Linha 33 Teresopolis

LInha 33 – Estrada de Ferro Teresopolis

O primeiro governador do Estado do Rio no período republicano, o Sr. Francisco Portella, tinha como sonho a transferência da capital do Estado para essa região. Para tanto, ao assumir o governo em 1890 criou o município de Teresópolis em terras desmembradas de Magé e assinou um decreto que previa a mudança da capital.

Os planos para a ferrovia iniciaram-se nesse mesmo ano, mas uma série de dificuldades técnicas e econômicas atrasou o início da obra para 1895. Saindo do porto de Piedade, chegou a Guapimirim em 1901. Novos contratempos financeiros provocaram vários anos de atrasos, mas a linha chegou à Barreira do Soberbo em 1904 e ao Alto Teresópolis em 1908. Somente nos anos 20 ela chegaria à parte baixa da cidade. A estrada de ferro foi desativada em 1957 e a capital nunca se mudou para Teresópolis; curiosamente, foi Petrópolis a escolhida para sediar a capital de 1894 a 1902.

O mapa dos anos 1920 é da época de Guapy.

Correio ambulante

Vale comentar as orelhas do AMB 272. Não é nada comum a notação numerica “Nº 1” para o conductor ou o seu trem. O mais parecido que encontrei – igualmente curiosa- foi a notação “2º nocturno paulista” na EFCB também na década de 1940.

 

Agencias Ferroviarias

“Agencia ferroviária” é o termo usado pelos filatelistas para designar agencias postais instaladas em estações ou próximas a elas.  Oficialmente o nome não existe, já que são agencias regulares dos Correios administradas por um agente postal subordinado à mesma estrutura das demais agencias fixas. O fato de constar “Estação” ou “Est.” nos carimbos é simplesmente um indicador de sua localização. Listar essas agencias nesta página tem objetivo de apoio aos colecionadores (entre os quais me incluo). No entanto, a exemplo das agencias regulares, cada uma delas tem sua história e imagens dos carimbos nos seus respectivos municípios.

Como curiosidade, destaco o fato de a estação 33.14 e sua agencia terem cada uma trocado de nome quatro vezes sendo algumas com nomes diferentes entre si.


© 2014-2023 agenciasferroviarias.com.br (rev outubro de 2023)