Realengo e Recreio

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

 

REALENGO

Há duas versões para o nome: a primeira, que a região seria “de campos realengos”, assim referida em documentos oficiais (abandonada, de uso público – segundo o dicionário). A segunda, que acho mais divertida, diz que o bonde para a região tinha placa “REAL ENGº.” abreviatura de engenho. Daí, o povo… Do final do século XIX até os anos 70 Realengo sediou várias instituições militares, entre fábricas de armamento e escolas militares. Vale lembrar também a letra de Gilberto Gil em “Aquele Abraço”: alô, alô, Realengo, aquele abraço…

Carimbos do bairro de Realengo

Carimbologia: as duas imagens de envelopes seguintes trazem dois tipos diferentes de carimbos que nos permite abordar um pouco a questão dos  “carimbos administrativos”.

    • T4f (*) – os tipos 4 são os duplo-circulares com datador em 3 linhas, provavelmente o mais clássico dos tipos pelo tempo que circulou e, portanto, um carimbo “postal” por excelência. Ou seja, é utilizado para obliterar o selo (no caso, um inteiro) e gravar a data e o local de postagem.
    • T59 – os carimbos “administrativos” são os utilizados pelas seções não ligadas diretamente ao tráfego postal. Por exemplo, a Tesouraria, Contabilidade, Expediente, Diretoria, etc. São normalmente de formato retangular ou oval, talvez para se diferenciar dos postais da mesma agência. Quando encontro um, normalmente classifico os ovais como T58 e os retangulares T59.

Mas nesse caso, reparem: o remetente é o mesmo, do mesmo lugar e o destinatário idem; as datas são muito próximas e a agencia a mesma. O de maio é, no entanto, retangular. Por que seria ele um administrativo? Tem todas as informações de um postal. Dúvida estabelecida, eu simplesmente decidi sempre colocar ambos na coleção. No mínimo, eles documentam a existência e operação daquela agencia naquela data. O que é importante para um site que se denomina “agencias postais”.

(*) os números dos tipos utilizados no site são em grande parte baseados nos tipos usados por colegas ‘carimbologistas’ como Victor Petrucci.

 


RECREIO DOS BANDEIRANTES

A formação do bairro se deu a 11 de fevereiro de 1953 com o lançamento do Projeto de Urbanização do Recreio dos Bandeirantes. O bairro fica entre a Barra da Tijuca e Guaratiba e está entre os que mais se expandem na região. Entre suas praias, as mais limpas da cidade, estão a do Recreio, a Prainha (paraíso dos surfistas e área de preservação) e a do Abricó (refúgio dos naturistas). Na imagem, o pontal do Recreio.

 

Carimbos do bairro Recreio dos Bandeirantes

 


© 2012-2021 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em abril 2021)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *