São Conrado

SÃO CONRADO

A região, circundada por belas montanhas e pela mata atlântica, pertencia à Fazenda São José da Lagoinha da Gávea em meados do Século XVIII. Sua sede foi comprada em 1932 por Osvaldo Riso, transformando-se na atual Villa Riso, centro de eventos culturais e exposições de artes (fechado em 2022).  No início do século XX, o Comendador Conrado Jacob Niemeyer possuía grande fazenda na região e em 1916 nela ergueu uma pequena capela em devoção a São Conrado, origem do nome do bairro.

Niemeyer também concluiu a belíssima Avenida Niemeyer e melhorou a Estrada da Gávea, que ganhou esse nome em 1917. Em 1921 integrantes da empresa Tramway criaram o Gávea Golf Club, abrangendo grande área verde e a chamada “Casa Azul”, sede do antigo engenho.

Em 1930, foi criado o primeiro loteamento do bairro, que deu origem à simpática Rua Capuri. Novos loteamentos surgiram, como o Jardim Gávea e o da Rua Iposeira;  em 1949, foi inaugurada a Estrada das Canoas, com seu belo mirante.

Dois fatores nos anos 1970 impactaram profundamente o processo de ocupação do bairro: a inauguração do Túnel Dois Irmãos (atual Zuzu Angel) e a auto estrada Lagoa-Barra, que transformaram São Conrado em bairro de passagem. Foram construídos os hotéis Nacional e Intercontinental (este hoje desativado) e a orla marítima foi urbanizada.

O sofisticado Shopping Fashion Mall é de 1982. Enquanto isso, as encostas da mata atlântica entre São Conrado e a Gávea foram sendo ocupadas pela nascente Favela da Rocinha, que ganhou status de bairro no início dos anos 1990 (vide).

São Conrado é um bairro belíssimo, emoldurado pelo Morro Dois Irmãos, pelo verde intenso das florestas do Parque Nacional da Tijuca, do Morro do Cochrane (718 m de altitude), pelo espetacular maciço rochoso formado pela Pedra da Gávea, com 844 m, pela Pedra Bonita e pela Agulhinha da Gávea, todas acessíveis por trilhas.

Como curiosidades, a Pedra da Gávea tem a mesma altura da av. Paulista em S. Paulo e é cerca de 130m mais alta que o Corcovado.

Na Pedra Bonita, a 524m , localiza-se a Rampa Maurício Klabin, utilizada na decolagem dos pilotos de asa-delta e parapente, rumo à Praia de São Conrado.

Carimbos de São Conrado

***

O Hotel Nacional, já mencionado acima, foi projeto de Oscar Niemeyer e construído pelo empresário José Tjurs, dono da rede Horsa, composta também pelo hotel Nacional de Brasilia e pelo Conjunto Nacional em São Paulo. Projeto de Oscar Niemeyer, com jardins de Burle Marx, o luxuoso conjunto formado pelo hotel, centro de convenções e teatro marcou época e ocupou lugar de destaque nos eventos sociais e empresariais da cidade.

Em 1979 o Rio hospedou o 18º Congresso Postal Universal promovido pela UPU – União Postal Universal de 12 de setembro a 25 de outubro de 1979 e com sede no hotel. A imagem abaixo é de matéria na revista Manchete.

Os correios homenagearam o evento com o lançamento de uma série de cinco selos comemorativos lançados em 12 de setembro.

Simultaneamente, na semana de 15 a 23 de setembro realizou-se a “Brasiliana 79” no centro de convenções e também objeto de homenagem dos Correios com um lançamento de um bloco comemorativo com o hotel em primeiro plano (os selos e bloco são reproduções da minha coleção).

No local foi instalada um agencia postal temporária que funcionou durante o evento com diversos carimbos postais e comemorativos. Selecionei alguns para ilustrar este capitulo e compor minha coleção. São reproduções de um estudo da UNPI (United Nations Philatelists Inc. que me foi enviado pelo colega Pedro Pozzato.

São dois carimbos, um mecânico franqueador e um comum circular. Este último lembra um tipo usado regularmente pelos correios na época, o T 27,  embora a posição dos dígitos de controle esteja invertida, neste caso ao final da linha da data.

MRJ 552 – XVIII Congresso da UPU (agencia temporária – 1979)

 

As duas agencias seguintes, que tiveram vida curta, se estabeleceram no conjunto comercial criado entre a Estrada da Gávea e a Rua Olympio Mourão Filho e que abriga um grande supermercado, uma clinica popular e vários pequenos empreendimentos.

ERJ 553 – São Conrado (1989-1993)

ERJ 554 – ACF Barcellos (1999-2012)

O bairro de São Conrado não possui agencia postal atualmente.


© 2012-2023 agenciaspostais.com.br (rev. outubro de 2013)