Humaitá

 

Humaitá é uma extensão natural do bairro de Botafogo em direção à Lagoa. Seu nome é uma homenagem à batalha de Humaitá na guerra do Paraguai. A localização da agência postal “Rua Humaitá”, na rua de mesmo nome, está mostrada no mapa de 1910 acima. 

O centro do bairro é considerado o Largo dos Leões (onde morava a família Leão), na esquina da rua Humaitá com a rua Conde de Irajá, que é a divisa com Botafogo. Comparando-se os dois mapas, com um século de distância, nota-se o brutal crescimento, principalmente pela encosta do Corcovado.

 

MRJ 379 – Rua Humaitá (1897-1931)

Carimbos de serviço

***

Com o fechamento da agencia, o bairro ficaria por 60 anos sem agencia própria, até o advento do processo de franqueamento, com agencias de 1992 a 2012, data em que caducou a licença de operação das ACF. Os irmãos Reis tiveram tradição como distribuidores de publicações.

MRJ 379A – ACF Irmãos Reis (1992-1996)

MRJ 380 – ACF Humaita (1996-2012)

***

Normalmente não aloco os centros de distribuição nos bairros em que estão instalados, mas abri exceção neste caso pelo tamanho da instalação, na avenida principal,  em comparação com a extensão do bairro. Na fachada lê-se: Correios Unidade Operacional.

MRJ 1036 – CDD Humaita (1995 –  )

Imagens no menu Unidades Operacionais


© 2012-2023 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em outubro de 2023)

2 pensou em “Humaitá

  1. Gostaria de saber qual o endereço da primitiva agência de correios em Ipanema, pois – sinceramente – eu não me recordo, apesar de haver morado nesse bairro de 1953 a 1961 e, novamente, a partir de 1992 até os dias atuais. E olhe que eu morei no Leblon entre 1945 e 1953, bem pertinho de Ipanema…
    Minha esposa e minha cunhada, que nasceram nesse bairro, também não se lembram onde ficava a antiga agência.
    As agências atuais (uma na Rua Prudente de Morais, defronte à Praça General Osório e outra na Rua Visconde de Pirajá) estão instaladas em prédios modernos e jamais poderiam existir em 1910.
    Nos anos 70 surgiu a RE.FI. (Reunião Filatélica de Ipanema), que funcionava no interior da agência da Rua Visconde de Pirajá; fiz parte desse clube durante anos, até que acabou por ordem da direção da E.C.T.
    Anos depois foi criado o Setor de Filatelia, na outra agência, da Rua Prudente de Morais, num espaço nos fundos da agência; mais adiante o setor foi transferido para uma outra área bem na frente da loja. Mas também acabou, por ordem da E.C.T.
    Me parece que os correios não gostam muito de Filatelia…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *