T22 – Caixa de coleta

O serviço de “Caixa de Coleta” foi inaugurado experimentalmente em alguns bairros da zona sul do Rio como o Flamengo, Botafogo, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon e Gávea. O fato foi objeto de uma campanha de publicidade dos correios, da qual pode-se ver o anúncio no “Jornal do Brasil” edição de 20 de junho de 1973 que explica como se deve utilizá-lo. Nesse mesmo dia foram instaladas caixas em Ipanema. Infelizmente não consegui carimbos dessa época, sendo o primeiro que disponho de 1977.

Há que salientar que as cartas aí depositadas recebiam um carimbo específico, que registravam a correspondência como postada em caixa. Ainda em 2023 caixas amarelas do tipo piramidal podem ser vistas pelas ruas, embora não me parece estarem em uso (pelo menos, da última vez que tentei, a carta sumiu).

Os exemplares de carimbos da coleção mostram que o serviço foi posteriormente expandido para agências do centro, subúrbio e interior do estado. Diz nota dos Correios em 1975 que “em cada agencia deverá ser colocada uma caixa de coleta para permitir o recebimento de correspondência a qualquer hora”.

***

Carimbologia T22

Nem sempre há menção a “caixa de coleta” nos carimbos, como em “Tijuca”.

O Tipo [22] apesar de manter o circulo externo de 31 mm, apresenta um segundo círculo interno de 20 mm e a data dentro de uma “placa” encaixada ao centro. Os espaços vazios são ainda preenchidos por meias-luas que formam um layout pesado. Mantém o datador em alfabético e a legenda inferior DR/RIO dos tipos que os precederam.

O Subtipo [22a] tem tipologia em negrito, o que torna o desenho ainda mais pesado. Só possuo os dois exemplares da imagem.

 


Um dos carimbos da Agencia Central do RJ do tipo [24] também possui “Caixa de Coleta” na legenda inferior. Eu os tenho nos anos 1979 e 1984, datas que estendem um pouco mais as menções a esse serviço.

© 2013-2023 www.agenciaspostais.com.br – dezembro de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *