Catumbi e Cidade de Deus

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

 


CATUMBI

O bairro do Catumbi, situado próximo ao centro da cidade, foi uma zona residencial aprazível que, com a expansão da cidade, entrou em decadência no início do século XX junto com os vizinhos Rio Comprido e Estácio (vide). A construção do túnel Santa Bárbara na década de 1960 acelerou o processo ao cortá-lo com uma via expressa. Cercado de favelas, o bairro perdeu sua personalidade. Há registro de uma agencia postal no império, criada em 1881 mas dela sabemos pouco.

As agencias urbanas na Republica

No alvorecer da República, uma rede de Agencias Urbanas foi criada em 30 de dezembro de 1889, embora seu escopo fosse um pouco diverso da rede anterior do Império. Agora o objetivo era descentralizar algumas responsabilidades do Correio Central.

Foram implantadas inicialmente 8 agencias (outras 4 mais tarde) que receberam identificação por letras cabendo ao Catumbi a letra “E” (MRJ 132). Foi criada em 30 de janeiro de 1890 e situada nesse local. Notemos a importância do bairro na época. Foi sucedida em 1898 pela agencia Largo do Catumbi (MRJ 133).

Vale a leitura da matéria “História das Sucursais do DF“.


Carimbos do bairro do Catumbi


CIDADE DE DEUS

Durante o governo Carlos Lacerda no Estado da Guanabara nos anos 1960, uma política de remoção de favelas causou a migração de milhares de moradores. Para abrigá-los, o governo construiu conjuntos habitacionais. Um deles foi constituído na Cidade de Deus, bairro desmembrado de Jacarepaguá, que conta hoje com quase 40 mil habitantes. Não possuo imagens.


©2012-2021 agencias postais.com.br – rev. abril 2021