfim Carlos (1996-2003)

MRJ 459 – ACF Leopoldina Rego (1996-2012)

MRJ 459A – AGF Estação de Olaria (2012 –  )

 


Notas

[1] Pedro Ernesto do Rego Baptista (Recife,1884 – Rio de Janeiro,1942) foi um médico e político brasileiro. Durante o governo getulista, foi interventor no Distrito Federal de 1931 a 1934 e reconduzido ao cargo pela Câmara Municipal de 1935 a 1936. Em sua homenagem, o prédio ocupado atualmente pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro é conhecido por Palácio Pedro Ernesto.


 

© 2012-2023 www.agenciaspostais.com.br (rev. outubro de 2023)

Um comentário em “Olaria

  1. Meu caro amigo Paulo,
    Fiquei de boca aberta ao verificar como você expandiu seu site, agora a respeito das agências da cidade do Rio de Janeiro. Já copiei tudo para um pen drive, pois ainda estou sem poder usar a Internet, pois o meu Moden está divorciado do meu laptop e o Windows Internet Explorer brigou com ambos. Nada está funcionando direito e eu ainda não consegui arranjar um bom profissional para consertar o problema, que imagino ser de drives ou da linha do provedor. Paciência! Neste instante estou usando um computador do SESC da Tijuca, onde sou associado há mais de 40 anos. É um recanto encantador, com um clube para os associados maravilhoso, que possui piscina, biblioteca, salões diversos, cinema, teatro, enfim uma infinidade de atrações e como eu sou aposentado eu não pago absolutamente nada. Aliás, jamais paguei coisa alguma, pois isso é um privilégio para quem já foi comerciário e o dinheiro vem das contribuições sociais pagas pelos patrões. Maravilha. Para concluir, devo dizer que há uns 35 anos atrás eu organizei duas exposições filatélicas no salão nobre deste clube e que foram um sucesso, embora de tamanho modesto, pois tive a ajuda dos correios que me emprestaram os quadros e o SESC colocou toda a sua infraestrutura à disposição. Bons tempos aqueles.
    Por hoje é só, meus parabéns pelo seu belo trabalho. Continuo organizando minha coleção de carimbos do Estado do Rio de Janeir e espero estar com tudo pronto o mais breve possível, inclusive com as imagens das peças que compõem a coleção, que serão enviadas para você, tão logo eu consiga fazer o meu computador funcionar adequadamente.
    Abraços,
    Marlino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *