1ª Secção

Um pouco de história

O Decreto Imperial de 1865 pela primeira vez apresenta uma estrutura organizacional em quatro seções. À 1ª Secção são atribuídas  responsabilidades administrativas como a contabilidade. Somente no texto do último Decreto do Império, 9912-A em 26 de março de 1888, são a ela atribuídas atividades operacionais, entre as quais a recepção de malas. Já na Republica, o Decreto 368A de 1º de maio de 1890 amplia suas funções operacionais com a “collecta e recepção da correspondência urbana“.

No entanto, a edição do Decreto 1692-A de 10 de abril de 1894 trará importantes alterações na estrutura e nas responsabilidades das seções como resultado da ampliação do numero de seções de quatro para oito. No que se refere à 1ª Secção,  são atribuídas unicamente funções administrativas.

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Tipo “Urbano”

Um pouco de carimbologia: o tipo urbano circulou em três “Séries” ao longo do tempo, identificadas pelo quadrante interno superior. A primeira com um florão, a segunda com C.U. (Correio Urbano) e a terceira com P.U. (Posta Urbana) respectivamente.

No entanto, somente a 1a. Secção utilizou as segunda e terceira séries, as demais só a primeira, também conhecida  por “imperial” por ter circulado só no Império. Notar que a segunda seção não utilizou nenhum deles [1]

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Tipo CRJ 41, urbano imperial da 1ª Série (1888-1889)

Esses carimbos usam o “layout urbano” com o centro em três quadrantes e um florão no quadrante superior (em vermelho na arte acima) apelidado “imperial” por ter circulado ainda no Império nas 1a, 3a e 4a.Secções. No quadrante inferior, os turnos Manhã, Tarde e Noite. Como se vê nas imagens a seguir, ele será usado na recepção de malas, conforme reza o decreto de 1888.

O quadrante inferior mostra os três turnos em que se divide o expediente: manhã,  tarde e noite (carimbos 41.1, 41.2 e 41.3)

Tipo CRJ 41 urbano da 1ª Série (1888-89)

 

Tipo CRJ 42, urbano da 2ª Série (1890)

A segunda série (tipo 42) traz no quadrante superior as letras C.U. que indicam a responsabilidade sobre o Correio Urbano, conforme o decreto de 1890. As indicações dos turnos agora são grafadas em algarismos, em 3 turmas (1a., 2a. e 3a.).

 

Tipos CRJ 43, 44 e 45, urbanos da 3ª Série (1890-1894)

A terceira série traz no quadrante superior as iniciais P.U. de Posta Urbana e circulará por cinco anos. Talvez pelo tempo de uso veio a ser gravado várias vezes, com visíveis variações do corpo das legendas e da abreviação do ordinal de turma (v. quadro).

Com isso, listei os tipos CRJ 43, 44 e 45 como indicadores de turma, cada uma por sua vez em quatro subtipos. O que resultou (me desculpem o preciosismo) em 12 tipos diferentes.

Tipo CRJ 43 – 1a. turma (1890-94)

Não tenho exemplares do Tipo 3 (que deixei sem imagem)

Carimbo CRJ 44 – 2a. turma (1890-94)

 

Carimbo CRJ 45 – 3a. turma (1890-1894)

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Tipos CRJ 46 e 47 regulares “do império” (1889-1891)

Esses tipos têm layouts criados no império embora tenham circulado também na república. São raros os datados no império.

Seriam substituídos no final de 1891 quando saíram os primeiros layouts da republica.

O tipo 46 é da 1. turma e o 47 da 2a. Cada um deles apresenta 5 subtipos (v.quandro). É curioso que um carimbo que circulou por tão pouco tempo possua tantas variações. O tipo 1 começou a circular ainda no Império e manteve o layout inalterado até 1891 (por isso a alcunha “imperiais”). Tem o desenho clássico, duplo círculo e datador em 3 linhas, como se vê nas etiquetas.

Carimbo CRJ 46 – 1a. turma (1889-1891)

Não possuo o tipo 2 (deixei espaço em branco).

Carimbo CRJ 47 – 2a. turma (1889-1891)

Curiosamente, da 2a. turma aparecem mais exemplares, dos cinco tipos.

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Tipo CRJ 48 “Republicano” (1891-1894)

O primeiro tipo original republicano só foi posto em circulação ao final de 1891.  Possuem duas versões com diferentes legendas inferiores. Sua característica mais marcante é o datador em uma só linha (T 4e) que só existe aqui e na 5a.Secção [2]. Eles só circularão até 1894, quando um novo regulamento atribuirá novamente à 1ª Seção somente atividades administrativas, encerrando seus carimbos.  A própria seção será extinta na reforma de 1931.

Carimbo CRJ 48 – legenda inferior ( 1A. ) 

Circulou em duas turmas, numeradas 48.1 e 48.2

 

Carimbo CRJ 49 – legenda inferior ( 1A. S.) 

Circulou em duas turmas, numeradas 49.1 e 49.2

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Carimbo de Refugo

Dentre as atribuições da 1a. seção no século XX, consta no Regulamento de 1909 entre suas atribuições o parágrafo 7º “Processos das correspondências em refugo definitivo“. Não conheço carimbos, imagino que pela simples razão das cartas serem destruídas. Mas o carimbo existia e aprece no livro “Um estudo da coleção de matrizes do MPT” (Museu Postal e Telegráfico) de autoria de Cícero A.F. Almeida publicado pela EBCT em 1989. Ele apresenta a peça nº 210 que reproduzo abaixo. Em tempo, o Regulamento de 1911 já não traz essa atribuição.

Carimbo CRJ 49A (circa 1909)

 


Notas

[1] a única outra agência a utilizar carimbo similar foi a de Niterói, onde são conhecidos raros carimbos da 1ª e da 2ª turmas (ver ERJ 723 T3d).

[2] Uma curiosidade: com o decreto de 1894 os carimbos CRJ 48 e 49 da já desativada 1ª Secção foram copiados pela então criada 5ª Secção. Os layouts e dimensões são bem semelhantes. Confiram as imagens.

 


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2 pensou em “1ª Secção

  1. Obrigado por publicar seus trabalhos neste site. Descobri que a carimbologia é um campo muito mais vasto e complexo que imerso em minha ignorancia sobre o assunto podia imaginar

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