Ipanema e Irajá

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

 

IPANEMA

A região da atual Ipanema pertencia à Fazenda Copacabana que, em 1857, foi comprada pelo empresário Francisco José Fialho que a dividiu em dois grandes lotes, um deles adquirido pelo Comendador José Antonio Moreira Filho, Barão de Ipanema. Poucas décadas depois, em 1883, foi criada uma empresa de urbanização para erguer um novo bairro com o nome de Loteamento Villa Ipanema, empreendimento alavancado pelo prolongamento da linha de bondes de Copacabana até a região. Em 1894, foram abertas as Praças Floriano Peixoto (atual General Osório) e Coronel Valadares (atual  Nossa Senhora da Paz) e as ruas Prudente de Morais, 20 de Novembro (atual Visconde de Pirajá), e a Avenida Vieira Souto, entre outros logradouros (artigo reproduzido do portal Geo Rio)

Ipanema é mundialmente conhecida pelo movimento musical Bossa Nova, cujo marco inicial é o samba “Chega de Saudade” (de autoria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes), lançado originalmente por Elizeth Cardoso em 1958 e, pouco depois, por João Gilberto, que tocou violão em ambas as gravações. “Garota de Ipanema” (dos mesmos compositores) por sua vez é uma das musicas brasileiras mais conhecidas que conecta boa música com a beleza natural de suas garotas e suas praias.

A primeira agência postal do bairro, “Ipanema”, data de 1910.

Carimbos do bairro de Ipanema


IRAJÁ

O bairro nasceu no entorno da igreja Nossa Senhora da Apresentação, em torno da qual foi criada a Freguesia de mesmo nome em 1644. Os trilhos da E F Rio do Ouro chegaram em 1883, data da estação de Irajá.

A agência postal de mesmo nome foi criada três vezes. A do Império é de 1871, a da República de 1900 e uma terceira (AC) aparece por volta de 1980 e continua ativa. Praticamente não tenho carimbos das duas primeiras.

Carimbos do bairro de Irajá

© 2012-2021 www.agenciaspostais.com.br – atualizado em abril de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *