Linha 28 EF Mauá

Linha 28 – Estrada de Ferro Mauá

Obra do empreendedor Visconde de Mauá [1], foi a primeira linha ferroviária do Brasil. Sua visão era a de uma ferrovia que ligasse a Corte a Minas Gerais. O Presidente da Provincia, através do Decreto N. 987 de 12/06/1852 concedeu-lhe o privilégio de explorar uma linha de navegação do Porto da Prainha até o Porto Mauá no então Município da Estrela e, a partir desse ponto, a construção de uma EF até a localidade de Fragoso, próximo a Raiz da Serra.

Porto Mauá foi inaugurada em 1854, prosseguindo até a Raiz da Serra (1856) passando pela então poderosa Freguesia de Inhomerim à margem do rio de mesmo nome (1854).

Em 31 de agosto de 1872 Mauá assinou contrato com a Presidência da Província para a construção do prolongamento da estrada até o alto da serra [2]. Estudos de viabilidade no entanto mostraram dificuldades que exigiam a necessidade de aumento da capital; este lhe foi negado e o contrato caducou.  Foi sucedida pela EF Grão-Pará, a Linha 29.


Não tenho registro de serviço ambulante.

Agencias Ferroviárias

 

 


Notas

[1] Irineu Evangelista de Sousa, Visconde de Mauá (Arroio Grande, 28 de dezembro de 1813 – Petrópolis, 21 de outubro de 1889), foi um político, comerciante, armador, industrial e banqueiro brasileiro . Ao longo de sua vida foi merecedor, por contribuição à industrialização do Brasil no período do Império, dos títulos nobiliárquicos de Barão (1854) e posteriormente de Visconde de Mauá (1874).

 

 

[2] baseado em texto do livro “Formação das Estradas de Ferro do Rio de Janeiro” de Helio Suevo.


© 2014-2023 agenciaspostais.com.br (atualizado outubro de 2023)