A região da atual Ipanema pertencia à Fazenda Copacabana que, em 1857, foi comprada pelo empresário Francisco José Fialho que a dividiu em dois grandes lotes, um deles adquirido pelo Comendador José Antonio Moreira Filho, Barão de Ipanema. Poucas décadas depois, em 1883, foi criada uma empresa de urbanização para erguer um novo bairro com o nome de Loteamento Villa Ipanema, empreendimento alavancado pelo prolongamento da linha de bondes de Copacabana até a região. Em 1894, foram abertas as Praças Floriano Peixoto (atual General Osório) e Coronel Valadares (atual Nossa Senhora da Paz) e as ruas Prudente de Morais, 20 de Novembro (atual Visconde de Pirajá), e a Avenida Vieira Souto, entre outros logradouros (artigo reproduzido do portal Geo Rio).
A imagem ao topo é a vista da ponta do Arpoador onde a turma se reúne nos finais de tarde para aplaudir os belos pores do sol.
Ipanema é mundialmente conhecida pelo movimento musical Bossa Nova, cujo marco inicial é o samba “Chega de Saudade”, de autoria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, lançado originalmente por Elizeth Cardoso em 1958 e, pouco depois, por João Gilberto, que tocou violão em ambas as gravações.
“Garota de Ipanema” (dos mesmos compositores) por sua vez é uma das musicas brasileiras mais conhecidas que conecta boa música com a beleza natural de suas garotas e suas praias. O LP Philips ao lado registra a trilha musical do filme homônimo de 1967, dirigido por Leon Hirschman.
***
A primeira agência postal do bairro, a APT Ipanema de 1910, esteve instalada na Visconde de Pirajá, principal artéria do bairro, até por volta de 1942, quando foi fechada. Ipanema só teria nova agencia em 1967. Durante esse período, só encontramos carimbos com esse nome nas agencias homônimas de MG e BA.
Diário de Noticias, edição de 11 de novembro de 1941
O que houve foi uma decisão dos Correios de criar em 10 de novembro de 1941 uma moderna agencia na rua Joaquim Nabuco esquina com a Raul Pompéia (novo nome desse trecho da Barata Ribeiro), a poucos quarteirões da praça General Osório, para atender aos dois bairros até 1967, quando uma nova agencia Ipanema seria criada na praça Nossa Senhora da Paz.
O envelope da coleção mostrado abaixo é um dos últimos objetos postados nessa agencia, com data de 27.10.1941.
MRJ 389 – APT Ipanema (1910-1941)
MRJ 390 – AC Ipanema (1967-2019)
MRJ 391 – AC Filatelica de Ipanema (1967-1993)
A agencia filatélica de Ipanema hospedou por muitos anos a RE.F.I, ou seja, a reunião filatélica de Ipanema, da qual selecionei essa peça como lembrança.
Uma segunda agencia seria aberta proximo à praça General Osório. Ela seria renomeada General Osorio em 1987. Continua ativa.
MRJ 392 – Visconde de Pirajá (1978-1987)
MRJ 393 – AC General Osorio (1987- )
Com a abertura do sistema de franquias, a agencia abriu em 1992 e funcionou até 2012, quando venceu a autorização de funcionamento das ACF.
MRJ 394 – ACF Nossa Senhora da Paz (1992-2012)
Curiosidades:
Em 1922 foi instalada na Pedra do Arpoador um sistema radiotelegráfico que permitia a comunicação com navios em alto mar, como se vê na nota ao lado publicada no JB de fevereiro de 1924. O sistema era operado pela Repartição dos Telégrafos, que na época era totalmente independente dos Correios. Isso seria mudado pelo governo provisório de Getúlio Vargas ao publicar em dezembro de 1931 um decreto fundindo os dois serviços e formando o DCT-Departamento de Correios e Telégrafos.
As instalações consistiam em uma estilosa casa junto à praia e uma grande antena montada no alto das pedras, como se vê nas imagens a seguir. O sistema foi desativado em 1967 e as instalações só foram demolidas nos anos 1990.
Para mais detalhes, veja o video em Rio Antigo – Estação Rádio-Telegrafica – Arpoador (Ipanema) – YouTube
© 2012-2023 www.agenciaspostais.com.br – atualizado em setembro de 2023
MARLINO SANTOS em 13 de agosto de 2013 às 12:15 disse:Editar
Gostaria de saber qual o endereço da primitiva agência de correios em Ipanema, pois – sinceramente – eu não me recordo, apesar de haver morado nesse bairro de 1953 a 1961 e, novamente, a partir de 1992 até os dias atuais. E olhe que eu morei no Leblon entre 1945 e 1953, bem pertinho de Ipanema…
Minha esposa e minha cunhada, que nasceram nesse bairro, também não se lembram onde ficava a antiga agência.
As agências atuais (uma na Rua Prudente de Morais, defronte à Praça General Osório e outra na Rua Visconde de Pirajá) estão instaladas em prédios modernos e jamais poderiam existir em 1910.
Nos anos 70 surgiu a RE.FI. (Reunião Filatélica de Ipanema), que funcionava no interior da agência da Rua Visconde de Pirajá; fiz parte desse clube durante anos, até que acabou por ordem da direção da E.C.T.
Anos depois foi criado o Setor de Filatelia, na outra agência, da Rua Prudente de Morais, num espaço nos fundos da agência; mais adiante o setor foi transferido para uma outra área bem na frente da loja. Mas também acabou, por ordem da E.C.T.
Me parece que os correios não gostam muito de Filatelia…
Seria interessante falar também sobre a estação costeira de rádio-telégrafo do Arpoador, subordinada aos Correios. Segundo informações da internet, foi inaugurada em 1922, desativada em 1967 e demolida nos anos 90. Lembro-me dela já abandonada; ficava na beira da Praia do Diabo. Havia também uma casa de planta octogonal em cima da pedra, mas não sei o que era.
Prezado Laercio, meu site tem como escopo a história postal do rio de janeiro através de suas agencias postais. Nos primeiros 130 anos dessa história, as repartições dos Correios e dos Telégrafos eram totalmente independentes até que Getulio as fundiu no fim de 1931 ao criar o DCT – Departamento de Correios e Telégrafos. Mas essa história é boa – eu vou incluir a estação de ipanema. Valeu.
Laercio, atendendo ao seu pedido, já publiquei referencia à estação costeira. Veja na página de Ipanema.