7ª Secção

O Decreto 1692-A de 10 de abril de 1894 é o primeiro da era republicana a trazer uma revisão abrangente do Regulamento Postal. Dentre as novidades, a que mais nos impacta neste capítulo é a estrutura organizacional em oito seções ao invés das quatro anteriores

DECRETO Nº 1.692-A, DE 10 DE ABRIL DE 1894
Approva o regulamento dos Correios da Republica.
(…)
Art. 405. A Administração dos Correios do Districto Federal superintende tambem os correios do Estado do Rio de Janeiro e divide-se em oito secções.
(…)
§ A’ 7ª secção incumbe:
1º, receber, dar entrada e processar as reclamações ou queixas do publico relativas á expedição, recepção e distribuição das correspondencias, ou sobre qualquer outro serviço postal ou contra empregados do Correio;
(…)
5º, recepção, manipulação, distribuição, entrega, devolução e consumo das correspondencias cahidas em refugo nas repartições postaes do Districto Federal e do Estado do Rio de Janeiro;

Como vemos, basicamente funções administrativas. Entretanto, um novo decreto em 1896 altera radicalmente essas atribuições, acrescentando várias atividades de tráfego:

DECRETO N. 2230 – DE 10 DE FEVEREIRO DE 1896
Approva o regulamento dos Correios Federaes.
(…)
Art. 299. A Administração dos Correios do Districto Federal superintende tambem os correios do Estado do Rio de Janeiro e divide-se em oito secções.
(…)
§ 7º A’ 7ª secção incumbe:
1º, distribuição da correspondencia ordinaria na área central da cidade;
2º, recepção, abertura, conferencia e remessa das malas de e para as succursaes; remessa da correspondencia ás outras secções;
3º, recepção das correspondencias urbanas, sua marcação, apartação e distribuição na área central da cidade, e remessa ás succursaes;
6º, escolha e classificação das correspondencias cahidas em refugo e a fiscalisação dos serviços de distribuição domiciliaria e de collecta das caixas urbanas.

Como decorrência, o que se vê a partir de 1896 é uma grande variedade de carimbos onde se lê nas legendas superiores Rio de Janeiro e Capital Federal e nas demais legendas a menção às quatro distribuições diárias. Como veremos, 40 tipos de carimbos.

TIPOS DA DISTRIBUIÇÃO (1896-1914)

Tipo CRJ 281 em 4 distribuições (1896-1899)

  • Carimbos clássicos 24x13mm; legendas Rio de Janeiro // 7aS-Xa.D.

Esta série aparece ainda em 1896 com grande quantidade de carimbos relativos às quatro distribuições diárias de “correspondência ordinária na área central da cidade” – termos que copiei do 1º item das atribuições do decreto de 1896. Ela será substituída em 1/1/1900 com ano em 4 dígitos e legenda Capital Federal (CRJ 284).

 

Tipo CRJ 282 – noturnos (1898-1899)

  • Carimbos clássicos 24x13mm; legendas Rio de Janeiro // 7aS-NOITE

A partir de 1898 apareceriam carimbos com a legenda inferior “7A.S. – NOITE” que provavelmente se referiam a uma nova 5a. distribuição noturna.

Tipo CRJ 283 – noturnos (1900-1901)

  • Carimbos clássicos 24x13mm; legendas Rio de Janeiro // 7aS-NOITE e datador em 4 dígitos

Inexplicavelmente, esse tipo não foi substituído imediatamente pela nova série noturna Capital Federal, que só surgirá em 1902; assim, o carimbo foi refeito para acomodar os quatro dígitos do ano do novo século. As legendas permanecem as mesmas, mas com nova tipologia – tipos 1mm maiores e em negrito.

 

 

Tipo CRJ 284 em 4 distribuições (1900-1902)

  • Carimbos clássicos 24x13mm; legendas Capital Federal // 7aS e orelhas numeradas de 1 a 4. Este tipo é mencionado no livro de Matrizes do MPT, números 108 a 111.

Em 1º de janeiro de 1900 é lançada uma nova série de tipos “republicanos” com a legenda Capital Federal [1] e datador já em quatro dígitos. É a sucessora da série CRJ 281 que circulou de 1896 a 1899 e, da mesma forma,  também está organizada em 4 distribuições.

 

Tipos CRJ 285 a 289 em 4 distribuições + noturna (1902-1906)

  • Carimbos clássicos 24x13mm; legendas Capital Federal // 1ª a 4ª.D – 7aS e orelhas numeradas de 1 a 6

Sucessora da série 284 onde as quatro distribuições estavam indicadas nas orelhas, nesta série CADA UMA das cinco distribuições (considerando a noturna) possui diígitos de 1 a 6 grafados nas orelhas. Ou seja, um total de 30 carimbos diferentes.

Não consegui encontrar uma explicação oficial sobre esses seis dígitos. A explicação mais plausível é que tratava de um sistema de controle dos postos de trabalho.

Tipo 285 – 1a. distribuição

Tipo 286 – 2a distribuição

 

Tipo 287 – 3a distribuição

Tipo 288 – 4a distribuição

Tipo 289 – distribuição noturna

Este tipo possui um digito na orelha esquerda e um “N” na direita, com o significado de “distribuição noturna”. Seria o sucessor do CRJ 283 cuja legenda inferior era 7aS – NOITE.

**

Nota [1]: O tipo Capital Federal foi o primeiro claramente “republicano” a circular no Correio Central. Utilizados na 2aS, 3aS, 4aS e 7aS em diferentes épocas entre 1890 e 1910. Um painel completo sobre esse tipo está no menu Estudos de Carimbologia.


TIPOS BARRAS-DUPLAS (1907-1914 & 1933)

Não bastasse a profusão de carimbos clássicos de 1896 a 1906, a partir de 1907 um novo tipo de carimbo repetirá a dose em cinco distribuições + noturna, desta feita em carimbos barras-duplas [2] . A exemplo da anterior (CRJ 285 e ss.), a série apresentava originalmente quatro distribuições + a noturna e 6 dígitos especiais nas orelhas.

Entretanto, em 1933 surge uma quinta distribuição e também um sétimo dígito nas outras distribuições. Os carimbos que possuo indicam trânsito de janeiro a dezembro e somente no ano de 1933. Não encontrei (ainda) a regulamentação dessa iniciativa. O que sei é que a 2a.S, que havia herdado a atribuição de distribuição da 7a.S, a operou entre 1914 e 1929. Talvez ela tenha depois retornado brevemente para a 7a.

Vale mencionar ainda que barras-duplas foram também largamente utilizados na distribuição pela 2a.Secção entre 1914 e 1929, ou seja, como sucessores dos tipos de sétima.

Tipo CRJ 291 – 1a. distribuição

Como veremos nas demais distribuições, em 1933 um breve retorno da atribuição de distribuição à 7a.S resultou na recriação de alguns postos de trabalho, entre os quais o primeiro e o sétimo. Por isso os mantive os dígitos 1 e 7  ativos aguardando eventuais peças (do quinto realmente não tenho exemplares).

 

Tipo CRJ 292 – 2a. distribuição

Na segunda distribuição acontece o que eu havia comentado acima, com novas posições sendo introduzidas em 1933, no caso a 1 e a 7 (esta última entre abril e setembro desse ano).

 

Tipo CRJ 293 – 3a. distribuição

No dígito 1 tenho uma peça não circulada, que adiciono só para registar o carimbo.

Note que a posição 7 tem carimbos de outubro de 1933.

 

Tipo CRJ 294 – 4a. distribuição

Tipo CRJ 295 – distribuição noturna

Nesta série, somente a posição 7 foi ocupada em 1933.

Tipo CRJ 296 – 5a. distribuição (1933)

Esta quinta série foi acrescentada integralmente em 1933.

Esta franquia mecânica de tipo 135d (muito raro – único exemplar que conheço, imagem cedida pelo estudioso das franquias Mario Xavier Jr) foi circulada na zona central do Rio. Ela esteve instalada na Sul America, Companhia Nacional de Seguros, e o franqueador é customizado com mensagem da seguradora alardeando ser “firme como o Pão de Assucar” (sic). Passou pela 7a.Secção por ser registrada.

***

Nota [2] Os carimbos barras-duplas foram utilizados em todas as seções do Correio Central (com exceção da 6a.S) nas décadas de 1910 e 20. Na 7aS eles possuem um datador especifico (só encontrado aqui) que, além de dia/mês/ano acrescenta também posições para dígitos de controle. Mais controles? para que eles seriam usados? Não faço a mínima ideia. O carimbos usado aqui na sétima são do tipo “5e” com barras espessas e volutas duplas. Um painel completo sobre esse tipo está no menu Estudos de Carimbologia.


Esses foram os últimos tipos de distribuição da 7a.Secção, sendo a última data que tenho registro 6 de janeiro de 1914 e a primeira  Tudo leva a crer que essa atribuição tenha sido realocada para a 2a. Secção, onde possuo exemplares já em maio de 1914, com os mesmos tipos de carimbos.


 

TIPOS EXPEDIÇÃO (1910-1921)

A série de carimbos a seguir começa com a legenda inferior “7A.S.EXP.” que remete a expedição, título do bloco. Mas a característica mais surpreendente é a legenda superior “D.FEDERAL” que é exclusiva da 7a. Secção nesta série e não aparece em nenhum outro local, em qualquer época. Ainda estou pensando no motivo que os levou a escolher essa legenda. Os carimbos são todos do tipo clássico.

Como dizem, toda regra tem exceção e o primeiro tipo mantém a tradicional legenda superior “Rio de Janeiro”. Aparentemente em 3 turmas, embora eu só possua um exemplar da 2a. Parece-me um tipo raro.

Tipo CRJ 299 (1910)

Os tipos seguintes terão a legenda 7A. SECÇÃO

Tipos 300

Aparentemente em 3 turmas. A ressalva é porque as duas primeiras têm as mesmas dimensões 25×13,5mm mas a terceira (além do algarismo quase ilegível) tem data tardia, tipologia diferente e diâmetros 27×15,5mm. Ou seja, poderia ser uma nova série. Por enquanto, vou manter assim.

Tipo CRJ 300.1 (1912)

 

 

 

 

 

Tipo CRJ 300.2 (1910-1911)

Tipo CRJ 300.3 (1918)

Tipos 301 (1912-13)

Nesse tipo abandonou-se o “EXP.” na legenda inferior mas conservou-se o “D.Federal”, motivo que eu os manterei neste mesmo bloco. A legenda “7A. SECÇÃO – M” remete a dois turnos: Manhã e Tarde. Eu entendi que a 1a.T trabalha de manhã e a 2a.T à tarde. Os diâmetros são 28x14mm

 

Tipos 302 (1917-21)

Muito semelhante ao anterior, com formato 26,5×13,5mm. Em 3 turmas, sendo que os exemplares da coleção são todos à tarde. Será que existiriam também exemplares com “M” de manhã? Fica a dúvida.

Tipo CRJ 302.1 – 7a.secção T – 1a turma (1917)

Cabe aqui uma explicação sobre a peça que ilustra esse tipo.  Carta postada em S. Paulo com destino a Rio Grande (RS) que, no entanto, transitou pelo DF. Estávamos em 1917, durante a 1a. Guerra Mundial, e a correspondência estava sujeita à censura central que estava sob responsabilidade da 1A.Turma da 7A.Secção como mostra a marca postal verde sem data aplicada pela censura e não pelo trânsito postal, juntamente aliás com o carimbo LIVRE [1].

Tipo CRJ 302.2 – 7a.secção T – 2a turma (1919-1921)

Tipo CRJ 302.3 – 7a.secção T – 3a turma (1919)

Tipo CRJ 303.3 – 7a.S BRASIL – 3a. turma (1918)

Esse carimbo abusou da originalidade. Como já disse, o uso de D.Federal na superior é único e o uso de BRASIL na legenda inferior em carimbos clássicos tipo 4d é também inédito. Trata-se provavelmente de correspondência oficial, já que os carimbos são dessa emissão circularam somente de 1906 a 1920.


Nota [1] 

Do trabalho “Correspondência Brasileira Censurada 1917-1937” de autoria de Rubem Porto Jr, transcrevo o seguinte parágrafo: (…) a marca “”D. FEDERAL 1ªT – 7ª SECÇÃO” em verde aponta para o fato de que a censura postal estava a cargo da Primeira Turma da Sétima Seção Postal do Distrito Federal. Rubem apresenta a imagem de dois envelopes com essa marca, ambos datados de 1917 – a mesma data do envelope da minha coleção.


TIPO CONFERENCIA (1922)

Tipo CRJ 304.2 – 7A.S.CONF. 2A.T  (1922)

Carta postada pela Sub-Diretoria de Fiscalisação (sic) e Estatística, sem data por se tratar de correspondência oficial. Essa S.D. foi criada em três turmas pelo regulamento do Decreto n.14.722 de 16 de março de 1921. Por se tratar de carta registrada, passou pela 7aS no setor de conferência, tipo que registro aqui. Recebida em Praga em 16 de fevereiro. O envelope original está classificado na Diretoria Geral.


 

TIPOS REGISTRO (1921-1940)

Os tipos “Registro” são os que têm nas legendas a palavra Registro ou Reg.

Tipo CRJ 305.2 – 7a.S REG.-SIMP. – 2a.turma (1921)

Tipos CRJ 306 – REGISTRO – 1a.turma (1924)

Tipo CRJ 307.1 – REGISTRO – 1a.turma (1926)

Tipo CRJ 308.2 – 7a.seção 2a.turma REGISTRO MANHÃ (1940)

A legenda inferior ( D.F. ) é muito rara. Só conheço mais um exemplar na 2a.S. expressas que, aliás, tem o mesmo carimbo T10, o mesmo formato e o mesmo ano.


TIPOS TRÂNSITO DE REGISTRADAS (1927-1946)

Entre as atribuições da seção no regulamento de 1921 está a “exportação da correspondência registrada”, o que entendo está no encaminhamento das peças registradas recebidas.

Tipos CRJ 311 (1927-1930)

Tipos 312

Tipo CRJ 312.5a – 5a.turma tarde franquia

Tipo CRJ 312.5b – 5a.turma tarde (variante)

Tipo CRJ 312.8 – 8a.turma noite (1931)

Tipo CRJ 313.5 – 5a.turma tarde (1939-1940)

Tipo CRJ 314.5 – 5a.turma tarde (mensagem propaganda)

Tipo CRJ 316 (1946)

 


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