Agencias gêmeas Santo Eduardo (RJ e ES)

Duas localidades “Santo Eduardo” separadas pelo rio Itabapoana.

Paulo Novaes (*)

Resumo: separadas pelo rio Itabapoana, duas localidades Santo Eduardo – homônimas e vizinhas – tiveram ao longo do tempo suas sedes, estações ferroviárias e agencias postais nomeadas ora Santo Eduardo, ora Itabapoana, causando confusão e polêmica sobre datas e locais. Uma em território fluminense, outra em território capixaba, são hoje Santo Eduardo no RJ e Ponte de Itabapoana no ES. O objetivo deste trabalho é contar sua curiosa história e documentar os principais eventos.

Como parte do resumo, acredito que o quadro com a sequencia cronológica de eventos apresentado abaixo servirá como um guia para o entendimento do texto.

 

Parte 1. As origens no século XIX

O rio Itabapoana foi importante rota de escoamento da produção cafeeira das regiões norte e de Minas Gerais. Na rota fluvial, o mais importante porto de embarque na época foi Cachoeira da Limeira situada nos limites da região navegável. Vale dizer que a povoação tem a mais antiga agencia postal do norte de Campos, criada em 1864.

As rotas terrestres seguiam em território fluminense pela margem direita do rio Itabapoana. Um de seus afluentes é o Ribeirão de Santo Eduardo, local onde se desenvolveu, próximo à barra, a povoação de Santo Eduardo. Em 25 de março de 1861 foi aí implantado um registro de café que levou sua elevação a distrito de Campos em 21 de novembro de 1861 [1]

Na margem esquerda, em território capixaba, desenvolveu-se o povoado também chamado Santo Eduardo, aparentemente dependente de sua vizinha fluminense, tanto que os primeiros registros na imprensa aparecem em 1877 com comentários sobre os impactos da construção da Linha de Carangola que vinha de Campos.


Parte 2. As estradas de ferro: o trecho fluminense

As mudanças começaram com a construção da E.F. Macaé e Campos, que chegou a Campos em 1875. Já nessa época havia planos para extensão daquela ferrovia com a construção da E.F. do Carangola, com ramais que previam atingir Minas Gerais a leste e o Espirito Santo ao norte [2].

As obras começaram em 1877 e, chegando a Murundu (Campos), a ferrovia se bifurcou. A Linha do Carangola seguiu para oeste até o rio Muriaé onde foi inaugurada nesse mesmo ano a estação de “Cachoeiro” (futura sede de Cardoso Moreira). Já o Ramal do Itabapoana seguiu para o norte, onde a estação final da linha, próxima ao Itabapoana e à povoação de Santo Eduardo, foi inaugurada em 13 de junho de 1879 [3] com o nome de “Itabapoana” [4].

Mas, por que Itabapoana? Talvez porque a linha se chamava Itabapoana, por estar próxima ao rio ou, quem sabe, evitando usar o nome Santo Eduardo para evitar problemas políticos entre os estados. Vale ressaltar que a maioria das notas à época se referem à “estação de Santo Eduardo” – o que faz sentido, pois ela é mesmo A estação EM Santo Eduardo. Isso é usual em quase todas as estações com nome diferente da localidade. A confusão será resolvida mais tarde, conforme veremos na parte 4.

O mapa geográfico de 1892 é claro: apresenta em vermelho o traçado da ferrovia e a estação “Itabapoana” ao lado de S. Eduardo. A estação foi construída antes de atravessar o Ribeirão S. Eduardo e ficava distante da povoação de modo que havia um estafeta entre as duas [5].

 


Parte 3. A criação de agencias postais

Com o desenvolvimento econômico trazido pela ferrovia, a importância logística de Santo Eduardo (RJ) superou a de Limeira e motivou a criação de uma agencia postal na sua estação ferroviária “Itabapoana” em 27 de setembro de 1879 [4].

ERJ 233 – Itabapoana (1879-1893) imagens na página de Campos (RJ)

O mapa postal de 1888 abaixo apresenta a agencia de 3a. classe “Itabapoana” na estação e em rota de mala ferroviária. Limeira, a jusante, apesar de mais antiga é notada como 4ª. classe. As bandeirinhas representam agencias postais e sua classe pelas listas. As ligações em linhas cheias representam linhas postais por ferrovia.

Sinal da rivalidade existente, uma segunda agencia foi também criada quase no mesmo dia na homônima vizinha capixaba. O Relatório Postal de 1886 [6] apresenta a agencia “Santo Eduardo”, freguesia, criada em 27 de setembro de 1879 por portaria do DG dos Correios.

EES 826 – Santo Eduardo (1879-1893) imagens na página Mimoso do Sul (ES)

Resumindo, temos duas localidades homônimas e vizinhas que, a partir de 1879, possuem ambas agencias postais:

  • Santo Eduardo (RJ) com agencia “Itabapoana” na estação
  • Santo Eduardo (ES) com agencia “Santo Eduardo” na povoação.

Na nota [6] apresento uma sobrecarta de 1882 que circulou da Corte para S. Pedro do Itabapoana (ES), cujo roteiro pode ser acompanhado através dos carimbos das  agencias de Itabapoana e de Santo Eduardo.

 


Parte 4. As estradas de ferro: o trecho capixaba

O projeto da EF Carangola sempre previu o trecho capixaba até o rio Itapemirim [7].

A linha demoraria alguns anos para cruzar o rio Itabapoana. A Cia. EF Carangola foi vendida para a EF Barão de Araruama em 1890, que a repassou para a EF Leopoldina no mesmo ano. Esta deu início às obras, construindo as pontes sobre o ribeirão Santo Eduardo e sobre o rio Itabapoana e, em 1º de fevereiro de 1893, inaugurando a estação “Itabapoana” na povoação de Ponte, a 2 km de Santo Eduardo (RJ), em território capixaba. Essa data é objeto de controvérsias, mas acredito os documentos mostrados na nota [7] não deixam dúvidas.

A agencia postal local, Santo Eduardo, seria renomeada Estação de Itabapoana em 2 de março, conforme veremos na Parte 5.

 


Parte 5. A permuta de nomes das agencias

O Boletim Postal de abril de 1893 traz uma nota curiosa informando a permuta de nomes das agencias do correio das duas localidades em 2 de março de 1893 (creio que esse tipo de permuta é inédito entre estados).

Apesar da recomendação do Diretor Geral para que o assunto fosse comunicado aos jornais não encontrei nada na imprensa sobre o assunto. O que é uma pena, porque, se ficou clara a permuta de nome das agencias, faltam detalhes sobre os nomes das estações e das localidades. De qualquer modo fica subentendido que a permuta de agencias é resultado de decisões administrativas para evitar a duplicidade de nomes dos locais e estações. Os Correios foram os mais competentes em registrar as mudanças que lhe cabiam.

Do lado fluminense, fica implícito que a estação também mudou de nome. Para confirmar, quase todos os registros posteriores (até 1963) – inclusive os carimbos – indicam “estação”. Assim, a localidade, sua estação e sua agência postal são todas agora “Santo Eduardo”. Faz sentido.

ERJ 234 – Santo Eduardo (1893-1963) – imagens na página de Campos (RJ)

***

Do lado capixaba as informações são escassas. Santo Eduardo era o nome que aparecia, embora com o tempo aumentassem menções à Ponte. A chegada da ferrovia em 1893 motivou sua elevação a município em 1896, com nome de Ponte de Itabapoana, com sede na povoação de Ponte [8], nome a estação logo adotou.

Com relação à agencia, a primeira referência que encontrei a “Ponte do Itabapoana” está na relação de agencias capixabas em funcionamento publicada no Almanak do Espirito Santo de 1899.

EES 828 – Ponte do Itabapoana (1899-1999) imagens na página Mimoso do Sul (ES)

Resumindo, no início do século XX teríamos as localidades, estações e agencias postais com nomes alinhados sendo, respectivamente:

  • Santo Eduardo, no Rio de Janeiro
  • Ponte de Itabapoana, no Espirito Santo

 


Parte 6. Como estamos hoje?

Ambos são hoje distritos dos municípios de Campos dos Goytacazes e Mimoso do Sul. O mapa abaixo mostra a localização histórica das duas estações ferroviárias. Adicionei comentários sobre imagem e dados do Wikimapia de 2019.

A agência Estação de Santo Eduardo em Campos dos Goytacazes foi renomeada ERJ 235 – Santo Eduardo (1963-2018) (Guia Postal) [10] sendo desativada em 2018 (site Agencias Postais).

A agencia de Ponte de Itabapoana em Mimoso do Sul funcionou como AC até 1999 e hoje permanece ativa como EES 829 – AGC Ponte do Itabapoana.

A linha ferroviária está parcialmente desativada e funciona apenas para cargas. Mas os edifícios ainda existem em ambas as localidades.

(RJ)

(ES)

 


Notas e Bibliografia

As imagens de selos e carimbos são todas extraídas do site agenciaspostais.com.br

[1] IBGE:  https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/campos-dos-goytacazes/historico. A data de criação do registro está em nota do Diario do Rio de Janeiro da mesma data.

[2] Decreto nº 6.118 de 9 de fevereiro de 1876. “Concede a garantia de juros de 7 % ao anno ao capital addicional de mil contos de réis destinado á construcção da estrada de ferro do Carangola e seus ramaes”.

[3] Data citada na revista do IHGB de 1906 (imagem abaixo) e também no site “Estações Ferroviárias do Brasil” por Ralph Giesbrecht.

Artigo “Chorographia Fluminense em 1896” por Antonio José Caetano da Silva. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, tomo LXVII parte 2 (1906).

 

[4] A data que adotei é a oficial que consta do Relatorio dos Corrreios de 1888 (item 24)

Mas sobre o tema encontram-se outras notas:

Nota na Gazeta de Noticias de 20 de setembro de 1879 que afirma que “foi criada e acha-se funccionando uma agencia de correio na estação de Santo Eduardo (…)“.

A agencia postal “Itabapoana, estação” aparece também listada no estado do Rio de Janeiro na “Tabella das Agencias do Correio do Imperio” publicada em 1885 e confirmando 1879 como a data de sua criação.

A localização é confirmada na descrição de artigo publicado no J. do Commercio ed. de 20/09/1881: “a partir de Murundu bifurca-se a estrada com um ramal para o valle do Itabapoana; nesse local, à margem do valão de Santo Eduardo, está edificada a estação de Itabapoana, por onde se escoão os productos desse valle (…)” 

[5] Prova da agencia Santo Eduardo estar na estação é a menção de “estação” em praticamente todos os carimbos das agencias ERJ 253 e ERJ 254. A nota de O Tempo de 8 de agosto de 1892 sobre o estafeta entre “a estação de Itabapoana e Santo Eduardo” também confirma a agencia na estação.

Uma nota de 7/2/1890 da Gazeta de Noticias, quando da visita do governador do estado, informa a distância de 2,5 km do povoado à estação, “com os habitantes do povoado se deslocando para lá”.  Parece-me que a povoação, por ser um porto fluvial, era distante da estação – que foi construída antes de cruzar o ribeirão Santo Eduardo como mostra o mapa atual mostrado na parte 6. Com o tempo, e a construção da ponte, a estação passou a atrair o desenvolvimento e hoje a cidade a envolve. (fonte das duas notas: hemeroteca da B.N.).

[6] Relatório dos Correios de 1888 pag.166 – Relação das agencias do Espirito Santo.

Uma carta reveladora: notáveis fontes de pesquisa e informação são os objetos postais. Com relação ao nosso tema, apresento a imagem de um raro envelope gentilmente cedida pelo filatelista Fuad Ferreira Fº.

Obs.: o local de destino, São Pedro de Alcantara (do Itabapoana), foi distrito de Cachoeiro do Itapemirim desde 1863 e elevado a município em 1887. Este  daria origem ao atual município de Mimoso do Sul (ES), onde está situada a referida localidade de Santo Eduardo, hoje Ponte de Itabapoana.

Acompanhando o roteiro pelos carimbos, sabemos que foi postada na Corte em 20/11/1882 pela manhã, seguiu para Campos e de lá pela E.F. Carangola até seu ponto final na estação de Itabapoana (RJ) onde chegou cinco dias depois (carimbo E. de Itabapoana de 25/11/1882). Por estafeta, cruzou o rio até o povoado de Santo Eduardo no Espirito Santo onde chegou em 2 de dezembro (carimbo da agencia de Santo Eduardo, ES). Confirmando portanto as conclusões sobre as localidades – e estação – até esta data.

[7] Decreto nº 6.565 de 9 de maio de 1877 (contem 4 clausulas) assinado pela Princeza Imperial Regente e  já rezava: “Permitte á Companhia «Estrada de Ferro de Campos a Carangola» que prolongue o ramal de Itabapoana até o rio Itapemirim, na Provincia do Espirito Santo

Documentos da criação da estação Itabapoana (ES)

DOC 1: Imagem da edição de 2 de fevereiro de 1893 do jornal A Republica. A nota reproduz um telegrama do dia 1º de fevereiro e se inicia ao pé da pagina na coluna 1 continuando no alto da coluna 2, ambas reproduzidas abaixo.

Telegrama de 1º de fevereiro

DOC2: Descrição das estações na linha Santo Eduardo – Cachoeiro do Itapemirim conforme documento publicado em 1910 [11]:

[8] Ponte de Itabapoana foi elevado a município em 6 de agosto de 1896 pelo Decreto nº 64, desmembrando-se de São Pedro do Itabapoana. Referencia de data em https://geocostan.webnode.com.br/historia/historia/distritos/. O município foi extinto em 1930 voltando a se incorporar a São Pedro, hoje Mimoso do Sul (IBGE).

[10] É bastante comum que as agencias postais mudem de endereço ao longo do tempo e portanto não costumo registrar o fato e muito menos alterar o numero de referencia como fiz neste caso, de ERJ 254 para 255. Essa decisão foi baseada no fato de que houve mudança oficial na nome da agencia que valeu menção no GP de 1963. Minha hipótese é que a estação tinha movimento reduzido e a agencia mudou para o centro da cidade.

[11] Estatistica das Estradas de Ferro da União e das Fiscalizadas pela União relativa ao anno de 1910 . Ministerio da Industria Viação e Obras Publicas 1913.

(*) artigo por Paulo Novaes,  filatelista e editor deste site.


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