Praça da Bandeira

Um mapa de 1879 (Luiz Schreiner, com anotações do autor)

O chamado Saco de São Diogo é um braço de mar que deve seu nome ao morro de S. Diogo, ao pé do qual se vê a estação homônima da EFDP2º – linha que divide o bairro. No lado da baía, o morro termina na Praia Formosa que acabou por nomear o bairro.

O Matadouro municipal foi criado em 1774 pelo vice-rei Marquês de Lavradio no Praia de Santa Luzia.  Com o posterior aterro e urbanização daquela região, o Matadouro foi transferido em 1853 para o Aterrado de S. Cristóvão, local que acabou sendo conhecido por Praça do Matadouro (indicado por retângulo vermelho). Com o desenvolvimento da região, o Matadouro foi mais uma vez realocado, desta vez em 1881 no subúrbio de Santa Cruz. Com a Republica, a praça foi reurbanizada e no local em 19 de novembro de 1889 a bandeira nacional foi hasteada pela primeira vez. O bairro passou a adotar o nome da praça, onde a bandeira permanece sempre hasteada (baseado em textos da Wikipedia).

Um mapa de 1922 (Serviço Geografico Militar, com anotações do autor)

O bairro com o tempo tornou-se o maior conglomerado de ferrovias d a cidade. Primeiro, foi cruzado pela EFDP2º nos anos 1850, que aí construiu a estação Lauro Muller em 1896 (nª1 no mapa) e a estação São Cristóvão na entrada da Quinta do Boa Vista em 1859.

Em 1902 a Linha Auxiliar construiu estação a Alfredo Maia (nº 2 no mapa) para onde transferiu sua estação inicial anteriormente na Mangueira, mais adiante na linha. Logo em seguida, em 1909, foi a vez da Linha do Norte que inaugurou a estação Praia Formosa (nº3 no mapa), ao lado da Maia, que passou a ser sua inicial em vez da S. Francisco Xavier, bem mais distante na linha, que compartilhava com a Central. Em 1922 foi a vez da EF Rio d’Ouro vir a se juntar às demais como um movimento mais radical ao transferir sua inicial da Ponta do Caju para a Francisco Sá (nº4 no mapa), essa a única ainda de pé, embora abandonada (imagem a seguir). Com isso, as quatro ferrovias da cidade compartilhavam estações próximas.

Vale ainda registrar que a Leopoldina, que havia construído a “provisória” Praia Formosa em 1909, construiu finalmente sua portentosa estação central que denominou “Barão de Mauá” e a inaugurou em 1926. Hoje abandonada.

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As agencias postais

Sem contar a incerta “Boulevard do Imperador” de curta vida em 1881, a primeira agencia postal da região foi a “Rua Mariz e Barros”. Ela foi criada com a transferência da agencia “Praia de Botafogo” em 25 de maio de 1902 quando da instalação da “Sucursal nº1” naquele logradouro.

Não encontrei um registro formal dessa criação, mas os dados são fortemente baseados no Boletim Postal que informou que “a agencia Praia de Botafogo foi transferida em 25 de maio de 1902 para as proximidades da Praça do Matadouro”. Por sua vez, o Relatório dos Correios de 1903 já trazia menção à “agencia de 3a. classe Rua Mariz e Barros“. Juntando os pontos… Infelizmente não lhes possuo carimbos.

Em 5 de dezembro de 1912, ela seria renomeada “AC Praça da Bandeira” (MRJ493), que funcionou até recentemente e cujos carimbos abrem as imagens. Uma agencia com muito movimento, talvez trazido pela estação.

A agencia nunca se afastou muito do triângulo da Av. Lauro Muller (antigo Boulevard do Imperador), Mariz e Barros e Praça da Bandeira (antiga Praça do Matadouro), todos assinalados no mapa (Antonio Prado de 1928) em detalhe abaixo. Sempre à sombra da estação Lauro Muller.

ERJ 491 – Boulevard do Imperador (1881-1882)

ERJ 492 – Rua Mariz e Barros (1902-1912)

ERJ 493 – Praça da Bandeira (1912-2019)

 

Franquias mecanicas

Obliteradores mecânicos

Serviço

 

ERJ 494 – ACF Mariz e Barros (1995-2012)

ERJ 494A – AGF Mariz (2012 –   )

 


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