Cinelandia a Estação Antartica


AGF CINELÂNDIA

Cinelândia é o nome popular da região no entorno da Praça Floriano, no centro do Rio, englobando a área desde a Avenida Rio Branco até a Rua Senador Dantas, e da Evaristo da Veiga até a Praça Mahatma Gandhi, onde outrora ficava o Palácio Monroe. No seu entorno há vários edifícios clássicos, como o Theatro Municipal, a Câmara Municipal, o Museu de Belas Artes e a Biblioteca Nacional. O local deve seu nome à concentração dos grandes cinemas a partir dos anos 20, junto a bares, restaurantes e hotéis que tornaram essa região o centro da vida noturna da então Capital Federal. Abaixo, imagem do Cine Odeon em seu auge.

Carimbos da AGF cinelandia


CLUBE NAVAL

O edifício do Clube Naval na Av. Rio Branco é uma das construções históricas da então Avenida Central. Inaugurado em 1910 foi projetado pelo arquiteto italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi em estilo eclético e com salões decorados em estilo Luiz XV.

No local foi instalada uma agencia postal (MRJ 168C) que teve vida curta, de 1924 a 1926 – da qual infelizmente não conheço carimbos. O local sediou vários eventos, entre os quais o centenário do Almirante Saldanha da Gama (1846-1895), que foi homenageado ao nomear nosso primeiro navio-escola construído na Inglaterra na década de 1930.

A agencia postal especial (temporária) Clube Naval (MRJ 168C) foi criada pela portaria 331 de 18.3.1946 para funcionar no clube de 1º a 7 de abril.


AG. POSTAL C.B.B. (Confederação Brasileira de Basketball)

A agencia temporária foi instalada de 23 de novembro a 5 de dezembro de 1954 na sede do Automóvel Clube do Brasil durante a realização do II Campeonato Mundial de Basketball no Ginásio do Maracanã (fonte: Diario de Noticias de 21.11)

Em tempo: o campeão de 1954 foi EUA mas o Brasil conquistou um honroso vice-campeonato. O Brasil seria bicampeão nas duas copas seguintes, no Chile (1959) e novamente Brasil (1963). O time treinado por Kanela contou nos três jogos com jogadores históricos como Wlamir e Amaury. Foi a era de ouro desse esporte no Brasil.


ACF CONDE DE LAGES


CORREIO FEB

O serviço Postal da FEB foi criado pelo Decreto-Lei 6348 de 26 de abril de 1944 e extinto por ato do Ministro da Guerra em 4 de fevereiro de 1946. As malas partiam do Rio pelo Serviço Coletor Sul e eram transportadas para Natal pelo Correio Aéreo Nacional de onde eram transportadas à Europa Força Aérea norte-americana.
O carimbo comemorativo abaixo ilustra o serviço.


A OPERAÇÃO ANTÁRTICA e a ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ

No ano da instituição do PROANTAR (1982), o Brasil adquiriu um navio-polar dinamarquês, renomeado Navio de Apoio Oceanográfico Barão de Teffé. Naquele ano, a embarcação procedeu ao reconhecimento hidrográfico, oceanográfico e meteorológico de porções do continente Antártico com vistas a selecionar um local para a instalação de uma base brasileira. Em 12 de setembro de 1983, como resultado dessa expedição – designada Operação Antártica I, o Brasil foi reconhecido como Parte Consultiva do tratado da Antártica.

A Estação Antártica Comandante Ferraz foi instalada em 6 de fevereiro de 1984, na baía do Almirantado, ilha do Rei George, no âmbito da Operação Antártica II, realizada no verão de 1983-84.  A Estação foi parcialmente destruída por um incêndio no dia 25 de fevereiro de 2012. Seu nome homenageia Luís Antônio de Carvalho Ferraz, um comandante da Marinha do Brasil, hidrógrafo e oceanógrafo.

Em meados de novembro partiram do Rio de Janeiro, aproveitando os verões antárticos, as três próximas expedições: Operação Antártica III (1984), Operação Antártica IV (1985) Operação Antártica V (1986) que se estenderam até março dos anos seguintes.

Há documentos postais de várias dessas expedições, tais como envelopes timbrados e carimbos postais, vide MRJ 173A. No entanto, oficialmente o primeiro PC – Posto de Correio foi  inaugurado somente em 12 de março de 1988 como pode ser observado no carimbo mostrado em MRJ 173.

No Rio de Janeiro, o PC foi instalado no prédio dos Correios na Cidade Nova e transferido em 2002 para a Praça Barão de Ladário no Centro como ACS – Agencia dos Correios Satélite. No mesmo endereço funciona também a agencia AC Marcilio Dias, o que explica a existência desse carimbo em alguns objetos postais da Estação. Finalmente, um contrato de AGC foi assinado em 10 de junho de 2003.

Carimbos da Operação Antártica e Estação Comandante Ferraz

© 2012-2021 agenciaspostais.com.br – maio de 2021