Um pouco de história
O Decreto Imperial de 1865 pela primeira vez apresenta uma estrutura organizacional em quatro seções. À 1ª Secção são atribuídas responsabilidades administrativas como a contabilidade. Somente no texto do último Decreto do Império, 9912-A em 26 de março de 1888, são a ela atribuídas atividades operacionais, entre as quais a recepção de malas. Já na Republica, o Decreto 368A de 1º de maio de 1890 amplia suas funções operacionais com a “collecta e recepção da correspondência urbana“.
No entanto, a edição do Decreto 1692-A de 10 de abril de 1894 trará importantes alterações na estrutura e nas responsabilidades das seções como resultado da ampliação do numero de seções de quatro para oito. No que se refere à 1ª Secção, são atribuídas unicamente funções administrativas.
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Tipo “Urbano”
Um pouco de carimbologia. O tipo urbano circulou em três “Séries” ao longo do tempo, identificadas pelo quadrante interno superior. A primeira com um florão, a segunda com C.U. (Correio Urbano) e a terceira com P.U. (Posta Urbana) respectivamente.
No entanto, somente a 1a. Secção utilizou as segunda e terceira séries, as demais só a primeira, também conhecida por “imperial” por ter circulado só no Império [1]. Notar que a segunda seção não utilizou nenhum deles.
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Tipo CRJ 41, urbano imperial da 1ª Série (1888-1889)
Esses carimbos usam o “layout urbano” com o centro em três quadrantes e um florão no quadrante superior (em vermelho na arte acima) apelidado “imperial” por ter circulado ainda no Império nas 1a, 3a e 4a.Secções.. No quadrante inferior, os turnos Manhã, Tarde e Noite. Como se vê nas imagens a seguir, ele será usado na recepção de malas, conforme reza o decreto de 1888.
O quadrante inferior mostra os três turnos em que se divide o expediente: manhã, tarde e noite (carimbos 41.1, 41.2 e 41.3)
Tipo CRJ 42, urbano da 2ª Série (1890)
A segunda série (tipo 42) traz no quadrante superior as letras C.U. que indicam a responsabilidade sobre o Correio Urbano, conforme o decreto de 1890. As indicações dos turnos agora são grafadas em algarismos, em 3 turmas. Esse tipo teria vida curta.
Tipos CRJ 43, 44 e 45, urbanos da 3ª Série (1890-1894)
A terceira série traz no quadrante superior as iniciais P.U. de Posta Urbana e circulará por cinco anos. Talvez pelo tempo de uso veio a ser gravado várias vezes, com visíveis variações do corpo das legendas e da abreviação do ordinal de turma.
Com isso, listei os tipos CRJ 43, 44 e 45 como indicadores de turma, cada uma por sua vez em quatro subtipos. O que resultou (me desculpem o preciosismo) em 12 tipos diferentes.
Tipo CRJ 43 – 1a. turma (1890-94)
Não tenho exemplares do Tipo3, que no entanto aparecerão no CRJ 44 e 45.
Carimbo CRJ 44 – 2a. turma (1890-94)
Carimbo CRJ 45 – 3a. turma (1890-1894)
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Tipos CRJ 46 e 47 regulares do império (1889-1891)
Esses tipos foram criados no império, mas são raros os datados antes da república. Seriam substituídos no final de 1891 pelos tipos da republica.
Os tipos 46 e 47 foram atribuídos às duas turmas respectivamente. Cada um deles apresenta 5 subtipos, iguais para as duas. É curioso que um carimbo que circulou por tão pouco tempo possua tantas variações. O tipo 1 circulou em 1889 ainda no Império, e manteve o layout inalterado até 1891 (por isso a alcunha “imperiais”). Tem o desenho clássico, duplo círculo e datador em 3 linhas, como se vê nas etiquetas.
Carimbo CRJ 46 – 1a. turma (1889-1891)
Não possuo o tipo 2, que no entanto é abundante na 2a. turma.
Carimbo CRJ 47 – 2a. turma (1889-1891)
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Tipo CRJ 48 “Republicano” (1891-1894)
O primeiro tipo original republicano só foi posto em circulação ao final de 1891. Possuem duas versões com diferentes legendas inferiores. Sua característica mais marcante é o datador em uma só linha (T 4e) que só existe aqui e na 5a.Secção [2]. Eles só circularão até 1894, quando um novo regulamento atribuirá novamente à 1ª Seção atividades administrativas, encerrando seus carimbos. A própria seção será extinta na reforma de 1931.
Carimbo CRJ 48 – legenda inferior ( 1A. )
Circulou em duas turmas, numeradas 48.1 e 48.2
Carimbo CRJ 49 – legenda inferior ( 1A. S.)
Circulou em duas turmas, numeradas 49.1 e 49.2
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Dentre as atribuições da 1a. seção no século XX, consta no Regulamento de 1909 entre suas atribuições o parágrafo 7º “Processos das correspondências em refugo definitivo“. Apesar de subordinada à Subdiretoria do Tráfego, acredito que essa atribuição não necessitasse carimbos; no entanto o livro “Um estudo da coleção de matrizes do MST” (Museu Postal e Telegráfico) de autoria de Cícero A.F. Almeida publicado pela EBCT em 1989 apresenta a peça nº 210 que reproduzo abaixo. Em tempo, o Regulamento de 1911 já não confirma essa atribuição.
Carimbo CRJ 50 (circa 1909)
Notas
[1] a única outra agência a utilizar esse carimbo foi a de Niterói, onde são conhecidos raros carimbos da 1ª e da 2ª Séries, em tudo semelhantes.
[2] Uma curiosidade: com o decreto de 1894 os carimbos CRJ 48 e 49 da já desativada 1ª Secção foram copiados pela então criada 5ª Secção. Os layouts são e dimensões são bem semelhantes. Confiram as imagens.
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Parabéns pelo belíssimo trabalho de carimbologia. Feito com denodo e conhecimento – altamente elogiável.
Abraços
Esposito/Ubá(MG)
Obrigado por publicar seus trabalhos neste site. Descobri que a carimbologia é um campo muito mais vasto e complexo que imerso em minha ignorancia sobre o assunto podia imaginar